Como validar uma ideia de empreendimento?

Tempo de leitura: 8 minutos

Hoje vou dividir com você informações bem valiosas para aplicar na validação dos seus projetos.

Como vailidar uma ideia de negócio
Como validar uma ideia de empreendimento?

Seu empreendimento pode ser altamente promissor, você só precisa saber como validar uma ideia. Você pode querer começar seu próprio negócio, criar um novo produto, um novo serviço, ou mesmo reinventar seu empreendimento; seja qual for o seu objetivo, você tem um ambiente desafiador para enfrentar.

Mesmo que esteja receoso, com aquele “será?” pairando pela cabeça, é possível ter sucesso. Basta que tome alguns cuidados com o planejamento de suas ações. O receio se torna seu amigo nesse momento, pois ele vai te ajudar a se concentrar mais objetivamente no desenvolvimento e validação do negócio.

Atente para o fato de que muitos processos só aprendemos na prática, principalmente quando se trata de criar algo novo, onde você precisará desenvolver suas percepções acerca do mercado pretendido.

Confira a seguir 7 passos essenciais para validar uma ideia!

Como validar uma ideia com uma plano de negócios
Como validar uma ideia com um plano de negócios

Tenha um plano de negócio

Para validar a sua ideia, primeiramente você deve ter um plano. Quando digo plano eu me refiro a ter um plano de negócio. Caso decida validar sua ideia sem ter um plano de negócio é possível que esbarre em muitas situações que não esperava, situações estas que podem ser determinantes para o sucesso do empreendimento.

A vantagem do plano de negócio é que com ele você terá uma visão completa do seu projeto. Com essa ferramenta será mais fácil avançar com a criação e gerenciamento de todos os recursos necessários.

Existe um quadro de modelo de negócios que é bastante conhecido, o Canvas. Ele foi popularizado justamente por ser bem útil e simples de se trabalhar. Foram surgindo diversos outros modelos, que você pode escolher de acordo com sua necessidade, mas vamos falar do quadro de modelo de negócios tradicional, o Business Model Canvas.

O Canvas é dividido em 9 blocos, juntos eles irão te ajudar a tirar o máximo de proveito de tudo que é necessário para dar forma e sustentar uma ideia.

Você irá determinar qual será o canal de vendas, o segmento de clientes, a proposta de valor, o relacionamento com clientes, a atividade-chave, as principais parcerias, a estrutura de custos, as fontes de receita e os principais recursos.

Veja o Business Model Canvas aqui.

É interessante você ir preenchendo os campos com post-it, assim irá conseguir visualizar de maneira mais dinâmica da montagem do modelo de negócio.

Com o Canvas preenchido, você verá todas informações necessárias de forma alinhada. O passo seguinte é a avaliação do mercado.

Como vailidar uma ideia no oceano azul
Oceano Azul x Oceano Vermelho

Oceano Azul x Oceano Vermelho

Realize a avaliação do segmento antes de validar sua ideia. Pesquise sobre o mercado respondendo a estas perguntas:

  • Quem são seus concorrentes diretos?
  • Quem são seus concorrentes indiretos?
  • O mercado está saturando?

Respondendo a estas perguntas será mais fácil definir quais devem ser suas estratégias.

Após a avaliação do mercado, você verá claramente se sua ideia fará parte do Oceano Azul ou do Oceano Vermelho. O objetivo é se manter fora do Oceano Vermelho.

O Oceano Azul é quando você mantém a excelência do empreendimento, com inovações, diferenciais, ou qualquer outro meio que te destaque no mercado, podendo navegar tranquilamente por ele.

Diferente do Oceano Vermelho, onde existe intensa competitividade, e os concorrentes não possuem nenhum diferencial. Ficando em uma eterna luta uns contra os outros, sem poder navegar tranquilamente pelo oceano do mercado.

Você pode se manter no Oceano Azul ao desenvolver novos mercados ou aprimorando suas ideias de forma que elas ofereçam um diferencial ao cliente.

A análise do Oceano Azul x Oceano Vermelho deve ser constante, pois sempre podem surgir empresas oferecendo a mesma solução que você, ou as tendências podem apontar para uma nova possibilidade.

Como validar uma ideia de planejamento financeiro
Tenha um planejamento financeiro

Planejamento financeiro

Um dos causadores no congelamento de ideias mais comum é o temor da estruturação financeira.

Ter um bom planejamento financeiro é decisivo para o sucesso da sua ideia. Principalmente no início da execução, onde pressupõe-se que os recursos são limitados.

Defina mecanismos para o gerenciamento do capital aplicado. Planilhas, relatórios, controle de entrada e saída; todos os dados bem organizados serão importantes para se certificar que sua ideia, após validada, terá condições de ser executada dentro dos limites do seu orçamento.

Como validar uma ideia sem persona
Defina uma persona para validar a sua ideia de negócio

Defina uma persona

Conhecer seu público te proporcionará desenvolver vantagens competitivas, pois você irá diferenciar seu negócio de acordo com o perfil do seu cliente. Isso cria condições para o desenvolvimento de estratégias de marketing assertivas, por estarem alinhadas ao público que deseja atingir.

Pense em quem seria o cliente ideal para sua empresa e monte um perfil detalhado. Personas vão além de faixa etária e classe social. Elas possuem características particulares, tais como: hobbies, estilo de vida, ocupações e aspectos de necessidades aos quais você deverá ajudar a suprir.

Para a necessidade de quem sua ideia é a solução? Descreva todas as informações pertinentes a esta pessoa.

Você também pode criar mais de uma persona, pois sua solução pode ajudar tipos distintos de públicos. Não se esqueça que quanto mais você especificar as particularidades do seu cliente, mais assertiva será sua estratégia de marketing. O ideal é que projete esses perfis com base em dados reais, por meio de pesquisas.

Como validar uma ideia com criação
Trabalhe com co-criação

Trabalhe com co-criação

A co-criação se baseia no desenvolvimento do projeto juntamente com outras pessoas, sendo considerada uma forma altamente benéfica para aprimorar as ideias.

Algumas pessoas gostam de assumir todas as demandas e trabalhar sozinhas. Eu entendo que pode ser difícil para estas pessoas a co-criação, mas duas cabeças realmente pensam melhor que uma.

Você pode dominar a proposta do projeto, enquanto outra pessoa pode ter uma ótima noção de processos financeiros. Cada um tem uma habilidade que, somadas, irão agregar valor ao projeto.

Algumas ferramentas podem te ajudar a estimular a co-criação para validar sua ideia, como por exemplo os aplicativos da Google e o Trello.

Informações de como validar uma ideia
Busque informações para saber como validar uma ideia

Busque informações

Busque informações com pessoas experientes no seu segmento. Você pode fazer o seu networking indo a eventos relacionados à área que deseja atuar e expandir suas conexões profissionais. Assista palestras de quem está bombando no mercado e converse bastante, pergunte sobre todas as questões que podem ser relevantes para o projeto.

Procure ficar por dentro de tudo que está rolando no mercado, e vale a pena conferir até as ideias que deram errado, pois poderá ter lições valiosas sobre o que não fazer ao validar sua ideia.

Receber feedbacks constantes ajuda a aperfeiçoar a performance do empreendimento, então receba-os de bom grado.

 

Descubra como validar uma ideia
Inspire-se

Inspire-se 

Respire um pouco!

As vezes ficamos entusiasmados com uma ideia mas, também precisamos relaxar para não perder a cabeça em meio a tantas informações.

Inspirar-se é parte do processo de validação de uma ideia. Você ainda poderá ter novos insights enquanto relaxa um pouco.

Busque pessoas de sucesso que podem te inspirar e veja como foi o processo de validação das ideias delas.

Uma película interessante para quem precisa de um pouco de inspiração, é o filme “Piratas do Vale do Silício” (Titulo original: Pirates of Silicon Valley). O longa foi lançado em 1999 e narra a história do inicio da Apple e da Microsoft simultaneamente. Vale a pena assistir! Você verá como a persistência pode ser essencial para o sucesso de uma ideia.

As situação no filme abordam sobre criatividade, persuasão, trabalho em equipe, a importância de um bom network, organização, análise da concorrência e planejamento financeiro. Todos os passos que fazem parte da validação da ideia.

Pegue um impulso!

Existem também as chamadas incubadoras e aceleradoras. Os dois modelos possuem suporte para ajudar a validar a sua ideia, basta analisar qual o melhor modelo para seu tipo de negócio.

Pode ser que quando compare sua proposta inicial com a ideia após as etapas acima ela esteja completamente diferente. Por isso, saber como validar uma ideia é tão importante, pois esse trajeto percorrido agrega maior valor e maturidade ao seu projeto, garantindo que ele tenha mais chances de sucesso.

Ainda não surgiu a ideia empreendedora? Veja ideias empreendedoras para você começar ainda em 2016.

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!