Jornada do Empreendedor: quais os estágios e como evoluir

Jornada do Empreendedor: quais os estágios e como evoluir

Jornada do Empreendedor

Jornada do Empreendedor

Aqui no blog sempre tento trazer algumas reflexões sobre os altos e baixos desta montanha russa que é o empreendedorismo. Se tornar um empreendedor de sucesso não é fácil nem automático, é um processo cheio de desafios. E como todo processo, tem etapas que precisam ser vencidas. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a jornada do empreendedor.

Em linhas gerais, o processo para ser um empreendedor muitas vezes começa apenas com uma ideia e vai até o ponto em que essa ideia já está bem desenvolvida e querendo avançar ainda mais.

Algo que pode te ajudar muito é conhecer cada uma das fases que você precisa enfrentar, conhecendo seus principais desafios e a forma como você pode passar por cada uma com sucesso. Por isso, levantei as principais características e desafios dos estágios da jornada do empreendedor. Vamos conhecê-los?

Estágio 1: O sonho

Jornada do Empreendedor - Estágio 1: O sonho

Estágio 1: O sonho

Tirar uma ideia do papel não é algo que se faça do dia para a noite. É preciso desenvolver características de um empreendedor de sucesso como energia, inteligência e persistência. No primeiro estágio da jornada empreendedora, geralmente se tem apenas uma coisa: o sonho. Mas é o sonho que vai te fazer seguir em frente.

A principal dificuldade dessa etapa é que na maioria das vezes precisamos encará-la sozinhos. Quando a ideia ainda está em sua fase inicial, nem sempre conseguimos apoio e precisamos desenvolvê-la primeiro para então partir para o próximo estágio.

Estágio 2: Compartilhando o sonho

Jornada do Empreendedor - Estágio 2: Compartilhando o sonho

Estágio 2: Compartilhando o sonho

Quando a ideia já está mais desenvolvida, quando você já conseguiu evidências de que seu negócio tem futuro, já é possível compartilhar o seu sonho com outras pessoas. Esses que irão abraçar a sua ideia serão seus sócios, os investidores e os demais apoiadores do seu novo negócio.

O maior desafio dessa etapa é o desenvolvimento das habilidades que irão te ajudar a fazer com que o seu sonho inicial se torne o sonho de várias pessoas. Para evoluir, é preciso aprender a se comunicar bem e inspirar pessoas, o que está intimamente ligado ao próximo estágio.

Estágio 3: Tornando-se um líder

Jornada do Empreendedor - Estágio 3: Tornando-se um líder

Estágio 3: Tornando-se um líder

A partir do momento em que o negócio começa a deslanchar, a complexidade das atividades aumenta muito. Você vai precisar de mais colaboradores para atingir os novos objetivos que surgem. Liderar pessoas será a necessidade mais urgente que você terá que atender para que as coisas funcionem.

O que você precisará resolver nessa etapa é a criação de processos e rotinas internas que sejam conhecidas por toda a equipe, para que a sua equipe não seja dependente de você. Para que esse estágio da jornada do empreendedor seja vencido, é preciso criar a sua forma de delegar as atividades da melhor forma possível para a sua equipe, buscando formas criativas de motivar e alcançar resultados.

Estágio 4: Pensando estrategicamente

Jornada do Empreendedor - Jornada do Empreendedor - Estágio 4: Pensando estrategicamente

Estágio 4: Pensando estrategicamente

Imagine que você está na porta de um edifício, olhando para a portaria. Mas você sente a necessidade de visualizar o prédio todo. Para isso, você precisa se distanciar, para que a perspectiva se amplie. É exatamente isso que precisamos fazer no último estágio da jornada do empreendedor.

É nesse momento que paramos para olhar de frente o nosso negócio e nos afastamos do tático para que possamos ver a imagem completa. A principal dificuldade dessa etapa é dar esse passo atrás, não no sentido de retroceder, mas de se distanciar para ver o todo. Para evoluir, é preciso começar a pensar estrategicamente, desenvolvendo a visão mais completa da sua empresa, tanto para o curto como para o longo prazo.

É claro que a jornada do empreendedor não se resume somente a esses estágios exatamente como estão aqui. A ideia é te mostrar o panorama geral. Dentro de cada estágio, você poderá enfrentar desafios diferentes, dependendo da sua área de atuação, das dificuldades do seu mercado e da sua experiência anterior.

Você já iniciou a sua jornada? Conte para mim nos comentários como está a sua caminhada no universo empreendedor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *