9 mitos sobre empreendedorismo

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas procuram novas alternativas de trabalho, seja por não estarem mais motivadas ou porque querem maior controle sobre seu destino. Entretanto, há muitos mitos sobre empreendedorismo que acabam confundindo esses empresários que querem construir um futuro mais independente.

Mitos sobre empreendedorismo
9 mitos sobre empreendedorismo

Portanto, no post de hoje, além de conhecer os principais mitos dessa “profissão”, você vai conhecer os principais benefícios de ser empreendedor.

Então, venha ler mais sobre os mitos em torno do empreendedorismo.

Vantagens de ser empreendedor

  • Controle:  Você escolhe o trabalho que gostaria de fazer e que agregue seus pontos fortes e habilidades, tendo mais satisfação no trabalho;
  • Desafio: A área pode ser emocionante, e muitos empresários consideram o trabalho muito agradável. Cada dia é preenchido com novas oportunidades para desafiar suas capacidades, habilidades e determinação;
  • Flexibilidade: Os empresários podem agendar seu horário de trabalho em torno de outros compromissos, incluindo passar tempo de qualidade com as suas famílias;
  • Liberdade: A liberdade de trabalhar quando quiserem, onde quiserem e como quiserem atrai muitos para o empreendedorismo;
  • Salário: Como empresário, sua renda está diretamente relacionada a seus esforços e ao sucesso do seu negócio.
Os mitos sobre empreendedorismo
Conheça os mitos sobre empreendedorismo

 

Mitos sobre empreendedorismo

Agora que você já conhece um pouco mais dos benefícios de ser um empreendedor, vamos conhecer os mitos sobre essa área de atuação.

1. “É preciso dinheiro para ganhar dinheiro”

Este é talvez o mais antigo mito sobre o empreendedorismo. A primeira coisa que as pessoas pensam quando olham para um empresário bem-sucedido é que deve ter tido uma herança/sido rico/ etc.

Na verdade, o mundo está cheio de homens e mulheres independentes que começam com qualquer quantidade de dinheiro – às vezes, nenhuma.

Muitos empreendedores começaram suas empresas em meio a circunstâncias financeiras preocupantes e só prosperaram quando as empresas decolaram.

2. “Você precisa de uma grande ideia”

Outro obstáculo comumente imaginado para ser um empreendedor é a falta de uma “grande ideia”. O “espírito empresarial” se tornou sinônimo, na mente do público, de ter uma ideia “não convencional”.

O proprietário de um negócio de restaurante, lavanderia, ou carpintaria não é menos empreendedor que os fundadores do YouTube. Além disso, uma “grande ideia” é menos importante do que um modelo de negócio rentável comprovado. Esse é um dos mitos mais comentados sobre o empreendedorismo.

Plano de negócios nos mitos sobre empreendedorismo
Mitos sobre o empreendedorismo: “Você precisa de um plano de negócios”

3. “Você precisa de um plano de negócios”

Tem sido insinuado que os empresários “reais” não tomam qualquer tipo de ação sem planejamento maciço com antecedência. Mesmo havendo um grão de verdade nesta ideia, não é totalmente precisa, também.

O que deve ser firmemente compreendido é o plano de negócio básico: quem são os clientes, o que eles querem e como você pode ajudá-los. Além disso, é um desperdício de tempo criar planos elaborados e previsões que provavelmente irão mudar no futuro.

4. “Você precisa ser sortudo”

Às vezes, o grande sucesso de um empreendedor parece explicável apenas por sorte. No entanto, a sorte não é o ingrediente essencial para o sucesso empresarial, como muitas vezes acredita-se. Dezenas de empresários prosperaram com trabalho duro, movimentação e inteligência.

5. “Você precisa de apoio da família e amigos”

Há uma abundância de livros e histórias sobre empreendedores que foram sustentados pelo apoio moral da família e dos amigos.

É fácil dar a alguém um tapinha nas costas, uma vez que sua empresa atingiu o sucesso. Em vez disso, saiba que os amigos e familiares são mais propensos a exortá-lo em direção a um caminho que envolve uma carreira “garantida”. Portanto, acredite primeiro na sua capacidade e atue com bastante determinação.

Mitos sobre empreendedorismo
Mitos sobre empreendedorismo: “Você precisa de uma personalidade tipo A”

6. “Você precisa de uma personalidade tipo A”

Sem dúvida, um grande número de empresários é tenso, assertivo e irritável. Psicólogos e psiquiatras descrevem pessoas que cronicamente apresentam estes comportamentos como tendo personalidades tipo A. Essa personalidade não é, porém, uma exigência para trabalhar para si mesmo.

Essa personalidade tem a ver com um mito sobre o empreendedorismo. Afinal, quem tem essa personalidade tende a ser extremamente focado, alerta e orientado. Se você quer abraçar o estilo de vida empresarial (automotivação, gerenciamento de tarefas, cumprimento de prazos externos ou autodefinidos), não há nada que especifique que você não pode também ser uma pessoa descontraída, divertida, carinhosa.

7. “Você precisa do timing perfeito”

Alguns empresários podem dizer honestamente que o momento era certo para entrarem no negócio. Talvez fossem jovens, solteiros e não tivessem dívidas. Sem dúvida, essas circunstâncias podem ser mais propícias ao sucesso do negócio que outras.

Na realidade, alguns empresários estão propensos a dizer que o timing foi perfeito para eles. Isso é especialmente verdadeiro à medida que envelhecemos. Decidir abrir um negócio, geralmente implica em uma mudança radical de planos de carreira. Os empresários ainda mais jovens se encontram no malabarismo da faculdade em conjunto com as suas startups. Logo, é relativo!

8. “Você precisa de sucesso imediatamente”

As pessoas mais célebres em qualquer campo tendem a ser aquelas que tiveram sucesso rapidamente. Elas são ícones culturais, em grande parte, por causa da rapidez com que se estabeleceram como estrelas no mercado.

Felizmente, há espaço no mundo dos negócios para as pessoas que cometem erros no caminho para o sucesso. Winston Churchill já dizia: “o sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.

Portanto, a partir do momento que você tenta, tenta e tenta mais uma vez, você também poderá ter sucesso.

Mitos sobre empreendedorismo
Mitos sobre empreendedorismo: “Todo mundo pode fazê-lo”

9. “Todo mundo pode fazê-lo”

Mais um dos mitos sobre o empreendedorismo é acreditar que todos são capazes. Na realidade, nem todo mundo é capaz de ser empreendedor.

Existem várias diferenças importantes entre o empreendedorismo e o emprego, e alguns são incapazes de fazer os ajustes pessoais necessários. Se você é do tipo de pessoa que não pode começar um trabalho sem pressão externa (como a perseguição de um chefe), por exemplo, então o autoemprego é provavelmente uma meta irreal.

Percebeu que esses mitos sobre o empreendedorismo estão, há muito tempo, enterrados no imaginário da população? Por isso a necessidade de desmistificá-los e falar realmente a verdade, para que os empresários e empreendedores que querem arriscar, e talvez lucrar, façam isso pela sua determinação!

Os mitos sobre o empreendedorismo podem diminuir a vontade das pessoas, porque tendem a acreditar que não são capazes. Mas apenas um insight é capaz de revolucionar uma ideia ou aprimorar algo já existente.

E então, concorda com os mitos sobre empreendedorismo? Comente aqui embaixo.

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!