Como inovar no seu modelo de negócios?

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste artigo, meu objetivo é mostrar como é importante inovar a maneira como você realiza seus negócios para sobreviver nesse mundo competitivo. No passado existiam empresas que dominavam em determinado setor do mercado durante décadas com o mesmo modelo de negócios. Hoje, com as constantes mudanças no mundo corporativo, as empresas precisam se reinventar a todo o momento.

Desenvolva um modelo de negócios
Como inovar no seu modelo de negócios?

A título de exemplo, temos acompanhado uma transformação nos serviços prestados pelos táxis. Durante décadas, quando alguém queria um táxi, era necessário ligar para uma cooperativa, que então notificava um taxista para que atendesse o cliente. Esse método de atendimento durou décadas, até por fim chegarem os aplicativos de corrida de táxi. Os taxistas precisaram inovar seus serviços para não perder seus clientes.

Para não ser pego de surpresa e precisar mudar seus métodos de negócios de uma hora para outra, é fundamental fazer atualizações constantes para adequar sua empresa às demandas do mercado. Mas como você pode inovar seu modelo de negócios? Vou dar algumas dicas que nortearão seu planejamento.

Entenda sobre modelo de negócios

Alexander Osterwalder, escritor do livro “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios”, citou, em outras palavras, que uma empresa precisa descrever o sentido de sua criação em um modelo de negócio para entregar e capturar o valor de sua marca. Através da criação de um mapa, a companhia poderá incluir o perfil de seus clientes e, assim, definir como encontrará soluções para atender as necessidades deles.

Para ajudar na criação de modelos de negócios, Alexander Osterwalder criou o Canvas, uma metodologia que divide a empresa em nove blocos. A ideia do Canvas é que, melhorando cada área de uma companhia, o produto final será uma inovação a serviço do cliente.

Tudo sobre modelo de negócios
Entenda sobre modelo de negócios

Conheça o perfil de seus clientes

A empresa precisa aumentar sua proximidade em relação aos clientes para montar um modelo de negócios eficiente. Para isso, é importante conhecer os desejos e problemas do seu público. Essa prática fará que os serviços de seu negócio sejam diferenciados.

A companhia Sinasa vem demonstrando que inovar no modelo de negócios envolve conhecer bem os clientes. Enquanto os planos de saúde tradicionais obrigam o cliente a pagar mensalidades para caso venham a precisar usufruir dos serviços do plano, a Sinasa humanizou sua forma de trabalhar: o cliente só paga pelos serviços que for utilizar! Seu método de serviço inovou a área da saúde e conquistou o público que não tem condições de pagar um plano de saúde.

Atualize-se

Conhecer bem as novidades do setor em que sua empresa atua é fundamental para ter um modelo eficaz de negócio. Sempre existe uma maneira diferente de realizar processos da empresa disponível no mercado. Por exemplo, você pode fazer novas linhas de serviços e produtos com a marca de sua companhia.

Desevolva um modelo de negócios
Se mantenha atualizado

Com o mundo virtual cada vez mais presente na vida dos consumidores, criar uma loja virtual pode ser a porta de entrada de novos clientes e, como resultado, uma maneira de fidelizá-los.

Procure o suporte de profissionais

Para conseguir definir o planejamento do modelo de negócios, você pode contar com o suporte de profissionais de gestão de negócios, que podem direcionar seus esforços em inovar sua marca para conquistar novos clientes.

Espero que essas sugestões tenham ajudado você a inovar seu modelo de negócios! Aproveite e leia também sobre como desenvolver as características de um empreendedor de sucesso.

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!