Hoje eu vou falar um pouco sobre o que anda acontecendo na área do empreendedorismo digital. Não é surpresa que o mundo virtual tem conquistado cada vez mais espaço nos negócios, muitas vezes sendo 100% onde a empresa acontece. O crescimento dessa área, que abraça cada vez mais áreas de atuação, é a promessa de uma nova gama de oportunidades para quem quer se aventurar em dar vida a suas ideias.
Empreender no meio digital significa, de maneira bem vaga, desenvolver e oferecer seus serviços e produtos se valendo da internet e seu alcance virtualmente ilimitado. No entanto, há muito o que destrinchar desse mundo: a internet oferta uma grande quantidade de nichos a serem explorados por empreendedores de todo tipo, e isso sem falar em como o novo conceito de IoT (sigla para o termo Internet of things, ou, em português, Internet das Coisas) pretende revolucionar a maneira como entendemos o mobiliário de nossas casas e outros objetos inanimados.
Conheça agora as quatro principais tendências que têm movimentado este campo em expansão:
Democratização da tecnologia
Embora o termo pareça sugerir algo mais na linha de acessibilidade tecnológica, essa tendência apontada pela Forbes versa sobre como os avanços da era digital possibilitarão um diálogo mais detalhado e recíproco entre homem e máquina, dando a ela um poder de decisão ainda mais independente. Alguns exemplos incluem carros que estacionam sozinhos (o que já é uma realidade) e lentes de contato que ajudam a controlar a glicemia. Investir em sistemas que tenham controle sobre suas próprias ações é apostar na inteligência cada vez mais manifesta da tecnologia — tudo que já vemos em celulares e computadores, agora ainda mais extenso e potencializado.
Cibersegurança
A expansão da usabilidade do mundo digital também abriu margem para que novos tipos de vírus se espalhassem por essas novas maneiras de se comunicar virtualmente. Worms e malwares que atacam sistemas de armazenamento em nuvem e aparelhos de IoT colocam em risco a privacidade e os registros de todos os usuários. Envolver-se em maneiras de proteger essas novas ramificações da internet é não só proveitoso como de importância social.
Impressoras 3D
Uma realidade cada vez mais conveniente e prática, as impressoras 3D estão ganhando espaço em conversas sobre uma possível vinda ao mercado do consumidor popular. A tecnologia ainda está deficiente de refinamento (a confecção ainda é muito demorada, o padrão de qualidade é mal estabelecido), mas a infinidade de utilizações para essa ferramenta pede por investimentos financeiros e científicos para que ela possa se tornar uma realidade ainda mais próxima da população.
Interação entre marca e público
Um novo perfil de consumidor toma conta do comportamento no mundo digital: a clientela que gosta de um relacionamento próximo com as empresas das quais consome. Utilizar gatilhos inteligentes e leads na hora de se comunicar com o público-alvo ajuda tanto na fidelização com a marca quanto na comunicação entre as duas partes, garantindo rapidez e eficácia na transmissão de informações e opiniões.
E aí, curtiu? Tem algo a dizer sobre empreendedorismo digital? Deixe suas impressões nos comentários abaixo!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]