Conheça o Smarketing – a junção perfeita entre marketing e vendas!

Conheça o Smarketing – a junção perfeita entre marketing e vendas!

Os departamentos de marketing e vendas são partes vitais de uma empresa, pois são os responsáveis diretos por garantir aquilo que mantém a sua saúde e o seu bom funcionamento: o lucro. Mas nem sempre os dois estão alinhados e trabalhando em conjunto e, algumas vezes, um setor parece trabalhar contra o outro.

Eis que surge o Smarketing para resolver esse problema. Para entender mais sobre essa técnica e como tirar dela o máximo proveito para beneficiar a sua empresa, veja o post a seguir!

Afinal, o que é Smarketing?

O termo é relativamente novo e vem das palavras inglesas “sales” e “marketing”. O Smarketing, portanto, tem como objetivo unir justamente o trabalho de vendas (sales) e marketing. Mas por que uni-los?

Juntos eles trabalham melhor e trazem muito mais resultados para a empresa. Alinhando e harmonizando as equipes de marketing e vendas dentro da empresa, acontece o aumento e nutrição de leads com informações realmente consistentes para que sejam encaminhadas à equipe de vendas e estes ofereçam um atendimento com muito mais qualidade, aumentando a eficiência no momento de fechar a venda.

Quais benefícios essa técnica pode trazer para a empresa?

Maior envolvimento

Com todos trabalhando pelo mesmo objetivo e falando a mesma língua, naturalmente as equipes se sentirão parte da empresa e vestirão sua camisa, definindo metas alcançáveis e trabalhando chances reais de atingi-las. Consequentemente, é possível enxergar resultados positivos na gestão de leads e de vendas.

Aproxime a equipe de Vendas e Marketing

Aproxime a equipe de Vendas e Marketing

Aumento nas vendas

A partir de informações mais precisas sobre clientes e leads prontos, a equipe de vendas conseguirá naturalmente fechar mais vendas em menos tempo. Este alinhamento das equipes trabalhando em sincronia pode aumentar o faturamento da empresa em até 20%, segundo dados da pesquisa divulgada pela Aberdeem Group.

Como implementar o Smarketing?

Nem sempre é tarefa fácil apaziguar e, sobretudo, colocar duas equipes conflitantes em sinergia. Mas todo esforço vale a pena quando se fala em aumentar a efetividade no fechamento dos negócios. E para que isso funcione, você precisa adotar duas posturas:

  1. atribuir as mesmas metas e/ou objetivos para as equipes de marketing e vendas;
  2. trabalhar a comunicação entre as equipes. O desenvolvimento de cada tarefa ou meta deve ser muito claro para cada membro das duas equipes.

Para isso, deve-se ter em mente alguns pontos importantes:

Definir metas

As duas equipes devem falar a mesma linguagem e, portanto, entender que as metas e/ou objetivos do marketing são os mesmos para vendas. Para que os dois setores trabalhem juntos, é fundamental que compartilhem suas metas.

Definir Metas em Conjunto

Definir Metas em Conjunto

Entender o funil de vendas

Apenas um funil é válido para as duas equipes. Deve-se ter vista que a diferença ocorre no ciclo de vida médio em que cada cliente está.

Definir qual é o sales-ready lead

Esse é mais um momento em que as duas equipes devem estar alinhadas para estabelecerem em qual momento o cliente estará pronto para realizar a compra. A definição deve ser feita em conjunto.

Conhecer as personas

O marketing precisa desse conhecimento para conversar com o seu lead e oferecer conteúdo de qualidade. Do outro lado, o setor de vendas precisa conhecer bem o perfil desse cliente para efetivar a conversão.

O que mudar na mentalidade dos membros para alcançar a sinergia?

Este ponto é fundamental: as equipes devem entender definitivamente que marketing e vendas precisam trabalhar juntas. Feito isso, a próxima mudança é com relação a forma de comunicação que deve ser cultivada. Além do habitual e-mail, SMS, whatsapp ou telefone, a equipe deve se reunir presencialmente para alinhamento das partes com relação a objetivos comuns. Registre tudo em SLA.

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Como alcançar a Sinergia?

E o que é SLA?

O Service Level Agreement é um acordo firmado entre os setores da empresa em que se descrevem as metas e o nível de serviços, bem como as responsabilidades de cada parte envolvida. Este documento deve ser revisado e ajustado periodicamente para acompanhar os objetivos e necessidades da empresa.

Percebeu como é importante a integração das equipes de marketing e vendas? Com o trabalho em conjunto acontecendo em harmonia, o sucesso é garantido.

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