E quem diria que as regras de etiqueta seriam seguidas até os dias atuais, ainda mais com a etiqueta em redes sociais? Inventadas pelo rei francês Luis XIV, conhecido como o Rei Sol, as regras de comportamento para manter a boa postura foram adotadas pela alta sociedade para se diferenciar dos mais pobres ensiná-los a agirem como os ricos.
Agora, em 2016, com a etiqueta em redes sociais, vemos que esse tema ainda não foi esquecido, pelo contrário: a etiqueta é levada para além da vida real e atingem o mundo digital.
Apesar de ser uma adaptação complicada e até meio confusa, a “netiqueta” está ganhando forma, principalmente entre as pequenas e médias empresas (PMEs). Mas, afinal, quais são as principais etiquetas nas redes sociais que uma PME deve seguir? Não se preocupe, eu vou te mostrar neste artigo.
Principais regras de etiqueta em redes sociais para PMEs
1 – Nunca, jamais, de forma alguma digite tudo em caixa alta
A comunicação nas redes sociais se tornou algo tão forte que algumas regras foram formadas para o “internetês”, como por exemplo: escrever em caixa alta é a mesma coisa que gritar ou falar alto na vida real. Ou seja, quando você escreve dessa forma, significa que você quis dar um destaque excessivo para aquela frase ou palavra.
Vamos supor que você vai criar uma postagem comunicando alguma promoção, se você digitar “NÃO PERCA A PROMOÇÃO X! COMPRE AGORA SEU PRODUTO!”, a atenção para o texto em letras maiúsculas será maior do que se você utilizasse letras minúsculas, como se você estivesse anunciando no meio da rua a promoção com um megafone.
Por isso, é necessário ter atenção na sua escrita. Se tudo for digitado em caixa alta, você vai se assemelhar a um vendedor de rua que precisa ter garganta para trazer os fregueses para mais perto, o que na internet pode soar escandaloso ou até mesmo inadequado.
2 – Evite postar textos ou imagens em outras línguas
Postar conteúdo em outra língua que não o português também pode complicar um pouco as coisas para a sua empresa, uma vez que nem todos possuem esse conhecimento. Pode soar pedante, o que arranharia a imagem de uma PME.
Por exemplo, se você postou uma imagem com uma frase em inglês, talvez alguns clientes não entendam, e isso pode causar algum desconforto à eles. Quando for inevitável postar algo em outra língua, uma dica é colocar entre parênteses a tradução do que foi escrito. Quando se tratar de um termo técnico, tente explicar em seguida o que significa.
Empresas têm públicos-alvo, mas um pequeno deslize pode fazer com que uma pessoa perca o interesse em se tornar um novo cliente. E as redes sociais têm sido um novo caminho para se promover e se destacar dentre outras empresas, por isso é importante cuidar do conteúdo compartilhado nesses canais.
3 – Não confunda o seu perfil corporativo com o perfil pessoal
Isso vale, principalmente, para as pequenas empresas, em que geralmente os proprietários ou funcionários possuem amigos que curtem, seguem ou até ajudam a gerir a página nas redes.
O que pode acontecer? Bem, alguma foto pessoal ser postada, um comentário inadequado surgir em uma postagem e ferir a imagem da empresa para o cliente que não tem nada a ver com o seu círculo de amigos ou família.
A dica também vale quando expressamos opiniões: quando você está representando uma empresa na internet e utiliza as redes sociais para divulgá-la, tente não expressar sua opinião na página, ainda mais se for sobre algum tema polêmico (como posição política ou preferência por um time de futebol, por exemplo).
Assim, você poderá evitar perder clientes que não concordam com a sua opinião (o que acontece com certa frequência). Manter a imparcialidade e tratar a empresa como entidade à parte de você é essencial.
4 – Nunca ignore um cliente
Essa dica é importantíssima na hora de administrar o Twitter. Os clientes estão ganhando o costume de entrar em contato e fazer reclamações pelas redes sociais, e se você os ignorar, pode ter certeza de que perdeu para o concorrente.
E nem precisa ignorá-los de verdade, é só demorar um pouco mais para responder que você já estará correndo o risco. Por isso, mantenha-se atento ao Twitter, sempre verificando as mensagens que as pessoas lhe enviam e jogando o nome da empresa na busca para visualizar os recentes comentários feitos sobre a marca.
Se possível, responda todos, agradecendo, fornecendo assistência ou até mesmo se desculpando por algum erro, problema causado ou reclamação. Sempre trate de forma respeitosa o cliente, independentemente do tom usado na mensagem, ou mesmo deve pedir desculpas, uma boa forma de mostrar que você se importa.
No Facebook, quanto mais rápido você responder as pessoas que lhe enviam mensagens pelo chat, melhor será a qualificação da sua empresa no tempo e na taxa de resposta, que fica em destaque nas informações da página.
5 – Não repita mensagens
Quando você envia a mesma mensagem várias vezes, as pessoas podem se cansar da sua página e clicarem (ou tocarem) para descurtir, ou dar unfollow, rapidamente.
Isso é visto como uma forma de SPAM, e, inclusive, o Twitter o impede de repetir a mesma mensagem por um determinado período de tempo. Se for alguma informação que você realmente precisa repetir, deixe para mais tarde ou para o dia seguinte. Assim, você poderá atingir pessoas que não viram no dia anterior, e as que viram não sentirão que você está sendo repetitivo e cansativo.
6 – Não fuja do tema central da empresa
Um dos grandes erros das empresas na hora de utilizar as redes sociais é o de, às vezes, publicar coisas que nada tem a ver com o propósito da empresa. Isso tira o foco do tema central e pode oferecer uma informação inútil para o cliente.
Por exemplo: se a sua empresa for sobre traduções, poste sempre algo relacionado a idiomas, mercado da tradução, quais as vantagens de contratar um tradutor etc. Se você postar uma notícia sobre algum escândalo no mundo dos famosos só para chamar a atenção das pessoas, isso não vai dar muito certo, não é? Além de que poderá ferir a regra de etiqueta sobre não se posicionar sobre assuntos polêmicos. Então, cuidado!
Para saber mais sobre regras de etiqueta em redes sociais e na internet, clique aqui. E não deixe de comentar o que você achou deste artigo logo abaixo, eu sou muito fã de feedback.
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