Como saber se minha startup vai dar certo?

Como saber se minha startup vai dar certo?

Young businesswoman and businessman working in office with tablet

Descubra como a validação de negócios pode fazer a diferença

Quem tem espírito empreendedor já deve estar acostumado com novas ideias pipocando a todo instante na cabeça. Mas tirar as ideias do papel não é fácil! A grana é curta, o tempo também… Será que vale a pena? Como você vai saber se a sua ideia vai dar certo? É aí que a validação de negócios entra em cena.

Como saber se minha startup vai dar certo?- Descubra como a validação de negócios pode fazer a diferença

Descubra como a validação de negócios pode fazer a diferença

Validação de negócios nada mais é que verificar se aquela sua ideia tem encaixe no mercado. Será que a ideia que você teve realmente faz sentido? Será que ela resolve problemas reais de pessoas reais? Por mais que a sua ideia pareça incrível, se ela não desperta o interesse de ninguém, não vai rolar.

A primeira coisa que você precisa saber sobre validação de negócios é o verdadeiro objetivo que existe por trás desse processo.

O objetivo da validação de negócios

Como saber se minha startup vai dar certo?- O objetivo da validação de negócios

O objetivo da validação de negócios

Lançar um novo produto sempre vai ser arriscado. Não dá para eliminar os riscos, mas quando sabemos bastante sobre o mercado e o público, conseguimos aumentar nossas chances de sucesso. Para fazer isso, é preciso investir em aprendizado. Esse é o grande objetivo da validação: aprender!

Tudo o que você aprender sobre o mercado e o público é o que vai te ajudar a transformar a sua ideia em um produto real e que faz sentido para o grupo de pessoas que você quer atingir. E isso você não aprende em um curso. É só arregaçando as mangas e indo para o mercado, entrevistando clientes e apresentando as ideias e protótipos do seu produto.

Imagine o seguinte cenário: você cria um produto novo, fabrica um milhão de unidades e na hora de tentar vender, você descobre que ninguém quer comprar. Ou então imagine que você desenvolve um aplicativo inteirinho, gastando milhares de reais, para depois descobrir que ninguém precisa daquilo. Que pesadelo! E sabe o que é pior? Isso acontece MUITO!

Para não cair nessa cilada, você precisa fazer o seu produto chegar até o mercado da forma mais rápida e barata possível. Quanto mais cedo o seu produto estiver disponível para seu público, mais cedo você vai saber o que precisa ajustar para se tornar um sucesso.

Construir, medir, aprender

Como saber se minha startup vai dar certo? - Construir, medir, aprender

Construir, medir, aprender

Já comentei aqui no blog sobre a metodologia Lean Startup, que foi desenvolvida por Eric Ries. Cansado de desenvolver produtos inteiros que não resistiam ao primeiro contato com os clientes, esse desenvolvedor juntou ideias de várias áreas (desenvolvimento ágil, produção enxuta e os ensinamentos de seu mentor Steve Blank) e mostrou o caminho das pedras para quem quer validar suas ideias.

Esse método não se aprende do dia para noite e não vai ser em um post aqui no blog que vou conseguir falar tudo o que importa sobre isso. Reuní bastante coisa interessante sobre isso no meu livro, onde conto algumas histórias de empresas que validaram suas ideias de formas baratas e muito inteligentes e que hoje são gigantes no mercado. Se ainda não conhece meu livro, será um prazer te apresentar – Visionários: Desenvolva um novo olhar sobre seu negócio, inove e se destaque no mercado.

Como saber se minha startup vai dar certo? - Conclusão

Conclusão

Voltando ao tema deste post (Como saber se minha startup vai dar certo?) chegamos à conclusão que a resposta mais rápida para a pergunta é: sem validação, não tem como saber. Se você não reunir forças e ir atrás de pessoas reais que tenham interesse e estejam dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço, sua ideia será só mais uma que vai morar no fundo da gaveta.

Por mais que seja difícil, nada de desanimar, viu? O começo não é fácil, mas são os primeiros passos que vão te fazer um dia chegar mais longe. Se você não sabe por onde começar, procure ajuda! Hoje já existem consultorias especializadas em validação de negócios para startups, como a Evolve, que desenvolve a parte de viabilidade, desenvolvimento do público e a prototipagem do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *