A pílula vermelha: o que Matrix tem a ver com empreendedorismo?

A pílula vermelha: o que Matrix tem a ver com empreendedorismo?

Portrait of happy young man standing with his arms crossed in a cafe. Smiling handsome guy standing in a coffee shop.

A vida muitas vezes imita a arte e a arte imita a vida. Muitas histórias, sejam contos fantásticos ou de ficção científica, podem nos ajudar a refletir sobre o mundo em que vivemos. Por isso, hoje vou convidar você para refletir sobre o filme Matrix e juntos vamos descobrir o que essa história tem a ver com empreendedorismo.

Ah, é importante avisar: esse post contém spoilers – ou seja, vou revelar alguns pontos importantes do filme ao longo do texto. Tudo bem que Matrix foi lançado em 1999, mas vai que você ainda não assistiu e eu estrago a surpresa, não é mesmo? Eu é que não quero ser o chato que conta o final da história.

A pílula vermelha: o que Matrix tem a ver com empreendedorismo?

A pílula vermelha: o que Matrix tem a ver com empreendedorismo?

O coelho branco

Matrix - O coelho branco

O coelho branco

No início do filme, Neo começa a perceber alguns sinais que o fazem despertar sobre o mundo em que ele está imerso. Ele recebe um convite para ir atrás do “coelho branco”. Sua sede por entender quem ele é e mudar de vida é o que o fazem seguir essa pista.

Isso acontece com quem está a caminho de ser empreendedor. Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos no dia a dia poderia ser muito melhor, muito maior. A gente olha para o nosso currículo de uma página e pensa “Poxa, mas esse papel não fala tudo o que eu sou e que eu posso fazer! Quero mostrar meu potencial para o mundo!”.

Quando sentimos isso e ousamos correr atrás das pistas que surgem, como as oportunidades de mercado, é que começamos a sair da Matrix.

Pílula Azul X Pílula Vermelha

Matrix - Pílula Azul X Pílula Vermelha

Pílula Azul X Pílula Vermelha

O primeiro ponto crítico do filme é quando Morpheus oferece a Neo a oportunidade de escolher entre a pílula azul e a pílula vermelha. Esse momento do filme representa as escolhas que precisamos fazer na vida.

Neo precisa escolher se vai ficar no mundo simulado da Matrix, esquecendo de tudo o que viu e ouviu com Morpheus, ou arriscar e seguir para uma jornada totalmente diferente, que ele mal podia imaginar.

Muitas semelhanças com a vida empreendedora, né? O momento crítico em que escolhemos se vamos continuar no nosso trabalho de carteira assinada ou de concurso, que nos dá conforto e estabilidade, ou se vamos nos aventurar pelos caminhos do empreendedorismo.

A escolha não é fácil! Por mais que nossos sonhos sejam grandes e a gente tenha força de vontade, tudo que nos oferece riscos precisa ser bem pensado antes de escolher.

A vida fora da Matrix

Matrix - A vida fora da Matrix

A vida fora da Matrix

É importante lembrar que a vida fora da Matrix não é mil maravilhas. É cheia de dificuldades e desafios. Até por isso, alguns desistem e preferem voltar para o mundo simulado. Então, pense bem antes de escolher a pílula vermelha! É um caminho difícil, mas tem sua recompensa, se você desenvolver características de um empreendedor de sucesso.

Morpheus

A figura do Morpheus também é interessante para refletir. É ele que percebe o potencial do Neo e o ajuda de todas as formas, desde tirá-lo de dentro da Matrix até nas batalhas mais difíceis.

Na sua vida, pode ser que você tenha alguém como o Morpheus foi para o Neo: um mentor, um incentivador, alguém que acreditou em você mesmo quando nem você mesmo acreditava. Essas pessoas são fundamentais na nossa jornada empreendedora e merecem nossa gratidão.

E aí, conseguiu se ver nas cenas desse filme? Se achou interessante, não deixe compartilhar nas redes sociais. Pode ser que algumas pessoas que precisem sair da matrix e conteúdo também pode inspirá-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *