O que é Tripwire e para que serve?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar em Tripwire? Sabe do que se trata e para que serve? Ou mesmo você que já ouviu, mas gostaria de se aprofundar a respeito, seria interessante uma leitura deste texto.

Hoje, eu falarei sobre o que se trata esse mecanismo e de que forma pode ser utilizado para impulsionar suas vendas na internet e tornar seu negócio mais rentável.

Conheça o Tripwire
O Tripwire é uma porta de entrada

Mas primeiro é interessante começarmos com uma definição bem simplista do recurso para quem nunca ouviu falar comece a se familiarizar.

Trata-se de uma técnica de vendas que é muito explorada pelos norte-americanos para expandir de maneira bem ágil e eficaz as vendas pela internet. No Brasil, ainda é vista como novidade, muito embora já haja alguns empreendedores que fazem uso dela em seu negócio.

Basicamente, procura “empurrar”, meio que por impulso, o consumidor a fazer determinada compra. Mas como assim empurrar? Calma, sem pânico. Ninguém será obrigado a comprar uma mercadoria ao se ver diante de uma técnica de Tripwire. O ‘empurrar’ é simbólico e não visa obrigar ninguém a comprar algo que não seja de seu interesse, mas apenas dar uma mãozinha e saber utilizar em seu favor técnicas de venda otimizadas e eficazes.

Entenda o Tripwire
O Tripwire é uma forma de empurrar produtos para os consumidores?

Acompanhe alguns dos principais pontos do Tripwire a seguir.

O que é Tripwire?

1# – Oferecendo o produto por um valor irresistível

O começo de tudo, ao utilizar o Tripwire, consiste em oferecer o produto por um valor abaixo do que está no mercado, de maneira irresistível.

Por exemplo: Vamos supor que você tenha um infoproduto. Você deverá oferecer a melhor parte dele por uma quantia simbólica, vamos dizer que algo em torno de cinco reais. A ideia principal não é a de lucrar neste estágio, mas de atrair interesse inicial.

Oferta de Tripwire
Ofereça os produtos por um valor irresistível

De início, pode até ser que você tenha prejuízo nessa venda. No entanto, o objetivo é criar um Buyer, ou seja, um comprador. Vamos supor que o valor desse produto é 100 vezes maior que os 5 reais.

Aí você, como leitor, pensa: Mas isso é loucura. Terei um prejuízo tremendo vendendo algo por um valor muito abaixo do que está saindo no mercado. Para os leigos, que ainda não conhecem tal estratégia, pode até parecer loucura mesmo. Mas a verdade é que Tripwire funciona.

Com o preço bem abaixo do próprio custo, você sempre terá clientes para comprar de você, pois, além de adquirir esse produto pelo valor simbólico, também vão se tornar clientes fidelizados e virão a comprar posteriormente devido à boa experiência que tiveram na compra anterior.

2# – Transformar potenciais clientes em clientes fidelizados

A principal finalidade da técnica é justamente essa. Fazer com que aquele cliente que era visto como apenas uma possibilidade passasse a ser um cliente para transações futuras. Você abre mão de lucrar de imediato, pensando no lucro em longo prazo.

Ele parte da seguinte premissa: Se você consegue vender para uma pessoa pela primeira vez – algo visto como mais difícil, já que até então ela não o conhece e nem sabe o que você oferece – nas posteriores será mais fácil, já que você já vai ter um cliente satisfeito com o que você ofereceu anteriormente.

É uma importante dica de captação de clientes e que pode ser de extrema utilidade se for bem aceita pelo consumidor.

Conquiste potenciais cliente com Tripwire
Transforme potenciais clientes em clientes fidelizados

3# – A necessidade de agradar o cliente

Ora, pense bem. Não basta que você consiga fazer com que o consumidor adquira seu produto na primeira compra. Também será necessário que se satisfaça com esse produto, para que haja a fidelização e a possibilidade de comprar de novo em próximas oportunidades. Caso contrário, se vier a ficar insatisfeito com o produto, é quase certo que não haverá próximas vezes. Isso é elementar, meu caro Watson.

Por isso, além de investir na técnica de Tripwire, será necessário que o administrador do negócio seja capaz de promover, nesse produto, tudo o que o consumidor espera.

Comece uma relação através do tripwire
Crie uma relação de autoridade com o cliente

4# – Criar a relação de autoridade com o cliente

Bom, uma vez que você já conseguiu fazer com que o cliente viesse a comprar de você e conseguiu agradá-lo, você passará a ser uma espécie de autoridade no assunto para ele.

Sempre que precisar comprar algo relacionado ao que adquiriu de você, fatalmente lembrará do seu negócio. Você já conseguiu conquistar a confiança, o que é visto como uma das peças-chave na relação entre vendedor e consumidor.

5# – Explicação sobre a eficácia de Tripwire

Existe uma explicação técnica para a maneira como essa ferramenta atua no sistema nervoso.

Ela é bem simples e fará com que você entenda melhor o que eu quero dizer com “empurrar o consumidor”, logo na introdução do texto.

De acordo com especialistas, a dopamina – estimulante presente no sistema nervoso, ligado ao prazer – é liberada na primeira compra, aquela de baixo valor, mas com a evolução do processo de Tripwire, também será liberada facilmente na segunda compra e assim por diante.

Tripwire e marketing digital
Tripwire e marketing digital

6# – Tripwire e marketing digital

Apenas para que você entenda a diferença, oferecer o produto fazendo uso do marketing digital é sempre uma boa pedida, mas pode não ser o suficiente.

Quando o cliente vê sua oferta principal, pelo preço de mercado, e decide comprar, ele pode vir a adquiri-la, mas isso apenas valerá para essa venda pontual.

Sem o uso das estratégias de Tripwire, todo esse processo de fidelização e comprometimento com o cliente não vai acontecer da mesma maneira.

Afinal, se ele comprou pelo preço convencional, qual vantagem obteve nessa compra para que guarde o nome da empresa vendedora? O produto é o mesmo, o preço é o mesmo, com isso o comprador apenas sanou um interesse pontual e não tem grandes motivos para lembrar com carinho desse empreendimento em compras futuras.

Percebe como pode ser diferente uma boa venda quando você utiliza as técnicas de Tripwire? Então não perca tempo e comece a implantá-las agora em seu negócio.

7# Próximas etapas de Tripwire

Nas próximas etapas você poderá oferecer produtos por valores ligeiramente mais elevados, pois você conquistou aquele consumidor e despertará nele o pensamento “nossa, se um produto tão bom foi barato assim, imagine o que acontecerá quando comprar algo mais caro?” e esse é o impulso, até que você possa oferecer seu produto central – o mais completo  aprofundado – por um valor bem lucrativo, e seus clientes fidelizados estarão muito mais propensos a investir.

E aí, entendeu como funciona Tripwire?

Espero que este artigo tenha te ajudado a aprender um pouco mais sobre as técnicas que envolvem o Tripwire. Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo, vou adorar saber o que você está achando.

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  • Angel Jesus

    Isso é utopia, além de atrair clientes oportunistas e caçadores de pechincha, não gera fidelização, e o cliente esquece rápido de onde comprou o anterior. Fora o fato de deixar o cliente mau acostumado, quem pagou 5 irá se assustar com outro produto por 50