Afinal, o que é ROI e como calcular?

Afinal, o que é ROI e como calcular?

Young businessman discussing with colleagues over whiteboard at office

Muitas pessoas me perguntam sobre métricas importantes no marketing digital e também no desempenho geral das empresas. Até já falei um pouco sobre isso aqui no blog. Mas o tal do ROI fiz questão de destacar e deixar um post especial só para ele.

ROI é a sigla em inglês para return on investment, ou seja, retorno sobre investimento. O próprio nome dessa métrica já é bem auto-explicativo. Quando calculamos o ROI, estamos verificando qual foi o retorno que a sua ação gerou baseado no investimento inicial que foi feito.

Antes de mais nada, vou te explicar um pouquinho por quê é importante calcular o ROI.

Afinal, o que é ROI e como calcular?

Afinal, o que é ROI e como calcular?

Por que calcular o ROI?

O que é ROI: Por que calcular o ROI?

Por que calcular o ROI?

O ROI é uma métrica importante pois te ajuda a entender a sua lucratividade. Através do ROI, você pode saber o quão lucrativas (ou não) estão sendo as suas ações.

Quando falo ações, quero dizer todas as iniciativas que a sua empresa tem e que impactam nos resultados finais. Então, o ROI pode ser calculado para ações de marketing, de produção, de vendas… Enfim, de tudo aquilo que tem um investimento inicial e que gera um resultado em valores.

Outro ponto importante é que, assim como outras métricas, o ROI pode ajudar a direcionar as ações da empresa. Mas como assim, “direcionar as ações”?

Quando falamos de métricas, falamos também de metas a serem atingidas. Com o ROI, é possível estabelecer uma meta de lucratividade. Por exemplo: este mês vamos colocar como meta um retorno de 50% sobre o investimento. Para isso, vamos precisar melhorar a produtividade do time, ajustar as entregas e reforçar as vendas. Viu? É assim que uma métrica te ajuda. A partir dela, todos os demais detalhes são alinhados para poder atingi-la.

Agora é hora de pegar lápis, borracha, calculadora, ou quem sabe uma planilha para ficar mais fácil. É hora de calcular!

Calculando o ROI

O que é ROI - Calculando o ROI

Calculando o ROI

Isso mesmo, vamos fazer continhas. Mas nada de desespero, se você é daqueles que não curte muito matemática. Aliás, como sempre digo: pode tratar de se reconciliar com os números, pois como empreendedor, você vai precisar MUITO deles.

O cálculo do ROI é bem simples. Você só precisa de dois valores:

  • Investimento inicial em uma ação (exemplo: uma campanha de marketing)
  • Retorno que essa ação gerou

Com isso, você coloca os valores nesta fórmula:

Para ficar mais fácil de te mostrar a fórmula, vamos colocar em números. Se você investiu R$5.000 em uma ação e, por meio desta ação arrecadou R$15.000, então a sua conta fica:

ROI = (15.000 – 5.000) / 5.000 = 2

Isso é, o ROI equivale a 2 vezes o valor do investimento inicial, ou seja, você teve um retorno de 200%.

Bom, espero que essa pincelada sobre ROI possa te ajudar a entender sua importância e começar a colocar essa métrica em mente. Você já calcula o ROI de suas ações? Tem mais dúvidas sobre isso? Deixe um comentário contando sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *