4 dicas para se manter motivado

4 dicas para se manter motivado

4 dicas para se manter motivado

4 dicas para se manter motivado

As vezes eu paro para ver o mar e fico pensando sobre como a natureza pode nos ensinar coisas incríveis. Tem dia que o mar está calmo, tem dia que está revolto. Mas lá longe, os pescadores estão sempre trabalhando, faça chuva ou faça sol. Na nossa jornada empreendedora, acontece a mesma coisa: tem os dias bons e os dias difíceis. Como a gente faz para se manter motivado mesmo na pior tempestade?

É claro que cada um vai ter o seu jeito próprio de encontrar força para continuar. Mas tem algumas ações simples que podem mudar os rumos do seu dia a dia, te ajudando a aumentar a sua motivação. Separei algumas dicas que para mim fazem a diferença e espero que façam para você também.

Mantenha seu propósito em mente

4 dicas para se manter motivado - Mantenha seu propósito em mente

Mantenha seu propósito em mente

Você lembra porquê começou a sua empresa? Você recorda todos os dias seus objetivos? Você já ouviu frases ou pensamentos que te ajudaram a superar uma dificuldade em algum momento? A nossa mente é muito poderosa, mas as vezes nossos objetivos não ficam tão frescos na nossa memória.

Uma dica legal nessa hora é escrever a missão e os valores da empresa e colocar na parede do escritório. Outra coisa também é colocar frases que te lembre de coisas importantes, para que esses pensamento motivadores estejam sempre perto de você. Você pode até achar meio estranho no começo esse negócio de colocar frases na parede. Mas vai por mim, funciona!

Faça listas realistas

4 dicas para se manter motivado - Faça listas realistas

Faça listas realistas

Como é bom quando a gente faz aquela listinha de tarefas e vai conseguindo marcar todas as atividades como “feitas”, não é mesmo? Listas de tarefas são sempre muito úteis, para nos ajudar a lembrar de tudo o que temos que fazer. Mas o que acontece as vezes e que pode nos desmotivar é criar listas enormes e inalcançáveis para um dia de trabalho.

Quem nunca fez uma lista de 25 coisas para se fazer em um dia e no final só conseguiu fazer 3 ou 4? Aí bate aquele desânimo e a gente pensa “Poxa, não consegui fazer quase nada da minha lista…”. Para não passar mais por isso, a minha dica é: avalie o que você realmente tem condições de fazer em um dia de trabalho e faça a sua lista de tarefas com base nisso.

A cada dia temos coisas diferentes para fazer e o rendimento vai ser maior em um dia do que em outro. Por exemplo, um dia você tem 2 reuniões e uma visita a um fornecedor e no outro você fica no escritório direto. Em cada caso, você precisa considerar o tempo de deslocamento, a complexidade da tarefa e todos os detalhes que envolvem para saber o que você realmente vai dar conta de fazer.

É legal também marcar na lista aqueles tarefas que não foram previstas e que você teve que resolver na hora. Quando você chega no final do dia e vê o quanto você produziu, é uma injeção de ânimo na certa!

Estabeleça suas prioridades

4 dicas para se manter motivado - Estabeleça suas prioridades

Estabeleça suas prioridades

O que vem em primeiro lugar na sua vida? E em segundo, terceiro, quarto? Será que o que você pensa que é prioridade na sua vida está realmente sendo priorizado? Quando deixamos de lado aquilo que é realmente importante para nós, aos poucos vamos perdendo a motivação, mesmo sem perceber. Por isso, de vez em quando, é legal fazer o exercício de escrever uma lista de prioridades.

Na hora de escrever a sua lista, seja sincero consigo mesmo. Uma coisa que pode ajudar é escrever duas listas: a lista ideal (como eu gostaria que fossem as minhas prioridades) e a lista real (como eu estou priorizando de fato) e então compará-las.

Às vezes a comparação entre as duas listas pode ser bem assustadora. A gente sai fazendo um monte de coisa no nosso dia a dia sem refletir e, quando damos conta, estamos correndo atrás do vento. O que precisamos fazer, como marinheiros do empreendedorismo, é aproveitar o vento para ir mais longe e não desperdiçá-lo. Para isso, nossas prioridades precisam estar claras sempre!

Separe um tempo para você

4 dicas para se manter motivado - Separe um tempo para você

Separe um tempo para você

Essa dica tem tudo a ver com a anterior. Se você não tem suas prioridades bem definidas, fica muito difícil conseguir separar um tempo para fazer o que você gosta. Você vai deixar de lado as atividades que você adora fazer porque “não tem tempo”. Mas será que não tem mesmo? Ou está faltando organização e prioridades? Pense nisso!

Fazer atividades de lazer, praticar um esporte, aprender um instrumento musical são os momentos em que você vai relaxar a cabeça e renovar suas forças. Você precisa disso, então oloque na sua lista de prioridades.

A vida de empreendedor tem suas vantagens, mas as dificuldades estarão sempre presentes. Por isso é tão importante se manter motivado. Lembre-se que desbravar os mares do empreendedorismo não é fácil, mas como diz aquele ditado “mar calmo nunca fez bom marinheiro”. Enfrente as dificuldades com garra para que logo mais você possa comemorar o sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *