O que é Marketing de Conteúdo e como adotá-lo?

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Estamos cansados de saber que o marketing é uma das ferramentas mais importantes para o crescimento de qualquer empresa, não é? Mas a forma de se fazer marketing está passando por uma grande transformação, principalmente devido ao crescente aumento dos investimentos em marketing digital e em marketing de conteúdo. Mas afinal, o que é marketing de conteúdo? E qual é a melhor maneira de se adotar esse tipo de prática? Para descobrir, confira nosso post de hoje.

O que é marketing de conteúdo?

Aplicque o marketing de conteúdo
O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é nada mais do que uma forma de publicidade e comercialização de serviços ou produtos, direcionados a determinado público-alvo, pelo meio da criação de qualquer tipo de conteúdo relevante para esse público — visando a atração de clientes de forma indireta e com grande potencial fidelizador, o que irá gerar uma maior capacidade de receita para a empresa.

Ou seja, no marketing de conteúdo, a empresa não irá simplesmente bombardear o consumidor com propagandas, mas sim criar conteúdo relevante para esse público, através de e-books, matérias, newsletter, blogs, vídeos, ou qualquer outro tipo de mídia capaz de entregar a mensagem.

O marketing de conteúdo, portanto, representa o presente e o futuro da publicidade. A cada dia, a aceitação do consumidor com os métodos tradicionais de se fazer propaganda diminui. O consumidor está ficando cada vez mais inteligente e, por essa razão, a publicidade deve ser ainda mais inteligente — e o marketing de conteúdo é o melhor e mais lucrativo canal para isso.

Por que utilizar o marketing de conteúdo?

Uma das primeiras grandes vantagens do marketing de conteúdo é a crescente construção de uma relação de confiança entre marca e consumidor, que vai além da venda. Através do marketing de conteúdo, a empresa começa a participar efetivamente de diversos momentos da vida do consumidor, geralmente ajudando-o a solucionar problemas.

Razões para usar o marketing de conteúdo
Por que utilizar o marketing de conteúdo?

Mas como isso se transforma em números? A resposta é simples — através de conteúdo relevante e desse tipo de relação mais pessoal com o cliente, inclusive no pós-venda, sua marca cria um vínculo de fidelidade para com os consumidores, que, por sua vez, se tornam grandes “porta-vozes” da marca, passando a fazer uma propaganda positiva e espontânea para seus conhecidos e, assim, aumentando as vendas de forma quase automática.

Através desse conteúdo de qualidade, sua marca passa a ter autoridade no nicho, e essa autoridade cria um ciclo de obtenção de audiência e clientes. E pense só — se sua empresa não estiver fazendo esse tipo de marketing estreito com o cliente, seu concorrente certamente estará, ocupando assim as posições de busca relevantes no Google e, com isso, criando uma reputação de autoridade e gerando maiores lucros. Não investir em marketing de conteúdo é, nos dias de hoje, sinônimo de ser invisível.

Como utilizar o marketing de conteúdo?

As mais importantes mídias usadas nesse tipo de marketing são os blogs, e-mail marketing, vídeo marketing, e-books, infográficos e mídias sociais. Em cada um desses nichos, alguns padrões individuais devem ser seguidos, mas o mais importante é sempre a qualidade.

Utilize o marketing de conteúdo
Como aplicar o marketing de conteúdo?

Lembre-se sempre da regra fundamental — nunca publique um e-book incompleto, um post sem nexo ou um vídeo com má qualidade técnica! Publique conteúdo relevante, ou seja, pesquise e saiba o que o seu público quer e quais assuntos são relevantes para ele. A partir dessas informações, crie conteúdo útil, sejam os materiais educacionais, interessantes ou, simplesmente, divertidos.

E-books são uma ótima forma de se gerar leads, apenas pedindo o e-mail em troca do download. O e-mail marketing deve ser feito de forma cautelosa — é importante gerar bons títulos e tratar cada cliente pelo nome, deixando sempre um link para o descadastramento. Caso contrário, os e-mails podem se tornar um inconveniente para o consumidor, e isso é o oposto do que prega o marketing de conteúdo.

Agora, você sabe tudo o que precisa para começar a trabalhar o marketing de conteúdo na sua empresa. Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Quer compartilhar suas experiências com o marketing de conteúdo? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

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