Aceleradoras e Incubadoras: entenda a diferença!

Tempo de leitura: 3 minutos

No Brasil, existem mais de 360 incubadoras de empresas, segundo a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e estima-se mais de 30 aceleradoras presentes no país. Com tamanho crescimento, você que está vivendo o mundo dos negócios já deve ter ouvido falar nestes dois termos, certo? Mas você saberia diferenciar as características dos dois ou até mesmo avaliar em qual das duas opções seu negócio mais se encaixaria? Eu vou te ajudar nessa missão, confira abaixo as principais diferenças entre incubadoras e aceleradoras.

Perfil do negócio incubado ou acelerado

As incubadoras geralmente contribuem com infraestrutura e espaço físico para as empresas, proporcionando modelos de consultoria mais tradicionais, comumente pautados nos planos de negócios estabelecidos.

Aceleradoras ou Incubadoras
Qual é o perfil do seu negócio?

Já as aceleradoras possuem maior dinamicidade no processo de consultoria, se assemelhando mais às atividades de mentoria ao aproximar profissionais que possam impactar positivamente o negócio em um menor espaço de tempo, podendo fazer parte deste modelo negócios que ainda estejam no plano da ideia.

Em grande parte das vezes as ideias e negócios que são acelerados estão ligados ao ramo da tecnologia e inovação e estão buscando espaço para se tornar altamente replicável e escalável.

Como se sustentam

Na maioria das vezes as incubadoras são mantidas por instituições governamentais, sem fins lucrativos. Muitas incubadoras estão diretamente ligadas às universidades, esse caráter não privatizado permite que ela tenha retorno a médio e longo prazo devido ao aumento da lucratividade da empresa incubada.

Já as aceleradoras funcionam por meio de investidores que compram ações das startups ali presentes e, com isso, contribuem para a aceleração da empresa e, consequentemente, estará usufruindo do crescimento do negócio. No caso da incubadora, não há esse investimento de capital na empresa como ocorre nas aceleradoras.

Oferta de contrapartidas

A participação de uma empresa em uma incubadora pode ser gratuita ou mediante pagamento de taxas subsidiadas pelo empreendedor. Em contrapartida, são oferecidas consultorias que permitam repensar o plano de negócios da empresa, recursos tecnológicos e humanos necessários para desenvolvimento do negócio, auxílio com metas e objetivos.

Escolha a melhor opção
Contrapartidas das Aceleradoras e Incubadoras

Na maioria das vezes, os resultados da incubadora não são colhidos de forma tão dinâmica por ela possuir um caráter de gestão mais tradicional. Já nas aceleradoras, o empreendedor participa de um processo acelerado e intenso ao ter a oportunidade de analisar o modelo de negócio da empresa, conhecer referências na área de sua ideia para troca de conhecimentos e buscar estratégias de replicabilidade, com o objetivo de atrair investidores para a ideia.

Nesse caso, o empreendedor não terá taxas para pagamento, porém, estará sujeito a dividir as ações com os investidores em porcentagens que podem variar mediante acordo entre as partes.

Consegue identificar onde sua empresa pode se encaixar? Se optou pela incubadora, saiba que o Brasil tem 5 incubadoras como as melhores da América Latina.

Se concluiu que a melhor opção para seu negócio é uma aceleradora, confira abaixo alguns links que te darão acesso a alguns sites de unidades brasileiras:

Independente de onde seu negócio se encaixa, como se encaixa ou se não se encaixa, o perfil ideal de empreendedor sugere que você esteja sempre antenado às novas temáticas do mundo do empreendedorismo. Assim, terá  mais conhecimento, flexibilidade e segurança para arriscar os próximos passos do seu negócio rumo ao sucesso.

Já participou de alguma incubadora ou aceleradora? Possui algum relato para compartilhar ou alguma dúvida? Aproveite o espaço abaixo para compartilharmos experiências. Sucesso!

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!