Os noticiários, a internet e, principalmente, as redes sociais não nos deixam esquecer que atualmente o Brasil está vivendo uma das piores crises financeiras da sua história.
O índice de desemprego só aumenta, é cada vez mais difícil se estabelecer no mercado e encontrar uma forma de sobreviver. Mas tudo tem uma saída e uma das maneiras que o empreendedor PME tem para driblar a crise é utilizar a web em seu favor.
A web não serve apenas para criar sites e investir em marketing. Pelo contrário, as possibilidades são muito maiores e você pode aumentar a sua produtividade, complementando as tecnologias do seu negócio para chamar a atenção do cliente, conseguir novos e não perder tempo com processos manuais, por exemplo.
Saiba como unificar todas as suas ideias a partir da web!
ERP Para Empreendedor PME
Um ERP – Planejamento de Recurso Corporativo, em português – unifica os sistemas que atualmente podem ser fragmentados em sua organização, e isso varia desde o desenvolvimento de produtos e gestão de cadeia de fornecimento até suporte de TI, gestão e muito mais.
Através de sistemas de unificação, você pode criar uma boa relação custo-eficiência e melhoria dos processos de negócios. Mais do que isso, a sua organização pode economizar dinheiro, eliminando a necessidade de diferentes usuários serem treinados em sistemas diferentes. Todos serão treinados em um só sistema.
Todos os dados são compilados, armazenados, compartilhados e acessados através de um único sistema, não há nenhuma preocupação sobre como completar ou proteger os dados porque os arquivos já estão salvos.
Sem um ERP, você e seus funcionários podem perder tempo com operações que poderiam ser automatizadas ou a equipe perderá tempo completando tarefas repetitivas manualmente. Isso pode vir a ter um impacto negativo em sua linha de produção. Um ERP irá eliminar este desperdício de tempo, e isso pode vir a ter um efeito positivo sobre a produtividade, eficiência e rentabilidade da sua organização.
A solução de software ERP direito pode ser usado em várias tarefas de marketing, e isso se refere a processos que incluem geração de leads e aquisição de clientes, além de promover um melhor serviço de atendimento ao cliente e retenção de clientes. Em última análise, pode ajudá-lo a se comunicar melhor com seus clientes durante todas as etapas do processo.
User Experience
Você já ouviu falar em experiência do usuário? A experiência do usuário – UX – é a forma como uma pessoa se sente ao interagir com um produto digital. UX engloba uma série de fatores, alguns que são controlados por designers e desenvolvedores e alguns que são preferências do usuário.
Esses fatores incluem:
- Usabilidade;
- Acessibilidade;
- Desempenho;
- Design/estética;
- Utilidade;
- Ergonomia;
- Interação humana em geral e marketing;
Mas UX não é exatamente a mesma coisa que usabilidade, embora esteja relacionado. UX é a experiência, emoção, intuição e conexão que um usuário sente ao usar um site ou produto. A usabilidade é um componente chave da experiência geral de qualquer cliente, lead, usuário, enfim.
Em termos de design, a experiência do usuário é tão importante quanto a identidade visual. Não importa o que o seu site ou aplicativo promove se as pessoas não sabem como interagir com ele. E além disso, eles precisam dessa interação.
Enquanto UX é importante para qualquer produto digital, é ainda mais importante para certos tipos de ações digitais:
- Sites complexos ou aplicações;
- Vendas no varejo ou online;
- Sites e empresas startup;
- PMEs;
- Projetos de baixo orçamento;
UX é a chave para sites complexos, pois os usuários devem ser capazes de navegar facilmente no site e entender como usá-lo. Ignorar o UX pode resultar em um site desleixado, que as pessoas não irão voltar a acessar, sendo algo fatal para qualquer negócio. Desenvolver uma experiência rica em interação irá conduzir o retorno dos usuários ao site.
Empreendedor PME com presença nas redes sociais
Posts nas mídias sociais podem ser usados para atrair e lidar com o tráfego. Criar uma nova página em seu site é como tirar uma grande selfie. Ou seja, você quer que o mundo te veja, mas você não quer pedir a atenção (ou pior, pagar por ela). É por isso que, para selfies e landing pages, posts bem desenvolvidos nas mídias sociais podem fazer toda a diferença.
Usar a mídia social para negócios impulsiona o motor de pesquisa indexadores para o seu site. A estratégia de marketing de conteúdo é a parte mais importante de ganhar lugares no topo das pesquisas, mas direcionar o tráfego para que suas páginas sejam otimizadas vai levá-lo a subir muito mais rápido nas páginas de resultados.
Se você está fazendo certo, a mídia social vai direcioná-lo à construção de um relacionamento real. Por exemplo, no Twitter e no Instagram investir em marketing é muito legal, porque promove a interação com sua base de clientes – você pode ler seus tweets e atualizações de status para obter insights sobre suas vidas diárias (e talvez ajustar a sua estratégia de marketing como resultado).
Saiba quais os produtos que estão sendo comprados e por quê? O que eles estão fazendo no fim de semana? Que tipo de mensagens eles gostam de compartilhar, e para quais sites?
Você também pode usar a mídia social como uma ferramenta para se conectar com as empresas não-concorrentes complementares. Exemplos são os líderes e formadores de opinião de sua área, assim como jornalistas que cobrem o seu segmento.
Às vezes, tornar-se “amigo” desses profissionais ajuda a trazer mais notoriedade em sua PME.
Nichos específicos, plataforma e-commerce e SAC
Para uma PME, é interessante migrar para uma plataforma que centralize seus negócios, dando segurança, rapidez e dinamismo à empresa. No caso do segmento de e-commerce isso é ainda mais relevante, pois toda e qualquer transação da marca passará pela web.
Mas, independentemente do nicho ao qual a marca pertença, é essencial concentrar-se na logística porque ajuda a fortalecer as ações da empresa, bem como seus serviços de comunicação com o cliente e entrega de produtos, conforme o caso.
Outro ponto para driblar a crise é o seguinte: gerar identificação com o público-alvo. Para isso, o atendimento online ao cliente deve ser impecável, isto é, o foco em um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – de alto nível, com respostas em curtos prazos e a constante busca pela solução das dores e dúvidas de cada cliente.
Existem várias maneiras de oferecer um excelente serviço ao cliente, e nenhuma delas é necessariamente complicada. Simplesmente exigem, por parte do empreendedor PME, foco e atenção, devendo estar no topo de todas as atenções dos negócios online PME de sucesso.
Veja algumas dicas:
Informações de contato fáceis
Sim, os clientes poderão contatá-lo pela “menor” das razões, mas para eles é sempre importante. Trate todo o contato com o cliente com respeito e atenção, e seu cliente irá mostrar sua lealdade para com a marca.
Responder o e-mail de suporte dentro de 24-48 horas
Este é o tempo suficiente para permitir que a equipe de atendimento ao cliente faça a análise do caso e resolva os problemas de cada cliente.
Tenha boas políticas de relacionamento
Políticas sólidas são uma coisa boa para qualquer negócio, não só para relacionamento com o público, mas também para evitar confusão entre os funcionários sobre o que é permitido e o que não é, na conduta da empresa.
Reflita sempre: a sua empresa não quer ser enganada por clientes que estão sendo menos honestos, certo? De qualquer modo, certas situações que precisam ser tratadas de forma diferenciada podem surgir e é justamente nesse ponto que uma mudança na política pode ser a melhor opção de ação.
Essa mudança não significa estar cedendo ou recuando, apenas colocando seus clientes em primeiro lugar e tentando garantir que eles estejam felizes com o resultado. Mostra que a empresa tem a possibilidade de ajustes permanentes para atender aos anseios de seu público.
Feedback
Sim, isso pode significar algum trabalho extra em termos de acompanhamento de e-mails, mas com a tecnologia de hoje, isso pode ser tão fácil como configurar uma resposta automática para fazer contato inicial após uma venda para garantir que tudo correu bem e dar-lhes os números de contato, no caso de haver um problema.
Viu só? Dessa forma você consegue driblar a crise e ainda conseguir mais clientes para que a PME cresça e se estabilize. O empreendedor PME também precisa ter, acima de tudo, vontade de se adaptar aos novos ambientes e oferecer inovação ao público-alvo, ou até novidades fresquinhas, como descontos, novos serviços e até bônus de compra.
O que você acha destas dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]