4 motivos pelos quais o E-mail Marketing ainda é uma boa estratégia

4 motivos pelos quais o E-mail Marketing ainda é uma boa estratégia

Tem muito gestor por aí que quando ouve falar em fazer campanha de e-mail marketing já torce o nariz. Já vem dizendo que esse tipo de comunicação é irritante, ninguém lê, marcam como spam… Ou seja, consideram perda de tempo e dinheiro. Mas o que as pessoas que pensam assim não sabem, é que o e-mail marketing ainda é uma ferramenta excelente, só que é preciso utilizá-la de forma inteligente.

Para isso ficar mais claro para você e te ajudar a começar a pensar na sua estratégia de relacionamento, levantei 4 motivos pelos quais o e-mail marketing – quando bem utilizado – ainda é uma boa estratégia.

Quando bem feito, é certeiro

e-mail marketing - Quando bem feito, é certeiro

Quando bem feito, é certeiro

O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta com o seu cliente. Que outro canal vai te dar tanta certeza de que o cliente recebeu o conteúdo? É claro que, para isso, é preciso ter cuidado com as configurações técnicas do e-mail (para não cair direto como spam) e, principalmente, já ter estabelecido o engajamento anterior com o lead.

Por exemplo, uma das formas de coletar e-mails para a sua base é através do download de algum material que seja interessante para o lead. Se a pessoa curtir o seu conteúdo, com certeza vai ficar atenta quando receber novidades da sua empresa.

Além disso, é preciso pensar bem na frequência de envios. Ninguém gosta de e-mail marketing todo santo dia, mas também mandar uma vez por ano não vai te ajudar a criar relacionamento. Aqui é preciso testar, testar e testar. Quando se usa uma boa ferramenta de gestão de e-mails, é possível ir acompanhando as métricas e ir ajustando as campanhas até alcançar o melhor resultado.

Permite identificar os melhores leads

e-mail marketing - Permite identificar os melhores leads

Permite identificar os melhores leads

Trabalhando o e-mail marketing com atenção, é possível identificar pelas métricas aqueles clientes ou prospects que estão mais engajados. Assim fica fácil saber com quem você pode tentar uma abordagem diferente, mais one-to-one.

Aqui, tamanho não é documento: a sua base de contatos pode até ser pequena, mas aqueles são leads de qualidade, pessoas que escolheram receber seu conteúdo. Vai depender de uma estratégia bem feita para garantir que essa base seja bem utilizada.

Dá liberdade de escolha para o lead

e-mail marketing - Dá liberdade de escolha para o lead

Dá liberdade de escolha para o lead

Em um mundo onde algoritmos escolhem o que você vai ou não ver nas redes sociais, o e-mail é uma ferramenta na qual o usuário tem total poder em receber ou deixar de receber facilmente os conteúdos. Ninguém obriga ninguém a deixar o e-mail no formulário para o download de um e-book. O lead faz isso pois tem interesse no conteúdo.

Quem realmente curte um assunto ou quer saber mais sobre alguma coisa, está disposto a fazer essa troca: a pessoa recebe o acesso a algo que lhe interessa e você recebe o canal para se comunicar diretamente com esse lead. Mas vou falar de novo: estratégia, amigo! Se o e-mail marketing não for bem utilizado, os clientes saem da base bem rapidinho.

Possibilita a nutrição de leads

e-mail marketing - Possibilita a nutrição de leads

Possibilita a nutrição de leads

Para uma estratégia de relacionamento parar de pé, é preciso estar sempre em contato com os clientes. Com o e-mail marketing, é possível fazer esse contato mais direcionado. Acompanhando as métricas, você consegue criar fluxos de conteúdo mais interessantes para o cliente, oferecendo materiais que podem ser interessantes para ele, com base em outros conteúdos que o cliente já acessou.

Em resumo, é preciso pôr a cabeça para funcionar antes de sair mandando e-mail marketing a torto e a direito. Boas ferramentas nos ajudam a chegar mais rápido aos nossos objetivos. Mas é preciso conhecer bem os detalhes de cada ferramenta, para tirar o melhor proveito possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *