Como o modelo Canvas pode ajudar a construir seu negócio

Como o modelo Canvas pode ajudar a construir seu negócio

Smiling multiethnic staff at the wall with stickers on a meeting in the company.

Felizmente, a forma de pensar em negócios tem evoluído e hoje temos ferramentas que nos ajudam muito a agilizar os processos. O modelo canvas é uma dessas ferramentas e tem tudo para ser um ótimo aliado da sua empresa que está começando. Por isso é importante saber como o modelo canvas pode fazer a diferença.

Uma das grandes dificuldades que temos no início da caminhada empreendedora é conseguir visualizar todos os aspectos que precisamos prestar atenção para que o negócio dê certo. E é aí que o assunto do

Mas antes de falar sobre a função do canvas, eu vou te ajudar a entender a diferença entre entre plano de negócios e modelo de negócios. Essa é a chave para ver como o canvas ajudou a inovar.

Plano de Negócios X Modelo de Negócios

 

Modelo Canvas - Plano de Negócios X Modelo de Negócios

Plano de Negócios X Modelo de Negócios

Antes, uma das únicas ferramentas que se tinha para pensar em negócios era o tal do plano de negócios. Geralmente, o plano de negócios era feito em formato de um documento escrito, muito longo, onde o empreendedor procurava listar e descrever as metas da empresa. O plano de negócios estabelece onde a empresa está e onde quer chegar.

Já o modelo de negócios te ajudar a descrever o que você faz, para quem você faz e porque você faz. Antes de pensar em metas, o modelo de negócio descreve o que uma empresa produz, como ela entrega o que produz e como seu cliente pode capturar valor a partir disso.

Hoje há um foco maior em pensar no modelo de negócio, ao invés do plano de negócios. E como falei no início do post, a forma de modelar nossos negócios tem avançado muito em termos de entender melhor as dinâmicas que estão envolvidas na hora de pensar em uma empresa. É por isso que o canvas se destaca como uma boa ferramenta, pois ajuda a pensar no modelo de negócios de uma forma visual.

O que é o canvas?

 

O que é o modelo canvas?

O que é o modelo canvas?

O canvas nada mais é que um painel dividido em blocos que se referem aos principais tópicos a serem definidos para montar o modelo de negócios da empresa. O modelo canvas é dividido em 9 blocos:

  • Segmentos de Clientes
  • Proposta de Valor
  • Canais
  • Relacionamento com Clientes
  • Fontes de Receita
  • Recursos-Chave
  • Atividades-Chave
  • Parcerias-Chave
  • Estrutura de Custos

A forma de preencher cada um desses blocos já deixei registrada aqui no blog, no post Business Model Canvas: entenda o que é e como isso funciona!, onde explico porque o canvas se tornou tão importante e também a função de cada um dos blocos do modelo, para que você saiba bem certinho o que precisa ser feito na hora de preencher o seu canvas.

Por que usar o modelo Canvas?

Por que usar o modelo Canvas?

Por que usar o modelo Canvas?

Pode ser que você se pergunte sobre a real necessidade de tirar um tempo para montar o canvas, da mesma forma como muitos já ficaram na dúvida se montar o plano de negócios era útil.

Para tirar essa dúvida, é preciso ter em mente que o modelo canvas ajuda a fazer um diagnóstico geral dos aspectos mais importantes que você precisa ter na ponta da língua para construir o seu negócio.

O modelo canvas facilita a nossa vida porque é muito visual: você consegue concentrar todos os pontos principais em uma só painel, ao invés de gerar um documento longo, que você precisaria ficar procurando as principais referências para a tomada de decisão do negócio em um bocado de páginas.

Com o canvas, todos os pontos mais importantes do negócio estarão lado a lado, o que facilita para entender as relações de forma integrada e contextualizada. Além disso, seu formato dinâmico, com o uso de post-its, contribui para que você possa mantê-lo constantemente atualizado, conforme as mudanças na sua empresa forem acontecendo.

Para fechar com chave de ouro, preparei um modelo canvas personalizado para te ajudar a dar o start que o seu negócio precisa! Você pode fazer o download clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *