O que é Influencer Marketing e o que isso tem a ver com a minha empresa?

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Quem acompanha o meu blog sabe que gosto muito de trazer um conteúdo que realmente ajude quem está começando. Por isso, de vez em quando, compartilho com vocês as dúvidas que surgem sobre termos que a gente ouve por aí no mundo empreendedor, mas nem sempre sabe de onde vem, porque existem e que diferença fazem na nossa vida. Esse é o caso do tal do Influencer Marketing.

Pode ser que você já tenha ouvido esse termo algumas vezes, mas ainda não sabe exatamente o que significa. Afinal de contas, o que é Influencer Marketing e o que isso tem a ver com a minha empresa?

O que é Influencer Marketing?

O que é Influencer Marketing?
2 O que é Influencer Marketing?

Segundo o Entrepreneur.com, influencer Marketing ou marketing de influência nada mais é que uma estratégia de promoção e fortalecimento da marca, onde as empresas elegem um “porta-voz”, o chamado influenciador, para divulgar seus produtos, serviços e sua proposta de valor em geral.

Essa estratégia se baseia na ideia de que as pessoas têm uma maior tendência de se conectar com personagens com os quais sentem mais próximas e que dão abertura para interação. Quando digo personagens, quero dizer também personalidades reais, que são identificadas por suas características específicas.

Geralmente o influenciador é alguém carismático e que possua um bom alcance do público. Traduzindo isso para o contexto de redes sociais, são aquelas pessoas que possuem o maior número de seguidores e de visualizações do conteúdo que produzem. Mas é claro que nem sempre foi por meio da internet que temos sido influenciado por personalidades.

Influenciando há séculos

Influencer Marketing - Influenciando há séculos
Influenciando há séculos

Por mais que pareça algo recente, essa história de usar influenciadores para ajudar na divulgação das marcas existe a muito mais tempo do que parece. Historicamente, é possível encontrar registros de marcas chamando “porta-vozes” famosos para divulgar seus produtos no final do século XIX (lá por 1800).

Mas não dá para negar que estamos vivendo um boom de influenciadores, provocado pela internet. É fácil ver isso em nosso dia a dia, por meio das redes sociais. Quem se empenha para conseguir muitos seguidores pode rapidamente se tornar um ícone virtual, que chama atenção das empresas por conta do grande número de pessoas que acompanham o conteúdo criado em seus canais digitais.

É por essas e outras que a internet é a chave para a explosão dos influenciadores no momento em que vivemos.

O que Influencer Marketing tem a ver com a minha empresa?

O que Influencer Marketing tem a ver com a minha empresa?
O que Influencer Marketing tem a ver com a minha empresa?

A primeira coisa que você precisa entender sobre influencer marketing é que, como qualquer outra estratégia, você precisa avaliar se faz sentido aplicá-la em sua empresa.

“Como assim, Diego?! Você não falou que é importante esse negócio de influencer marketing? Quero colocar em prática já!”

Vamos com calma! Primeiro vamos lembrar que influencer marketing é uma estratégia. Em linhas gerais, estratégias são caminhos que te ajudam a alcançar seus objetivos. Ou seja, primeiro a gente estabelece nossos objetivos e depois escolhemos uma estratégia para aplicar, que vai nos levar até esse objetivo.

Então, quando falamos de estratégias relacionadas a marca, você precisa se perguntar o seguinte: Quais são os meus objetivos em relação a divulgação e fortalecimento da minha marca? Com os seus objetivos listados, você consegue verificar se a estratégia de influencer marketing pode ser um bom caminho para atingi-los.

Vou listar alguns objetivos que podem ser atingidos através da estratégia de influencer marketing:

  • Aumento do tráfego do seu site e/ou loja online
  • Aumento no número de seguidores em suas redes sociais
  • Incentivar a compra de produtos ou serviços
  • Construir o link da sua marca com um determinado estilo de vida

As marcas apostam cada vez mais em influenciadores digitais e essa é uma tendência que continuará crescendo. Agora é sua vez de avaliar se essa estratégia faz sentido com os objetivos e, se for o caso, começar a correr atrás para colocar em prática na sua empresa!

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