4 características visionárias de Elon Musk

4 características visionárias de Elon Musk

Saiba o que faz de Elon Musk um verdadeiro visionário!

No caminho do empreendedorismo, é importante identificar pessoas nas quais podemos nos espelhar. Um dos empreendedores de maior sucesso da atualidade é Elon Musk, a mente que está à frente de projetos como SpaceX e Tesla Motors. Segundo a Forbes, Musk está entre os 100 mais ricos do mundo e seus projetos surpreendem o mundo diariamente.

4 características visionárias de Elon Musk

4 características visionárias de Elon Musk

Quando nos deparamos com alguém como Musk, é inevitável pensar “Como ele consegue? Será que um dia eu poderei ser como ele?”. A resposta é: sim, você pode!

É claro que se tornar um empreendedor de sucesso não é algo que acontece do dia para a noite. Exige muito trabalho, dedicação e o desenvolvimento de habilidades específicas. Para te inspirar, separei algumas características importantes de Elon Musk que podem te ajudar a se tornar um visionário como ele. Você vai perceber que todas elas são perfeitamente atingíveis por alguém que esteja disposto a evoluir.

1. Apaixonado por leitura

Elon Musk - Apaixonado por leitura

Apaixonado por leitura

Desde jovem, Musk é um ávido leitor. A leitura o ajudou não só a adquirir novos conhecimentos, mas também a ampliar seu repertório, o que contribui para formular ideias originais. Tudo bem, eu sei que a leitura muitas vezes não é um hábito para muitos de nós. Eu mesmo tive que vencer essa barreira em minha caminhada.

No início da minha carreira como empreendedor, eu não acreditava que a leitura pudesse ser importante para o meu trabalho. Hoje, posso dizer com tranquilidade que é um dos principais meios para o desenvolvimento pessoal. Depois que pegamos o gosto, nossa lista de leitura só aumenta e conseguimos aproveitar cada vez mais tudo aquilo que lemos.

2. Uma mente em busca de conhecimento

Elon Musk - Uma mente em busca de conhecimento

Uma mente em busca de conhecimento

Além de contribuir para manter a mente aberta para novas ideias, Musk descobriu que sua afeição para a leitura poderia levá-lo a ser autodidata. Ou seja, ele se deu conta de que não precisava esperar que alguém viesse ensiná-lo para aprender aquilo que desejava. Os primeiros passos em sua empreitada no desenvolvimento de foguetes foram todos por conta própria, quando começou a estudar sobre isso sozinho.

Disciplina para buscar o conhecimento é uma característica marcante de um visionário. É preciso buscar ativamente por aquilo que você identifica que precisa desenvolver. Muitos livros iniciais vão te mostrar como começar e com o tempo você vai perceber quais tópicos você precisa dar mais atenção. Aos poucos, você vai conseguir organizar o panorama de tudo aquilo que você precisará aprender para alcançar seus objetivos.

3. Olhos abertos para necessidades invisíveis

Elon Musk - Olhos abertos para necessidades invisíveis

Olhos abertos para necessidades invisíveis

Um visionário como Elon Musk está sempre buscando ver além do que está diante de si. Consegue identificar as pistas sobre as mudanças no mercado, nos hábitos e comportamentos e imaginar as mudanças que podem surtir a partir dali. Nesse sentido, Musk tem demonstrado uma grande preocupação com o futuro da humanidade, refletindo sobre como as ações atuais podem impactar no futuro.

Com a Tesla Motors, tem ampliado seus esforços para contribuir com a diminuição da emissão de poluentes, desenvolvendo automóveis elétricos com maior eficiência energética. Já com a SpaceX, tem buscado expandir as possibilidades de exploração do espaço. Um dos planos que Musk já está executando é a viabilização da construção de uma colônia humana em Marte, até 2030. Outro projeto chefiado por Musk que já está em fase de desenvolvimento é a transmissão de internet via satélite. Fazer com que a internet possua cobertura mundial pode ampliar ainda mais as possibilidades que se tem hoje em relação ao acesso à informação, educação e tecnologia.

Pode até parecer que alguns desses projetos tenha mais cara de um roteiro de filme de ficção científica do que de um projeto real. Mas quantas outras ideias que pareciam malucas a alguns anos atrás e hoje fazem parte do nosso cotidiano? Vide as ligações por vídeo, a interface por toque e tantos outros exemplos.

4. Sempre atento a novas ideias

Elon Musk - Sempre atento a novas ideias

Sempre atento a novas ideias

Mais uma característica que se destaca em um visionário é a capacidade de captar oportunidades mesmo nos momentos mais improváveis. Enquanto passava por um engarrafamento intragável, Elon Musk teve a visão de que a forma como as pessoas se locomovem poderia ser muito diferente. Poderia ser mais ágil e mais eficiente tanto para sua construção quanto para sua manutenção. Assim nasceu a The Boring Company (a “Empresa Chata”), que fez de um momento de monotonia um projeto visionário que pode mudar o futuro dos transportes em pouco tempo.

Elon Musk hoje se destaca como um dos mais bem sucedidos empreendedores do mundo não por possuir habilidades fora do comum, mas porque aprendeu a ver o mundo de forma diferente e se esforçou para fazer suas ideias acontecerem. Você também pode desenvolver seu espírito visionário, desde que descubra como é possível criar um futuro a partir de uma visão.

Em 2017, lancei o livro “Visionários”, onde compartilho meu aprendizado no mundo empreendedor e conto como descobri que a visão é a característica mais valiosa para se alcançar o sucesso. Quero te convidar para conhecer mais sobre como a visão de futuro pode transformar seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *