4 mitos sobre empreendedorismo para você combater

4 mitos sobre empreendedorismo para você combater

5 Mitos sobre empreendedorismo

5 Mitos sobre empreendedorismo

Ao longo da história mundial, muitos mitos foram criados para ajudar os povos a explicarem suas origens e o funcionamento do universo. Mas no mundo dos negócios, muitos mitos sobre empreendedorismo surgiram com um propósito bem diferente: desacreditar aqueles que estão começando.

Sempre vejo pessoas comentando que não começam um novo negócio por isso ou por aquilo. E o pior é que muitas vezes esses motivos não têm nada a ver com a vida real. Tem certas crenças que acabam ficando tão fortes na mente das pessoas que podem até impedi-lo de colocar em prática um sonho, por achar que não vai dar certo.

Por isso, hoje vamos conhecer quatro mitos que contam por aí e que muitas vezes fazem futuros empreendedores atrasarem sua jornada. Meu convite é para que você conheça cada um deles e ajude a combater esses rumores, para que o caminho de quem está começando possa ser mais vantajoso.

4 mitos sobre empreendedorismo para você combater

4 mitos sobre empreendedorismo para você combater

Mito 1: Errou uma vez, vai errar sempre

mitos sobre empreendedorismo para você combater - Mito 1: Errou uma vez, vai errar sempre

Mito 1: Errou uma vez, vai errar sempre

Vamos começar com um erro clássico: o de acreditar que uma vez que se erra, vai errar sempre. Balela total, né? Uma falha não determina todo o curso da sua jornada. Muitos acabam acreditando nisso pois os erros podem abalar sua confiança e podem te fazer acreditar que empreender não é para você.

Mas quem foi que disse que errar só tem o lado ruim? O erro, quando visto pelo ponto de vista da experiência, pode ser uma ótima fonte de aprendizado. Já dizia Thomas Edison: “uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem para ensinar algo”. Cabe a nós mudar a perspectiva e encarar nossas falhas como aulas de “como não fazer”.

Mito 2: Quem empreende tem mais tempo livre

mitos sobre empreendedorismo para você combater - Mito 2: Quem empreende tem mais tempo livre

Mito 2: Quem empreende tem mais tempo livre

Se em algum momento passou pela sua cabeça que ser empreendedor significa ter mais folga, pode tirar seu cavalinho da chuva. Pelo menos não no começo. O início de toda jornada empreendedora é cheio de lutas e desafios e uma delas é justamente estar preparado para dar o melhor de si.

Esse mito sobre empreendedorismo muitas vezes passa pela cabeça das pessoas porque se tem aquela falsa impressão de tempo livre por não se ter um horário fixo e não precisar bater cartão. Mas se você quer que o seu negócio dê certo, trate de se preparar para muuuuito trabalho!

Mito 3: Já se nasce empreendedor

mitos sobre empreendedorismo para você combater - Mito 3: Já se nasce empreendedor

Mito 3: Já se nasce empreendedor

Quem já ouviu coisas do tipo “Ser empreendedor é um dom para poucos, já tem que nascer sabendo”. Bom, é claro que cada pessoa tem suas peculiaridades e vemos um ou outro que se sobressai por ter características únicas. Mas isso não significa que não se possa aprender grande parte dos processos necessários para empreender.

Como disse ali no mito anterior, o que não pode faltar é determinação e trabalho duro. Para aprender a empreender é preciso desenvolver muitas áreas da sua vida e estudar sobre sistemas e processos que vão te ajudar a construir sua organização. Não se nasce empreendedor, mas também não se nasce sabendo de tudo! Tem que estudar e muito!

Mito 4: É preciso ter uma ideia inédita para dar certo

mitos sobre empreendedorismo para você combater - Mito 4: É preciso ter uma ideia inédita para dar certo

Mito 4: É preciso ter uma ideia inédita para dar certo

Esse mito é até engraçado, pois é um dos mais absurdos. Não estou falando que todas as ideias do mundo já se esgotaram e que você inevitavelmente vai ter que partir de uma ideia que já existe para construir seu negócio. O lance é que muito do que já existe não é suficiente para atender todo o mercado. Ou quem sabe a ideia que já existe é boa, mas o serviço não é lá essas coisas.

Minha dica nessa hora é mudar o foco da palavra: que tal ao invés de pensar em ideia, pensarmos em “oportunidade”? Quando pensamos em oportunidades, conseguimos olhar as ideias por novos ângulos e quem sabe descobrir o que falta em cada uma delas para fazer nascer um novo negócio de sucesso.

Quando falamos sobre mitos, é sempre um bom momento para refletir sobre como é importante trocar ideias com as pessoas que estão trilhando o mesmo caminho que a gente. Cabe a nós empreendedores sermos sinceros sobre os benefícios e as dificuldades do empreendedorismo. Temos que divulgar o lado bom e o lado ruim, combatendo essas balelas que dizem por aí.

Se você curtiu o conteúdo, compartilhe nas redes sociais para que mais gente fique sabendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *