9 ferramentas essenciais para gestão de negócios

9 ferramentas essenciais para gestão de negócios

Realize a gestão dos seus negócios

Abrir um negócio é o desejo de muitos empreendedores, porém, não é uma tarefa fácil. No entanto, a fim de nortear esse caminho, algumas são as ferramentas essenciais para a gestão de negócios. E é sobre isso que eu falarei a seguir.

Ferramentas para gestão de negócios

9 ferramentas essenciais para gestão de negócios

É preciso entender que todo plano de marketing deve ser iniciado por pesquisas de marketing e de mercado. É nesta etapa você coleta informações, analisa, classifica, avalia e distribui as informações necessárias àqueles tomadores de decisão.

Não se pode, em hipótese alguma, começar um negócio, sem ao menos pesquisar como está a área do mercado em que você está entrando e só então pensar no que fazer. Planejamento é essencial!

Conheça ferramentas essenciais para gestão de negócios

Plano de gestão de negócios

Ferramentas para iniciar seu plano na gestão de negócios

Para iniciar meu plano na gestão de negócios

Inicie com o funil de ideias. O que é isso? Consiste em analisar todo o mercado com perguntas, estudos, debates, experiências etc., enfim, potencialize todas as informações possíveis do perfil de público com o qual almeja trabalhar.

1 – Mapas mentais

Os mapas mentais se enquadram bem nesse tipo de atividade e têm objetivo simples: gerar resultado a partir de pensamentos interligados, relacionando uma ideia principal a outras secundárias e terciárias. Esse mapeamento é pura questão de lógica.

2 – Canvas

Para empresas que estão “nascendo”, o Modelo de Negócios Canvas (do inglês Business Model Canvas) tem a função de definir visualmente o modelo que uma empresa vai seguir; tudo isso relacionando-se as informações de forma integrada, rápida e ordenada.

O plano de negócios auxilia o empreendedor a dar forma ao seu objetivo, organizando as estratégias e ações de sua empresa. Com a análise SWOT, estratégia usada nas áreas de Propaganda, Marketing e Administração, quem estiver gerenciando os negócios consegue identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do mercado.

Ou seja, ao traçar esse quadro, é possível diminuir os riscos para com sua empresa e aumentar as chances de prosperar em suas metas.

Gestão de negócios e os números da empresa

Ferramentas para números da empresa

Para números da empresa

3 – OBZ

E que tal uma ferramenta em que é possível compreender os “números” de sua empresa?

O Orçamento Base Zero (OBZ) permite entender onde e com o que você deve priorizar seus recursos, estabelecendo metas, analisando os principais gastos e eliminando os supérfluos, além, claro, de trabalhar o fundamental, ou seja, com o que você está realmente lidando.

4 – Fluxo de caixa básico

Há outra ferramenta similar a essa, o fluxo de caixa básico. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza uma planilha em que é possível gerenciar os valores – tanto os que entram como os que saem – de uma empresa.

Para enfrentar concorrentes

5 – Análise 360º

A análise 360º é importantíssima para quem está começando no mundo dos negócios. É a partir dela que você consegue identificar seu público-alvo e suas necessidades.

Por meio dos 4Ps da Gestão de Inovação, o empreendedor consegue ter uma ampla visão de como lidar com essa questão em sua empresa: Os 4Ps vêm das iniciais das seguintes áreas: políticas, pessoas, processos e propósito, que, a partir de uma análise total, permitem fortalecer a competitividade do negócio.

Gestão de negócios e documentação

Ferramentas de gestão de negócios para lidar com documentos

Para lidar com documentos

6 – CRM

Há dois softwares bem conhecidos e valiosos para melhorar a gestão de uma empresa. Um é o Costumer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em que você cadastra e acompanha seus consumidores, atuais e potenciais.

Nada mirabolante, o software fornece informações de fácil compreensão e bastante confiáveis

7 – ERP

O outro é o Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos de Empresa, que, além de auxiliar na emissão de documentos fiscais, realiza o controle de todos os processos.

Um ponto importante na gestão de negócios é ter sempre à disposição dos órgãos competentes os documentos atualizados, tais como relatórios e balanços.

Com isso em mãos, é possível medir e analisar os dados financeiros, além de conseguir estabelecer as metas de acordo com o crescimento da empresa. Sem isso, é bem provável que seu estabelecimento não sobreviva por muito tempo.

Lembre-se que o acompanhamento e o monitoramento, ou seja, a gestão da sua empresa é o principal fator para que seu negócio prospere.

Gestão de negócios para lançamento

Ferramentas de gestão de negócios para o lançamento da empresa

Para divulgação da empresa

8 – Mídias Sociais

A fim de alavancar ainda mais seus negócios, as mídias sociais são grandes aliadas. Ainda vistas como entretenimento por muitas pessoas, as empresas e os investidores as veem como elementos essenciais em suas estratégias de marketing.

Esses novos canais de publicidade permitem a anunciantes dar mais visibilidade às suas empresas e serviços, oferecendo ainda um relacionamento duradouro com seus clientes.

9 – 5 forças de Porter

Uma das melhores ferramentas para que sua empresa consiga fazer uma boa estratégia de benchmarking é este clássico da administração empresarial, que nunca sai de moda.

São 5 aspectos que serão contemplados nessa análise, em forma de questionamentos.

a)    Como é a rivalidade entre os concorrentes? Aqui, deve-se pensar nos concorrentes mais diretos de sua marca, sua relevância e posicionamento;

b)    Quais são os serviços e produtos que podem substituir? Aqui é essencial perceber como o consumidor resolvia seus problemas sem o seu produto, e como poderá substituir sua marca pela concorrência (é algo simples? É difícil que migrem para outra marca?);

c)    Como fornecedores poderão barganhar? Aqui, é interessante ver quantos fornecedores você tem, se impactarão ao parar de vender para você; se podem aderir à concorrência etc;

d)    Como impedir novos concorrentes de entrar no mercado? Como conseguir a primazia sobre um segmento, com exclusividade de seu produto. Isso será fácil ou difícil? Quais cuidados para evitar que novos concorrentes surjam?;

e)    Como clientes podem barganhar? Válido pensar no peso dos clientes; se são poucos ou muitos a comprar de você.

Gestão de negócios online

Ferramentas essenciais para o sucesso da gestão de negócios

A gestão de negócios inclui não só o seu como o do mercado como um todo, é preciso ficar de olho e analisar os concorrentes sempre, pois, assim, sua empresa não ficará para trás. O caminho é contínuo, de longo prazo, nada se faz e dá resultados de um dia para o outro.

Percebe que o caminho não é tão difícil para gerir seus negócios. É trabalhoso, minucioso, sério, mas não impossível. Seguindo suas metas e objetivos com responsabilidade, com certeza você terá bons resultados.

E você? Tem outras ferramentas essenciais para gestão de negócios e gostaria de sugerir? Comente abaixo e nos conte tudo sobre sua experiência com esses facilitadores de sucesso nos empreendimentos! Até a próxima!

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