Como o empreendedor PME pode usar a web para driblar a crise

Tempo de leitura: 9 minutos

Os noticiários, a internet e, principalmente, as redes sociais não nos deixam esquecer que atualmente o Brasil está vivendo uma das piores crises financeiras da sua história.

O índice de desemprego só aumenta, é cada vez mais difícil se estabelecer no mercado e encontrar uma forma de sobreviver. Mas tudo tem uma saída e uma das maneiras que o empreendedor PME tem para driblar a crise é utilizar a web em seu favor.

Empreendedor PME trabalhe com a internet
“Crise” não faz parte do vocabulário

A web não serve apenas para criar sites e investir em marketing. Pelo contrário, as possibilidades são muito maiores e você pode aumentar a sua produtividade, complementando as tecnologias do seu negócio para chamar a atenção do cliente, conseguir novos e não perder tempo com processos manuais, por exemplo.

Saiba como unificar todas as suas ideias a partir da web!

ERP Para Empreendedor PME

Um ERP – Planejamento de Recurso Corporativo, em português – unifica os sistemas que atualmente podem ser fragmentados em sua organização, e isso varia desde o desenvolvimento de produtos e gestão de cadeia de fornecimento até suporte de TI, gestão e muito mais.

Através de sistemas de unificação, você pode criar uma boa relação custo-eficiência e melhoria dos processos de negócios. Mais do que isso, a sua organização pode economizar dinheiro, eliminando a necessidade de diferentes usuários serem treinados em sistemas diferentes. Todos serão treinados em um só sistema.

Todos os dados são compilados, armazenados, compartilhados e acessados ​​através de um único sistema, não há nenhuma preocupação sobre como completar ou proteger os dados porque os arquivos já estão salvos.

Empreendedor PME deve ter um planejamento de recursos
ERP Para Empreendedor PME

Sem um ERP, você e seus funcionários podem perder tempo com operações que poderiam ser automatizadas ou a equipe perderá tempo completando tarefas repetitivas manualmente. Isso pode vir a ter um impacto negativo em sua linha de produção. Um ERP irá eliminar este desperdício de tempo, e isso pode vir a ter um efeito positivo sobre a produtividade, eficiência e rentabilidade da sua organização.

A solução de software ERP direito pode ser usado em várias tarefas de marketing, e isso se refere a processos que incluem geração de leads e aquisição de clientes, além de promover um melhor serviço de atendimento ao cliente e retenção de clientes. Em última análise, pode ajudá-lo a se comunicar melhor com seus clientes durante todas as etapas do processo.

User Experience

Você já ouviu falar em experiência do usuário? A experiência do usuário – UX – é a forma como uma pessoa se sente ao interagir com um produto digital. UX engloba uma série de fatores, alguns que são controlados ​​por designers e desenvolvedores e alguns que são preferências do usuário.

Empreendedor PME e a experiência do usuário
Não se esqueça da experiência do usuário

Esses fatores incluem:

  • Usabilidade;
  • Acessibilidade;
  • Desempenho;
  • Design/estética;
  • Utilidade;
  • Ergonomia;
  • Interação humana em geral e marketing;

Mas UX não é exatamente a mesma coisa que usabilidade, embora esteja relacionado. UX é a experiência, emoção, intuição e conexão que um usuário sente ao usar um site ou produto. A usabilidade é um componente chave da experiência geral de qualquer cliente, lead, usuário, enfim.

Em termos de design, a experiência do usuário é tão importante quanto a identidade visual. Não importa o que o seu site ou aplicativo promove se as pessoas não sabem como interagir com ele. E além disso, eles precisam dessa interação.

Enquanto UX é importante para qualquer produto digital, é ainda mais importante para certos tipos de ações digitais:

  • Sites complexos ou aplicações;
  • Vendas no varejo ou online;
  • Sites e empresas startup;
  • PMEs;
  • Projetos de baixo orçamento;

 UX é a chave para sites complexos, pois os usuários devem ser capazes de navegar facilmente no site e entender como usá-lo. Ignorar o UX pode resultar em um site desleixado, que as pessoas não irão voltar a acessar, sendo algo fatal para qualquer negócio. Desenvolver uma experiência rica em interação irá conduzir o retorno dos usuários ao site.

Empreendedor PME com presença nas redes sociais

Empreendedor PME nas redes sociais
Empreendedor PME com presença nas redes sociais

Posts nas mídias sociais podem ser usados para atrair e lidar com o tráfego. Criar uma nova página em seu site é como tirar uma grande selfie. Ou seja, você quer que o mundo te veja, mas você não quer pedir a atenção (ou pior, pagar por ela). É por isso que, para selfies e landing pages, posts bem desenvolvidos nas mídias sociais podem fazer toda a diferença.

Usar a mídia social para negócios impulsiona o motor de pesquisa indexadores para o seu site. A estratégia de marketing de conteúdo é a parte mais importante de ganhar lugares no topo das pesquisas, mas direcionar o tráfego para que suas páginas sejam otimizadas vai levá-lo a subir muito mais rápido nas páginas de resultados.

Se você está fazendo certo, a mídia social vai direcioná-lo à construção de um relacionamento real. Por exemplo, no Twitter e no Instagram investir em marketing é muito legal, porque promove a interação com sua base de clientes – você pode ler seus tweets e atualizações de status para obter insights sobre suas vidas diárias (e talvez ajustar a sua estratégia de marketing como resultado).

Saiba quais os produtos que estão sendo comprados e por quê? O que eles estão fazendo no fim de semana? Que tipo de mensagens eles gostam de compartilhar, e para quais sites?

Você também pode usar a mídia social como uma ferramenta para se conectar com as empresas não-concorrentes complementares. Exemplos são os líderes e formadores de opinião de sua área, assim como jornalistas que cobrem o seu segmento.

Às vezes, tornar-se “amigo” desses profissionais ajuda a trazer mais notoriedade em sua PME.

Empreendedor PME deve realizar um bom atendimento
Central de Atendimento ao Cliente

Nichos específicos, plataforma e-commerce e SAC

Para uma PME, é interessante migrar para uma plataforma que centralize seus negócios, dando segurança, rapidez e dinamismo à empresa. No caso do segmento de e-commerce isso é ainda mais relevante, pois toda e qualquer transação da marca passará pela web.

Mas, independentemente do nicho ao qual a marca pertença, é essencial concentrar-se na logística porque ajuda a fortalecer as ações da empresa, bem como seus serviços de comunicação com o cliente e entrega de produtos, conforme o caso.

Outro ponto para driblar a crise é o seguinte: gerar identificação com o público-alvo. Para isso, o atendimento online ao cliente deve ser impecável, isto é, o foco em um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – de alto nível, com respostas em curtos prazos e a constante busca pela solução das dores e dúvidas de cada cliente.

Existem várias maneiras de oferecer um excelente serviço ao cliente, e nenhuma delas é necessariamente complicada. Simplesmente exigem, por parte do empreendedor PME, foco e atenção, devendo estar no topo de todas as atenções dos negócios online PME de sucesso.

Veja algumas dicas:

Informações de contato fáceis

Sim, os clientes poderão contatá-lo pela “menor” das razões, mas para eles é sempre importante. Trate todo o contato com o cliente com respeito e atenção, e seu cliente irá mostrar sua lealdade para com a marca.

Empreendedor PME tenha um suporte de cliente
Suporte ao cliente

Responder o e-mail de suporte dentro de 24-48 horas

Este é o tempo suficiente para permitir que a equipe de atendimento ao cliente faça a análise do caso e resolva os problemas de cada cliente.

Tenha boas políticas de relacionamento

Políticas sólidas são uma coisa boa para qualquer negócio, não só para relacionamento com o público, mas também para evitar confusão entre os funcionários sobre o que é permitido e o que não é, na conduta da empresa.

Reflita sempre: a sua empresa não quer ser enganada por clientes que estão sendo menos honestos, certo? De qualquer modo, certas situações que precisam ser tratadas de forma diferenciada podem surgir e é justamente nesse ponto que uma mudança na política pode ser a melhor opção de ação.

Essa mudança não significa estar cedendo ou recuando, apenas colocando seus clientes em primeiro lugar e tentando garantir que eles estejam felizes com o resultado. Mostra que a empresa tem a possibilidade de ajustes permanentes para atender aos anseios de seu público.

Feedback

Sim, isso pode significar algum trabalho extra em termos de acompanhamento de e-mails, mas com a tecnologia de hoje, isso pode ser tão fácil como configurar uma resposta automática para fazer contato inicial após uma venda para garantir que tudo correu bem e dar-lhes os números de contato, no caso de haver um problema.

Viu só? Dessa forma você consegue driblar a crise e ainda conseguir mais clientes para que a PME cresça e se estabilize. O empreendedor PME também precisa ter, acima de tudo, vontade de se adaptar aos novos ambientes e oferecer inovação ao público-alvo, ou até novidades fresquinhas, como descontos, novos serviços e até bônus de compra.

O que você acha destas dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo!

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