4 Incríveis Dicas para sua Empresa Crescer sem Traumas

4 Incríveis Dicas para sua Empresa Crescer sem Traumas

man looking at the chart on holographic screen

Um dos principais desafios que uma startup enfrenta é cuidar do crescimento sustentável da empresa. Até porque, uma característica básica de uma startup é a escalabilidade, que significa projetar o modelo de negócios para que possa alcançar uma grande fatia de mercado. Para fazer esse motor girar, é preciso crescer.

As dicas que preparei hoje são justamente sobre isso. Fazer a empresa crescer é sim um grande obstáculo, mas que pode ser vencido quando se pensa em algumas coisas fundamentais. Vem comigo que vou te mostrar algumas lições importantes sobre isso, que podem te ajudar.

4 Incríveis Dicas para sua Empresa Crescer sem Traumas

4 Incríveis Dicas para sua Empresa Crescer sem Traumas

1. Qualidade sem tamanho

Qualidade sem tamanho

Qualidade sem tamanho

Assim como de uma pequena semente pode surgir uma grande árvore, de uma pequena equipe pode surgir uma grande empresa. O segredo é como essa semente foi plantada, regada e bem cuidada.

O que estou querendo dizer é que não importa se a sua equipe ainda é pequena. A dedicação e a qualidade na entrega têm que existir desde o início, para se tornar parte da cultura da empresa. Tem certos hábitos que, quando colocados em prática desde o comecinho, podem fazer toda a diferença quando a estrutura aumentar.

Um livro muito bacana que pode te dar uma luz sobre essa coisa de instigar boas práticas e como elas podem mudar o rumo da sua empresa é “O poder do hábito”, do autor Charles Duhigg. Esse cara explica bem certinho como os hábitos se formam e quais são seus poderes de transformação, tanto na vida das pessoas como nas organizações. Recomendo!

2. Cuide das Finanças

Cuide das Finanças

Cuide das Finanças

Bom, não preciso falar que finanças é um dos pontos mais importantes do negócio – isso não é segredo para ninguém. A questão é que às vezes falta planejamento e cuidado em relação a isso quando se fala em crescimento da empresa.

Isso é muito importante, principalmente quando você consegue conquistar aquele tão sonhado investimento. Já comentei aqui no blog sobre o que um investidor procura numa startup. Os motivos são diversos, mas todo investidor quer ver os frutos da ideia em que apostou.

Muita empresa que recebe investimento acaba aumentando muito a sua estrutura sem pensar em quanto aquilo impacta nos gastos fixos. Se não houver um controle bem de perto, o investimento inicial pode ir embora rapidinho, deixando passar uma grande oportunidade de avançar e crescer. Então fica a dica: cuide das finanças!

3. Melhoria contínua

Melhoria contínua

Melhoria contínua

Como falamos ali em cima, para sua empresa crescer bem, a qualidade da equipe precisa ser cultivada desde o início. Essa máxima vale também para o seu produto, que precisa ser melhorado constantemente.

Para que isso seja possível, você precisa aproveitar tudo aquilo que tem em mãos, principalmente informações. Com certeza a sua equipe de vendas descobre a cada dia algo novo sobre os clientes e os seus fornecedores também podem estar sabendo de alguma novidade que pode ser interessante para trazer para o seu negócio.

Para melhorar sempre, é preciso buscar as novidades e não esperar que elas cheguem até você!

4. Desenvolva o poder da visão

Desenvolva o poder da visão

Desenvolva o poder da visão

Como sempre digo, um dos fatores que mais tem feito os negócios alcançarem sucesso é ter um propósito bem definido a ser alcançado. E para isso, é preciso cada vez mais desenvolver as características de um visionário.

Olhar além do que as necessidades atuais mostram, encontrar novas oportunidades, sempre buscar mais conhecimento, ser curioso e proativo. Essas são apenas algumas das qualidades que um visionário desenvolve ao longo do tempo. Quando você começar a aplicá-las na sua jornada empreendedora, os resultados virão e com certeza irão contribuir para que a sua empresa cresça e apareça.

Para a sua empresa crescer, muito trabalho vem pela frente. O negócio agora é arregaçar as mangas e se preparar para colocar em prática essas e outras ações que vão te ajudar a turbinar seus projetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *