A importância de inovar para fidelizar clientes

A importância de inovar para fidelizar clientes

A importância da inovação para fidelizar clientes

Algumas vezes já ouvi comentários do tipo “ah, minha empresa já está a muito tempo no mercado, fazemos as coisas desse jeito há anos e sempre deu certo. Não tem como inovar, na verdade acho que nem precisa”. É aí que muitos se enganam! Mas a pergunta que eu quero fazer é: será que é possível inovar dentro de uma empresa já consolidada?

Para alguns gestores, essa ideia parece muito difícil. A imagem que se tem de uma empresa inovadora às vezes parece assustar algumas pessoas, pois dá a impressão de que vai acontecer uma revolução interna na empresa, que só parece gerar mais gastos. Mas não é por aí não.

A importância de inovar para fidelizar clientes

A importância de inovar para fidelizar clientes

A minha resposta para a pergunta que fiz ali para cima é: sim! Não só é possível inovar em uma empresa já estabelecida como também é necessário. O mercado muda, as necessidades mudam… Então a sua empresa também tem que estar pronta para mudar e a inovação é um meio pelo qual você pode manter os seus cliente fidelizados.

Para você não se perder no caminho, é importante entender o que estou querendo dizer com inovação.

Inovação é um processo

fidelizar clientes - Inovação é um processo

Inovação é um processo

Como sempre digo aqui no blog, para que nos tornemos empreendedores de sucesso, precisamos sempre buscar conhecimento das áreas que podem ser importantes para o nosso desenvolvimento e da nossa empresa. Por isso, sempre dou dicas de assuntos e livros que podem te ajudar.

Um livro bem interessante que me ajudou a entender melhor sobre inovação se chama Gestão da Inovação, de Joe Tidd e John Bessant. Foi nesse livro que entendi que a inovação não é a mesma coisa que uma invenção ou algo totalmente inédito.

A inovação é na verdade um processo, que vai desde a hora em que identificamos uma oportunidade até o momento em que colocarmos em prática um novo produto ou serviço para atingir um grande número de pessoas.

Quando digo oportunidade, quero dizer necessidades e desejos de consumidores que ainda não foram atendidos – ou pelo menos não totalmente. Geralmente associamos inovação com a criação de novas soluções tecnológicas, mas os gatilhos que levam a inovação podem aproveitar uma tecnologia que já existe e adaptá-la para resolver um problema diferente.

Inovando para fidelizar clientes

Inovando para fidelizar clientes

Inovando para fidelizar clientes

Se você quer que o seu negócio cresça e apareça, o melhor caminho é sempre se atualizar e buscar novidades. Para alcançar a fidelidade dos clientes, é preciso atender suas necessidades sempre e, se possível, trazendo alguma coisa que possa surpreendê-los. Para ficar mais claro, vou dar um exemplo de um serviço que achei muito interessante.

Quem costuma fazer compras pela internet tem uma coisa em comum: o momento da espera para que o produto chegue em casa. E como esperar pode ser agoniante, não é mesmo? São dias e dias verificando o código de rastreio e sem tem a mínima ideia de quando realmente o produto vai estar em suas mãos.

Percebendo essa necessidade, a Amazon lançou recentemente nos Estados Unidos um serviço que disponibiliza a localização do entregador no dia da entrega. Assim que o responsável sai a caminho do destinatário, o sistema mantém o cliente informado sobre o que está acontecendo, enviando mensagens como “Faltam 2 entregas antes da sua”. Genial!

Esse exemplo é muito legal, porque ajuda a ver esse ponto que eu falei sobre usar uma tecnologia que já existe e adaptá-la para resolver um novo problema ou necessidade. A Amazon não inventou a internet móvel, nem o sistema de localização em tempo real, nem o envio de mensagens. O que eles fizeram foi adaptar essa tecnologia já existente para atender uma necessidade: a expectativa de receber a entrega em casa.

Essa inovação da Amazon com certeza é um diferencial da empresa. Pense em quantas pessoas irão preferir esse sistema de entregas do que o tradicional. É aí que os clientes começam a ficar fiéis a marca. Quando as inovações trazem benefícios melhores para o consumidor, a fidelidade à empresa tem muito mais chance de acontecer.

E você? Tem buscado inovar em seus produtos e serviços para aumentar a fidelização dos seus clientes? Muitas oportunidades podem estar perto de você, procure por elas e coloque as novas ideias em prática!

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