Conheça algumas ferramentas para comunicação interna em empresas

Conheça algumas ferramentas para comunicação interna em empresas

Olá, jovem empreendedor! No texto de hoje vou lhe apresentar algumas ferramentas para comunicação interna em empresas. A intenção é lhe ajudar a tornar esse processo mais eficiente e rápido, utilizando as ferramentas mais modernas e adequadas ao ambiente corporativo.

Veja ferramentas para comunicação interna

Conheça algumas ferramentas para comunicação interna em empresas

Infelizmente, muitos empresários ainda não compreendem a importância da comunicação para o sucesso empresarial e enfrentam muitos problemas em decorrência disso. Afinal, uma boa política de comunicação forma colaboradores mais engajados, aumentando a produtividade da empresa.

Pensando nisso, pesquisei e separei 4 ferramentas para comunicação interna que vão fazer toda a diferença no processo de crescimento de seu negócio, fazendo de você um empreendedor de sucesso. Ficou curioso? Continue lendo o texto e descubra agora mesmo!

1. E-mail: uma das melhores ferramentas para comunicação interna

Em um mundo cada vez mais globalizado e moderno, o e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas em empresas. Isso porque, possui vantagens expressivas, como rapidez, segurança, eficiência e custo zero.

Entretanto, quando não utilizada corretamente, essa ferramenta pode trazer alguns sérios problemas para o ambiente empresarial. O acúmulo de mensagens sem visualização e respostas e as duplas interpretações em decorrência da impessoalidade do método, podem afetar o rendimento da equipe.

Utilize a caixa de sugestão como ferramentas para comunicação interna

A caixa de sugestões está entre as ferramentas para comunicação interna da empresa

2. Caixa de sugestões

Uma das formas responsáveis por desenvolver o diálogo entre os funcionários e gestores é a utilização das caixas de sugestões. Por meio delas é possível identificar problemas e coletar boas sugestões do grupo.

Liderar uma equipe exige do empreendedor saber ouvir seu grupo de trabalho. Assim sendo, essa pode ser uma ferramenta útil ao auxiliar funcionários tímidos a exporem suas ideias e reclamações, facilitando assim a gestão de pessoal. Além disso, por ser barato, eficiente e de fácil manuseio, pode ser implantada em empresas de qualquer porte.

3. Intranet

A intranet é uma rede que pode ser acessada somente por pessoas ligadas à empresa. É uma excelente alternativa frente aos problemas enfrentados com o uso do e-mail, além de permitir a comunicação entre diferentes setores da empresa, publicando informativos, treinamentos e serviços.

Como ponto negativo, podemos apontar o maior custo comparado às outras tecnologias. Além disso, uma empresa não pode basear a sua comunicação interna somente na intranet, devendo utilizá-la como complemento às outras ferramentas.

Ferramentas para comunicação interna é a Videoconferência

Entre as ferramentas para comunicação interna, uma dica é a videoconferência

4. Videoconferência

A videoconferência é uma tecnologia de grande importância para as empresas, especialmente aquelas que possuem filiais. Ela permite que reuniões e treinamentos sejam realizados de maneira rápida e integrada de qualquer lugar. Portanto, é uma forma eficiente para se economizar tempo, evitando deslocamentos desnecessários da equipe.

Apesar de exigir um maior investimento que as demais tecnologias, o empresário deve avaliar bem a necessidade e os benefícios que esse tipo de comunicação pode proporcionar ao seu empreendimento.

Após conhecer essas ferramentas para comunicação interna, fica fácil entender porque você não pode ignorar a importância da comunicabilidade para o bom funcionamento do seu empreendimento. Afinal, facilitar o diálogo e a interação da equipe com os assuntos referentes à empresa é uma das premissas para se obter o sucesso.

Implantando a ferramenta que melhor se adequa às necessidades de seu negócio, você aumentará a motivação e o desempenho de seus funcionários.

Gostou do texto e quer compartilhar conosco alguma dúvida ou experiência acerca do tema? Deixe seu comentário, terei o prazer em lhe ajudar!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *