Eu, você que está lendo este artigo e tantas outras pessoas que trabalham no mercado atual — como empresários ou funcionários de empresas de todos os portes — sabemos que os negócios que não marcam presença na web praticamente não existem para o público. Por isso, saber como divulgar empresa na internet é um pré-requisito para atrair clientes, aumentar a visibilidade da marca e ter sucesso.
Se não bastasse estar presente no dia a dia de 95 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, o mercado on-line ainda movimentou mais de R$ 41 bilhões em compras nos e-commerces em 2015, de acordo com o Relatório Webshoppers. Viu só a magnitude desse mercado? Pensando nisso, apresento neste artigo 5 passos para sua empresa trabalhar com Marketing Digital, extraindo o melhor dessa ferramenta para seus negócios!
1. Realizar um planejamento estratégico
O primeiro passo para divulgar é planejar. É preciso saber o propósito da marca, os diferenciais da empresa e dos concorrentes, o perfil do público-alvo e as características do mercado. A partir desse mapeamento, é possível criar: plano de comunicação on-line com palavras-chave da empresa, ações, frequência e canais digitais adequados para impactar o público-alvo e, assim, aumentar a visibilidade da marca na web.
Com um planejamento de marketing bem estruturado, as ações de comunicação on-line atingirão o público certo de forma consistente, estarão alinhadas com o discurso da marca e colaborarão com os objetivos estratégicos da empresa.
2. Criar conteúdo de alta qualidade
Nós usamos a internet para solucionar problemas e procurar conteúdo interessante e inspirador. Quando encontramos, não só consumimos aquele conteúdo, como o compartilhamos com nossa rede de contatos, por meio das mídias sociais, e-mail e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp.
Além disso, já não somos sensíveis à publicidade invasiva, que fala exclusivamente dos produtos da empresa. Então, investir em conteúdo de qualidade, interessante para o público-alvo e relacionado ao universo em que a empresa atua é uma estratégia excelente para aumentar a presença da marca na web, atrair consumidores em potencial e estreitar o relacionamento com clientes.
Outro ponto positivo em incluir o Marketing de Conteúdo na estratégia digital da empresa é que ele melhora o alcance orgânico do site, pois o mecanismo de busca do Google dá preferência para conteúdos relevantes e melhora a posição deles nos resultados da pesquisa realizada.
3. Investir em publicidade digital
A publicidade digital tem preços acessíveis e muito mais baixos do que as cifras milionárias necessárias para fazer campanhas tradicionais na TV ou nos veículos impressos de grande circulação.
É claro que é possível anunciar na internet com verbas altas ― e muitas empresas estão fazendo isso há anos ―, mas também há formas de começar com pequenas quantias, acompanhar os resultados em tempo real, ajustar as campanhas e aumentar gradativamente a verba.
Ainda, a publicidade em redes sociais e em ferramentas de busca como o Google permite uma excelente segmentação, que torna os esforços financeiros muito mais assertivos, já que a publicidade aparece somente para o perfil de público definido pela empresa, segundo os itens:
- Dados básicos, como faixa etária, profissão e sexo;
- Informações geográficas, como estado, cidade e local de residência;
- Assuntos de interesse e palavras-chaves buscadas.
Se o conteúdo e o tema da publicidade são interessantes e divulgados para o público certo, a campanha certamente atrairá as pessoas para outros canais da sua empresa, como o site, o blog ou a loja virtual.
4. Divulgar empresa na internet para garantir engajamento
Todas as dicas que compartilhei com vocês neste artigo ― planejamento bem estruturado, conteúdo relevante, investimento em publicidade segmentada ― engajarão o seu público, ou seja, a interação deles com os materiais divulgados, que acontece por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários, recomendações e cliques.
E quanto maior for esse engajamento, maior será o alcance das publicações, uma vez que mais e mais pessoas serão impactadas pela comunicação da sua empresa. Você poderá provocar ainda mais interação realizando concursos culturais e promoções que façam das pessoas vitrines da marca na web.
Espero ter ajudado você a entender que divulgar a sua empresa na internet depende de trabalho planejado, constante e criativo. Compartilhe este artigo nas redes sociais e fortaleça as melhores práticas em Marketing Digital!
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