O que um investidor busca em uma startup?

O que um investidor busca em uma startup?

Uma das primeiras coisas que se passa na cabeça de um empreendedor de primeira viagem é sobre como conquistar um investidor que acredite na sua startup.

Mas o que muitos mentores de empreendedorismo esquecem de falar, é que conseguir investimento não é uma tarefa fácil. É preciso ter confiança no seu modelo de negócios, conseguir provar que ele é financeiramente sustentável e, acima de tudo, lucrativo.

Para você se preparar, separei alguns pontos que podem te ajudar entender um pouco melhor como funciona a cabeça de um investidor. Esse é o primeiro passo para chegar à questão que muito nos interessa: como oferecer o que os investidores buscam.

O que um investidor busca em uma startup?

O que um investidor busca em uma startup?

Pensando como um investidor

Pensando como um investidor

Pensando como um investidor

A primeira pergunta que precisamos fazer é muito simples: por que uma pessoa investe em alguma coisa? Pense no seu caso, por que você pegaria um dinheiro que você tem guardado e investiria em um negócio?

Bom, pode ser que você tenha motivos mais nobres, mas os investidores geralmente têm um objetivo bem claro: vão colocar dinheiro naquilo que tiverem mais certeza de que vai trazer um retorno financeiro maior. Simples assim.

Sinto dizer, mas investidores não estão atrás de ideias e sonhos. Eles querem coisas palpáveis e buscam por provas de que essa ideia tem futuro e só precisa de um empurrãozinho para deslanchar.

No caso de startups, como são negócios em estágio inicial, não existe muita certeza sobre as coisas, o que complica ainda mais essa vida de empreendedor. Mas não desanime. Mesmo com esse cenário caótico à primeira vista, é possível se preparar para buscar investimento.

Quem investe quer retorno

Investidor - Quem investe quer retorno

Quem investe quer retorno

Quando for apresentar seu pitch, você deve ir além de calcular o quanto a sua startup precisa. É importante demonstrar o quanto o investidor pode receber de retorno ao investir na sua ideia, entende? Para isso, vale a pena fazer uma análise de investimento.

Essa análise ajuda a comparar o tipo de investimento com as possibilidades de rendimento. As opções de investimento são diversas: tesouro direto, poupança, outros negócios, franquias… Então, para convencer o investidor que o dinheiro dele será melhor aplicado se for investido em sua startup, você precisa de bons argumentos.

Prepare-se para buscar investimento!

Até aqui, acho que já consegui deixar claro que para buscar investimento é preciso muito preparo. Para fechar esta nossa conversa, vou listar 3 dicas vitais que você deve ter em mente nesse momento tão importante para o seu empreendimento.

 

  • Defina as métricas mais importantes para o seu negócio.

 

Investidor - Defina as métricas mais importantes para o seu negócio.

Defina as métricas mais importantes para o seu negócio.

Cada tipo de negócio tem indicadores de sucesso diferentes. Você precisa identificar quais são as métricas que vão mostrar que você está no caminho certo e trabalhar para que os números sejam seus aliados no processo de convencimento do investidor.

 

  • Alinhe o estágio em que sua startup está com o investimento mais adequado. 

 

Investidor - Alinhe o estágio em que sua startup está com o investimento mais adequado

Alinhe o estágio em que sua startup está com o investimento mais adequado

Cada fase da startup tem necessidades diferentes e o tipo de investimento varia. É importante saber muito bem em que estágio sua startup se encontra para selecionar o melhor tipo de investidor para sua empresa: investimento anjo, venture capital, entre outros.

 

  • Procure um investidor que tenha interesse no mercado que você atende. 

 

Procure um investidor que tenha interesse no mercado que você atende. 

Procure um investidor que tenha interesse no mercado que você atende.

Muitos investidores focam suas aplicações em um tipo específico de negócio. Então, estude os principais investidores que podem estar alinhados com o que você oferece em sua startup. Descubra em quais negócios ele/ela já investiu e se organize para mostrar aquilo que vai despertar interesse.

Por enquanto é só, pessoal! Espero que essa pincelada sobre a mente do investidor possa te ajudar a começar a sua busca pelo tão sonhado investimento. Se ainda tiver dúvidas e receios, deixe um comentário que farei o possível para contribuir com a sua jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *