Entenda a importância da pesquisa de mercado nas tomadas de decisão

Entenda a importância da pesquisa de mercado nas tomadas de decisão

Realize uma pesquisa de mercado eficiente

A importância da pesquisa de mercado

Você já percebeu como a informação é importante na hora de tomar uma decisão? Saber das propostas de um político pode te ajudar a decidir seu voto. Conhecer uma marca pode auxiliá-lo no momento de fazer uma compra. Enfim, ter acesso a dados pode influenciar de maneira significativa uma decisão, inclusive na hora de criar uma empresa.

Entendendo a importância da pesquisa de mercado

Entenda a importância da pesquisa de mercado nas tomadas de decisão

Uma pesquisa de mercado pode tornar mais fácil as decisões que terão que ser tomadas na concepção de um negócio, evitando erros – e prejuízos.

Pesquisa de mercado: como fazer?

Bem, o primeiro passo é recolher o máximo de informações sobre o mercado no qual se pretende entrar. Vamos supor que você deseja criar um e-commerce.

Qual a atual situação desse segmento de varejo?

Para responder essa pergunta o empreendedor terá que fazer pesquisas em sites como IBGE e Sebrae, que costumam divulgar pesquisas sobre negócios, com certa regularidade.

Ler reportagens da imprensa especializada em negócio também é uma boa saída.

Fique de olho na concorrência com a pesquisa de mercado

Descubra o que a concorrência anda fazendo de diferente

Olho na concorrência!

Uma importante fonte de informação é uma análise de concorrência. Esse estudo vai fortalecer muito sua pesquisa de mercado, pois quando você identifica as empresas concorrentes do seu negócio, sejam elas concorrentes diretas ou indiretas, você tem acesso aos erros e acertos desse setor.

Por exemplo: sua principal concorrente tentou vender roupas infantis, mas teve grande prejuízo. Analise porque isso aconteceu, para não passar pela mesma dificuldade.

Além disso, a análise de concorrência o ajudará a definir questões como o preço que poderá praticar. Se o preço médio praticado pela concorrência for “X” vender por menos pode não cobrir os custos.

Você pode perceber na análise de mercado que não conseguirá uma fatia mercadológica que desejava, devido a força de suas concorrentes, por exemplo.

Essa pode ser uma excelente oportunidade para repensar seu negócio e buscar outro mercado.

Descubra o seu público-alvo através da pesquisa de mercado

Descubra qual é o seu público-alvo

Análise de público-alvo

Peça fundamental da análise de mercado, responsável por evitar grandes decepções na vida de um empreendedor. Aplique questionários, faça grupos de discussão, teste sua ideia antes de colocá-la no mercado.

Desse modo você poderá fazer correções importantes. Poderá descobrir que o público não gostou do design adotado, que os preços não são adequados, que sua plataforma não tem navegabilidade, enfim, muitas questões podem ser solucionadas nessa fase da análise de mercado.

Não tenha medo de colocar seu negócio em testes. Essa atitude pode livrar-te de grandes dores de cabeça no futuro.

Todas essas informações fortalecerão seu plano de negócio. Darão confiança a investidores, e podem ser o diferencial na hora de conseguir um empréstimo empresarial, por exemplo.

Grande parte dos negócios que não dão certo falharam na análise de mercado. Normalmente não a realizando.

Empreender é fazer um investimento, e investir às cegas não é um bom negócio. Por isso, use as informações para dar segurança ao seu patrimônio, garantindo que ele atinja os melhores resultados possíveis.

E para não perder nenhuma informação relacionado ao empreendedorismo aproveite para curtir a página do blog nas redes sociais. Estamos no Twitter e Facebook, além disso dê uma olhada no canal do Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *