Conheça os melhores formatos de conteúdo para blog

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Produzir textos ou vídeos para atrair possíveis clientes com a ajuda da internet é uma das maneiras mais eficazes de construir um negócio online ou até mesmo expandir um já existente, mas como fazer isso?

Quais são os melhores formatos de conteúdo para blog? Veja a seguir algumas dicas que preparei para te ajudar nessa missão!

Os melhores conteúdo para blog
Conheça os melhores formatos de conteúdo para blog

O tamanho do texto

Antes mesmo de pensar nas características do seu público-alvo, você deve saber de algo extremamente importante: textos para blog devem ter, no mínimo, 500 palavras. Textos mais curtos que isso geralmente são desconsiderados pelos motores de busca, como o Google e o Yahoo!, então só é uma boa ideia investir seu tempo e dinheiro em conteúdos que sigam a regra das 500 palavras.

É claro que esse valor mínimo pode aumentar de acordo com as necessidades do seu público, mas isso é algo que você terá que analisar mais para frente.

Formatos de conteúdo para blog

Em uma redação, você pode optar por diferentes tipos de texto, como narração ou dissertação. Da mesma maneira, existem variados formatos de conteúdo para blogs, cada um deles com suas características. Confira alguns dos mais populares a seguir:

Lista de conteúdo para blog
Lista de conteúdo para blog

Lista

Basta alguns minutos no Facebook para notar que as pessoas adoram compartilhar listas, principalmente quando há comédia envolvida.

Listas são convidativas por dois motivos:

  • Passam ao leitor a ideia de que o texto é mais dinâmico e rápido, já que cada tópico tem um início, meio e fim.
  • O leitor tem a falsa ideia de que sabe quando o texto terminará, já que o número de tópicos geralmente é mencionado no título do texto.

A falsa ideia de término e o dinamismo dos tópicos ajudam a reduzir bastante o número de abandonos dos textos, que geralmente acontece pela falta de paciência do leitor.

Tutorial

Este formato é, basicamente, uma versão modificada das listas. A diferença aqui é que cada tópico do tutorial serve como uma continuação do passo apresentado anteriormente.

Tutoriais são bastante pesquisados utilizando a palavra “como” logo no início da busca. Ex: “Como escrever conteúdos para blog”.

Vale lembrar que nem todo título que começa com a palavra “como” é um tutorial. “Como ganhar dinheiro na internet”, por exemplo, pode ser um conteúdo com uma lista de maneiras diferentes de fazer isso.

Análise o conteúdo para blog
Análise (Review) de conteúdo para blog

Análise (Review)

É bem comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a qualidade ou eficácia de um produto ou serviço, e uma maneira de sanar esses questionamentos é pesquisando por análises. Ex:

  • Hotel ABC é bom?
  • Vale a pena comprar um (insira aqui o nome do produto)?

O ideal é que os conteúdos de análise trabalhem com comparações, apresentando as vantagens e desvantagens do item analisado para que o possível cliente saiba se aquilo se encaixa ou não com o que ele deseja.

O importante aqui é que o cliente que realmente tiver afinidade com o item analisado se sinta pronto para fazer a compra e que o cliente que não tem afinidade sinta gratidão por ter seguido a sua análise e recusado o item.

Um cliente que compra e depois sente remorso é bem pior para o seu negócio, visto que dificilmente ele indicará o produto e, provavelmente, evitará comprar de você novamente.

Este tipo de conteúdo aparece com frequência em estratégias de marketing de afiliados para divulgar produtos, infoprodutos e serviços.

Formato de conteúdo para blog
Qual é o formato deste conteúdo?

Qual é o formato deste conteúdo?

O formato no qual este conteúdo mais se encaixa é o de listas, já que ele apresenta uma breve introdução e tópicos independentes. É claro que existem diversas outras categorias e subcategorias de conteúdos, mas por hoje essas são as três que eu gostaria que você conhecesse e praticasse.

Se você gostou das dicas de conteúdo para blog, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para incentivar mais pessoas e aumentar o nosso alcance. Nos encontraremos novamente em um próximo texto. Até lá!

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