Como pesquisar um bom nicho de mercado para infoproduto

Tempo de leitura: 6 minutos

Ao selecionar um nicho de mercado para o infoproduto que você pretende promover, é importante que seja restrito o suficiente para que você não fique investindo em marketing para um público grande demais. Ao mesmo tempo, esse nicho deve ser suficientemente amplo para incluir diferentes tipos de infoprodutos que os clientes irão querer comprar. Certo?

Segmente o mercado para infoproduto
Defina o nicho do seu infoproduto

No post de hoje você irá conhecer algumas dicas para pesquisar um bom nicho de mercado para infoproduto!

Concentre-se no nicho

Por que, em primeiro lugar, você deve se concentrar em um nicho, em vez de apenas no infoproduto?

Os produtos vêm e vão, mas o nicho vai ficar existindo no mercado. Quando você escolhe um segmento de mercado para infoproduto e tem tempo para entender as necessidades desse público profundamente, um novo mundo de opções se abre para você.

Consequentemente, você para de lutar para encontrar ideias para produtos e passa a, instantaneamente, saber exatamente os tipos de produtos que você deve promover, uma vez que estão em sintonia com as necessidades do seu nicho de mercado.

Pesquise o mercado para infoproduto
Como pesquisar um mercado para infoproduto?

Como você pesquisa um mercado para infoproduto?

Siga estas 3 etapas simples:

1. Identifique o seu nível de expertise sobre algum assunto

  • Sobre o que as pessoas sempre lhe perguntam?
  • O que você tem estudado extensivamente?
  • O mais importante: o que você gosta de fazer?

Depois de identificar a sua mensagem ou o sobre qual tema você tem domínio e deseja se concentrar, inicie sua reflexão, analisando especificamente o assunto, até chegar à conclusão sobre que assunto você tende a dominar.

Estude o mercado para infoproduto
Brainstorm com uma audiência

2. Brainstorm com uma audiência

  • Escolha um público em que você está inserido ou tem contato próximo;
  • Escolha um público em torno do qual você gravita (em outras palavras, as pessoas com quem você gosta de andar).

Então, converse, identificando os problemas com os quais você está familiarizado. Trata-se de fazer uma investigação sobre os desafios, aspirações e desejos que o seu público tem. Há muitos lugares online em que você pode encontrar essas informações, incluindo fóruns, sites, blogs populares e sites que já se debrucem sobre aquele nicho.

3. Escolha os ‘problemas’ mais rentáveis

Nem todos os problemas são criados ou resolvidos igualmente. Alguns problemas serão rentáveis; outros serão difíceis de vender. Você precisa entender a diferença e pode fazer isso usando “filtros”, tais como:

  • O número de pesquisas mensais relacionadas ao problema;
  • O número de pesquisas que implicam a intenção de resolver esse problema;
  • A estabilidade de termos de busca relacionados a esse problema;

Assim, você define melhor qual tema irá trabalhar, observando se é viável ou não.

Escolha o mercado para infoproduto
Como escolher um nicho de infoproduto?

Como escolher um nicho de infoproduto?

Nem muito amplo ou estreito

A chave para qualquer campanha de informação de marketing é identificar os nichos mais rentáveis que não sejam nem muito largos nem muito estreitos.

Investigue as palavras-chave

Nesta etapa, você identificará quais palavras-chave o seu público utiliza quando pesquisam temas relacionados aos nichos, especialmente pesquisas relacionadas aos seus problemas ou desejos mais profundos. Esta informação não só irá dizer-lhe com que tópicos o seu público se preocupa, mas também irá dizer se existe ou não um potencial de lucro neste nicho.

Para isso, utilize gratuitamente a ferramenta do Google chamada AdWords Keyword Planner. A ferramenta fornece muitas informações úteis relacionadas a essas palavras-chave, como o volume de pesquisa local e global, nível de concorrência, custo médio por clique (CPC) e muito mais.

As palavras-chaves do mercado para infoproduto
Escolha as palavras-chaves certas

O que queremos prestar atenção, ao pesquisar palavras-chave, é o volume de pesquisa mensal. Quanto maior o volume de pesquisa, maior o mercado. Como regra geral, qualquer número acima de 1.000 correspondências de buscas por mês vale muito a pena ser considerado.

No entanto, existem alguns nichos de mercado com volume mensal menor que têm potencial de lucro, então analise ambas as possibilidades.

O nível e a qualidade de competição em um nicho são uma boa indicação de sua lucratividade. Outros indicadores de lucratividade são:

  • Alto custo médio por clique (CPC);
  • Várias páginas de anúncios;
  • Os anunciantes se localizam no top 3 no ranking;

Logo, se você utilizar uma palavra-chave bastante conhecida, terá de criar um infoproduto relevante e muito útil, justamente para competir com as outras pessoas e se tornar conhecido, por assim dizer. Por isso, muitos empreendedores preferem investir em outras palavras-chave, aquelas que não têm tanta busca assim, de modo a conquistar mais público e aumentar os cliques e lucros.

Rentabilidade do mercado para infoproduto
Considere rentabilidade em longo prazo

Considere rentabilidade em longo prazo

Os nichos para a comercialização de um infoproduto podem ser divididos em duas categorias básicas: nichos de curto prazo e nichos de longo prazo.

Nichos de curto prazo

Os nichos de curto prazo têm uma expectativa de vida relativamente limitada, como uma data específica ou um estudo delimitado. Se você trabalha com produtos em um nicho tão apertado, considere que o seu infoproduto deverá trazer informações relevantes sobre o tema – e é provável que atualizações tenham de ser divulgadas, a posteriori, pelo fato de ser um assunto em transformação rápida.

Por isso, é melhor escolher nichos de longo prazo, pois oferecem uma vida útil mais longa. Assim, você pode continuar a vender infoprodutos dentro desse nicho para seus clientes ilimitadamente.

Nichos de longo prazo

Um exemplo de nicho de longo prazo é o treinamento de cachorros. As pessoas sempre vão comprar filhotes e cães não treinados, que precisam aprender a obediência básica. Dessa forma, você poderá vender esse infoproduto (como adestrar)  indefinidamente.

Mercado para infoproduto verde
Pesquise por nichos verdes

Prefira nichos verdes

Nichos verdes, conhecidos como evergreen, são aqueles que não são sazonais. Isso significa que seus clientes vão comprar os infoprodutos que você oferece a qualquer momento. Não importa a época do ano, as pessoas estarão interessadas sobre o tema, o nicho.

Eles oferecem soluções para problemas que nunca podem ser realmente resolvidos ou são tão comuns que sempre haverá pessoas que procuram por esses infoprodutos para ajudá-las a resolvê-los.

Essas foram algumas dicas de como pesquisar um nicho de mercado para seu infoproduto. É a partir do nicho que o seu infoproduto pode vir dar lucro ou não. Como é possível perceber, muitos aspectos são influenciados pela escolha do nicho, portanto, faça uma boa pesquisa e, após escolher o tema e a solução para a necessidade do usuário, comece a planejar o seu infoproduto. Beleza?

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