3 campanhas de marketing (visionárias) dignas de um Oscar

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Tem campanha de marketing que é sucesso de bilheteria, mas são poucas aquelas que realmente merecem um Oscar. Se eu fosse jurado da academia na premiação das melhores ações de marketing, a lista de indicados teria apenas campanhas visionárias, que se destaquem por sua originalidade e coragem em testar novos caminhos.

Para compartilhar com vocês algumas das minhas campanhas favoritas, fiz a minha lista de indicados para a estatueta. E o Oscar vai para…

3 campanhas de marketing dignas de um Oscar
3 campanhas de marketing dignas de um Oscar

A ousadia do Rei: Burger King distribuindo Big Mac?

Campanhas de marketing - A ousadia do Rei: Burger King distribuindo Big Mac?
A ousadia do Rei: Burger King distribuindo Big Mac?

Na categoria de ações online, eu premiaria a ousadia do Burger King, em uma campanha nas redes sociais da Noruega. Em sua página no Facebook, com 38 mil fãs, o BK divulgou que estaria distribuindo um vale Big Mac (isso mesmo, o sanduíche mais famoso da concorrência) para todos aqueles que deixassem de seguir a página. Nessa brincadeira, 30 mil fãs trocaram a sua “curtida” na página do Burger King por um vale Big Mac.

“Mas Diego, porque você está indicando para o Oscar uma campanha dessas? É praticamente um suicídio de marketing!”. É aí que você se engana. Essa campanha conseguiu fazer com que o engajamento total da página aumentasse em 5 vezes! Os 8 mil fãs que ficaram na página passaram a defender o BK com unhas e dentes, compartilhando mais e passando feedbacks contínuos, para que os produtos ficassem cada vez melhores. Para a marca, vale mais um consumidor fiel na mão do que dois que a deixam de lado na primeira chance.

É claro que o risco foi enorme e é um tipo de ação que cabe à gigantes eternamente em guerra, como Burger King e McDonald’s. Mas fica a inspiração: fidelidade e engajamento são mais precisos do que números.

Meu nome é Zero, Coca-Cola Zero

Campanhas de marketing - Meu nome é Zero, Coca-Cola Zero
Meu nome é Zero, Coca-Cola Zero

Na categoria de marketing offline, o Oscar vai para a campanha da Coca-Cola Zero no lançamento do filme 007 – Operação Skyfall, em 2012. Com a chamada “Libere o 007 que existe em você”, a Coca instalou máquinas de refrigerante em um aeroporto. Mas não eram máquinas comuns. Elas desafiavam os consumidores a pôr à prova as suas habilidades de agente secreto.

Quem aceitasse o desafio, teria 70 segundos para atravessar o aeroporto e conquistar ingressos para a estreia do filme. Mas o jogo não foi tão simples quanto parece. A Coca-Cola preparou vários obstáculos coreografados para fazer o trajeto ainda mais difícil. Aqueles que aceitaram o desafio foram filmados, o que no fim virou um vídeo incrível, divulgado em todos os canais da Coca-Cola Zero.

Adorei essa campanha porque foi além de simplesmente divulgar o produto e filme, mas criou uma experiência super marcante para o consumidor, além de produzir um material compartilhável, que viralizou nas redes sociais. Saca só vídeo logo abaixo.

Billy, conserte minhas campanhas!

Billy, conserte as minhas campanhas

Em uma mistura de online e offline, Billy Gene criou uma das campanhas mais legais que vi nos últimos dias. Ele gastou 9 mil dólares em um outdoor que dizia algo como: “Está se dando mal para conseguir clientes com campanhas como essa? Acesse www.Billy-conserte-minhas-campanhas.com”.

Em um vídeo, ele explica o porque fez isso, mostrando como estabelecer confiança com o público é importante. Também aproveita para falar sobre como o marketing digital pode ser muito mais efetivo que a mídia tradicional, com menos custo. É genial! Assista o vídeo na íntegra.

FINAL FB Landing Page

Você conhece alguma outra campanha que merece a estatueta? Conte para mim nos comentários, vou adorar saber!

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