Modelo de negócios para e-commerce: entenda como você deve escolher um!

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As empresas de todos os portes e tipos, desde as mais tradicionais até as startups, estão de olho na possibilidade de empreender online com um modelo de negócios de e-commerce.

Mas antes de embarcar nessa onda, é necessário escolher um modelo de negócios que seja sustentável e lucrativo. Um modelo de negócios é o sistema adotado por uma empresa dentro de um plano de negócios geral. Ele deve atender as principais necessidades do público alvo escolhido e questões pertinentes ao seu produto ou serviço oferecido.

Descubra qual é o melhor modelo de negócios pra você
Qual é o melhor modelo de negócios?

Está na dúvida sobre qual modelo escolher para o seu empreendimento online? Então continue acompanhando meu post de hoje e saiba mais sobre o assunto!

Modelos de negócio

Um e-commerce é a configuração de uma loja totalmente acessível pela internet, sem a necessidade de uma grande infraestrutura física se não a de logística de produtos e de escritório de gestão básico.

Veja quais são os modelos de negócio mais comuns no segmento:

B2B

Do inglês business to business (ou empresa para empresa), essa sigla denota o comércio entre pessoas jurídicas. No âmbito do comércio eletrônico, serve como definição para lojas online que vendem para outras empresas que têm finalidades diferentes como revenda, transformação ou consumo interno.

Escolha entre dois modelos de negócios
Qual o melhor modelo de negócios? B2B ou B2C?

B2C

Do inglês business to consumer (ou empresa para consumidor), essa forma de negócios é que a define as relações de uma indústria, distribuidora ou revenda de artigos diretamente para o consumidor final.

B2C2B

Do inglês  business to consumer to business, esse modelo de fazer negócios é um pouco mais complicado. Ele consiste no foco total no consumidor final para que ele influencie a empresa que compra o produto em si.

Por exemplo: um restaurante 5 estrelas deve ter produtos internos de qualidade impecável. Se você for um fornecedor de pães premium, a estratégia é fazer com que o cliente do restaurante elogie o pão oferecido ou peça pela sua marca.

Essa foi a estratégia adotada pela empresa Friboi, por exemplo, e que, com certeza, apresentou resultados incríveis. Hoje, qualquer açougue ou restaurante se preocupa em ter essa marca.

Estratégias de cada modelo de negócios

Existem diversos fatores que afetam a escolha do seu modelo de negócios para e-commerce, como, por exemplo:

Como aplicar as estratégias de modelo de negócios
As estratégias de modelo de negócios

Psicologia de compra

Imagine como funciona o processo de compra de um consumidor normal na internet sujeito a emoções e impulsos e o processo de um comprador profissional dentro de uma empresa.

O seu e-commerce deve ser posicionado de acordo com a psicologia de cada consumidor.

Características de cada mercado

O B2C é um mercado volumoso, disperso e completamente heterogêneo, enquanto o B2B é fechado, racional e direcionado.

Estratégia de marketing

Liste as variáveis que afetam a compra de cada modelo de negócio como cálculo de impostos (que é importante ser previsível no modelo B2B para quem está comprando), preços, formas de pagamento, frete, descontos etc.

O B2C, por exemplo, precisa ser mais agressivo e subjetivo na entrega de valor enquanto o B2B necessita ser muito claro e objetivo, pois quem está considerando uma compra tem ao menos três opções de empresas fornecedoras online.

Levando esses pontos em consideração, ficará muito mais fácil escolher o melhor modelo de negócios para você!

Se você curtiu este texto e ele foi útil para colocar suas ideias em prática, que tal compartilhá-lo com seus amigos? Vai que o seu futuro sócio online vai se interessar em empreender com você agora!

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