Como saber se vou alcançar meu propósito?

Como saber se vou alcançar meu propósito?

Conheça as pistas de que você está no caminho certo

Quando se fala em empreendedorismo, essa é uma das perguntas que não querem calar. Mas e aí? Tem como saber se você vai alcançar o propósito que você definiu para o seu negócio?

Bom, sendo bem direto: não! Pelo menos não tem como prever 100% do futuro – ainda não inventaram uma bola de cristal que funcione de verdade. O que você pode fazer é olhar para as pistas e avaliar se está indo pelo caminho certo e, se não estiver, buscar formas de entrar no eixo.

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Conheça as pistas de que você está no caminho certo

Conheça as pistas de que você está no caminho certo

Elementar, meu caro Watson

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Elementar, meu caro Watson

Elementar, meu caro Watson

Sherlock Holmes, o grande detetive da literatura inglesa, consegue deduzir mil coisas sobre uma pessoa apenas observando-a por alguns instantes. Pelas roupas, acessórios e demais características, ele tira várias conclusões sobre a vida da pessoa, de onde ela veio e para onde está indo.

Se Holmes entendesse de novos negócios (e talvez até entenda, afinal, é um sabe-tudo), acredito que poderia dizer se um empreendedor teria sucesso ou não apenas observando algumas pistas em seu comportamento.

Separei algumas dessas características que têm tudo a ver com ser um empreendedor de sucesso. Se você conseguir desenvolver estas características que vou te mostrar agora, aumentará muito a sua chance de encontrar o sucesso em sua jornada e alcançar seu propósito.

Determinação

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Determinação

Determinação

Uma pessoa determinada não perde o foco. A partir do momento que definiu seu objetivo, ela segue em direção a ele, sem piscar os olhos. Essa é uma das primeiras características que um empreendedor precisa ter, pois sem foco, o objetivo se perde e você não sabe mais porquê está trabalhando e nem o que está construindo.

Perseverança

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Perseverança

Perseverança

Quem persevera não desiste até testar todas as possibilidades que estão ao seu alcance. Empreendedores que caminham rumo ao sucesso testam e testam muito! A metodologia de desenvolvimento de startups é toda baseada em testes: errar rápido para consertar rápido. Mesmo que sua ideia se transforme várias vezes ao longo do caminho, o importante é não desistir.

Paciência

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Paciência

Paciência

O negócio não vai crescer da noite para o dia, o retorno financeiro e reconhecimento provavelmente vão demorar e isso não pode ser motivo para desanimar. Encarando os problemas com uma boa dose de paciência, a cabeça fica livre para focar no presente, sem se incomodar com o que não está ao seu alcance de resolver no momento.

Ousadia

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Ousadia

Ousadia

Aquele que se arrisca também dá pistas de que está caminhando para os bons resultados. Ousar fazer algo que nunca foi feito dá sempre um medinho, mas muitas vezes é o que o mundo precisa: de novas ideias, novos olhares, novas possibilidades.

Comprometimento

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Comprometimento

Comprometimento

Outra característica marcante em um empreendedor de sucesso é querer fazer a diferença ao meio em que vive. Se comprometer com sua comunidade, seu país e com o futuro é fundamental para garantir que o que você faz hoje possa ter continuidade e se tornar algo que seja útil por muito tempo.

Visão

Como saber se vou alcançar meu propósito? - Visão

Visão

Todas essas características que falei até então estão relacionadas com essa que considero a mais importante de todas. Ter visão é pensar no futuro, tendo em mente o aprendizado do passado e tudo o que acontece no presente. Quando você se torna um visionário, todas as demais características caminham juntas.

Cada vez mais, possuir um propósito tem sido o divisor de águas entre negócios bem sucedidos e negócios que fracassam. Mas simplesmente ter o propósito definido não é suficiente: é preciso agir. Desenvolver essas características é o primeiro passo para que você possa correr atrás de seus objetivos para comemorar o propósito alcançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *