Se você pretende criar um site para a sua empresa ou loja de e-commerce, a contratação de um designer profissional é essencial para que o site fique chamativo e que tenha uma alta taxa de conversão. Porque, não sei se você sabe, mas a sua página pode ser o carro-chefe do marketing digital do seu negócio.
Você pode ouvir muitas vezes designers utilizarem termos como sensível, líquido ou desenho fixo. “O que significa tudo isso e por que é que vai custar ao meu negócio mais dinheiro?”, talvez você se pergunte. A busca por uma visualização simplista para os usuários aumentou a complexidade no desenvolvimento de sites, o design responsivo pode ser o tipo de projeto ideal para o site da sua empresa.
Para você escolher o design ideal que converse com o seu negócio, eu separei 8 tipos de design de sites para você aplicar no seu próprio site, confira.
Design fixo
As páginas da web fixas têm uma vantagem: a largura que não irá ser alterada quando o navegador é redimensionado, não importando em qual dispositivo o site será aberto.
Em dispositivos menores, como smartphones ou tablets, o conteúdo é mais difícil de ser visto, e isso pode ser irritante para os usuários, por causa da necessidade de deslocar horizontalmente a tela para ler o restante do conteúdo de uma página, ou continuamente dar toques para expandir, a fim de ampliar um texto da página.
Quando o navegador de uma tela for ampliado ou reduzido, as imagens e o texto podem desmoronar visualmente na tela. Esse é o design fixo
Design líquido ou fluído
Ao redimensionar o navegador, o conteúdo da página se espalha para preencher a sua largura quando for expandido, daí que vem o termo design líquido. As colunas que contêm o conteúdo da página da web são construídas usando percentagens, em vez de colunas fixas, portanto, as colunas aumentarão ou diminuirão de tamanho conforme o redimensionamento.
Design responsivo
O objetivo do design responsivo é tornar o site mais fácil de se visualizar, exibindo sites em dispositivos diferentes em formas que sejam fáceis de ler e navegar. Isso evita que o usuário tenha que redimensionar, rolar a página para ler o conteúdo do site.
Essencialmente, o site é facilmente visível e utilizável em computadores, tablets e smartphones. Ao criar um website com design responsivo, os designers não precisam projetar vários formatos de sites que precisam ser rearranjados para dispositivos diferentes.
Sites criados usando o design responsivo são projetados para exibir conteúdo diferente quando o navegador é expandido ou reduzido a tamanhos predeterminados. Por exemplo, quando o tamanho do navegador é reduzido para 70% da sua largura máxima, a página pode ter sido configurada para exibir apenas duas colunas na tela, em vez de três.
A qualidade das imagens e vídeos também podem diminuir dependendo da conexão do dispositivo à Internet. Por exemplo, um vídeo que está sendo assistido em uma conexão lenta será exibido em uma resolução mais baixa, em vez da versão de alta resolução.
Tipos de Design de sites
Web Design Ilustrativo
A ilustração é uma ferramenta incrivelmente versátil que pode encontrar muitos usos diferentes em design. E quando se trata de web design, podemos encontrar uma variedade extremamente ampla de implementações, complementando com desenhos, artes e até pinturas, deixando o site mais parecido com a sua marca.
Web Design Minimalista
O objetivo do minimalismo é expor a essência do site eliminando todas as formas não essenciais, recursos e conceitos. Em web design, minimalismo apaga potenciais distrações e desnuda elementos em suas formas mais básicas.
Web Design Tipográfico
As primeiras impressões são as que ficam. Se você ainda não percebeu, sua tipografia ajuda a criar uma experiência para os usuários antes mesmo de ler uma palavra ou clicar em um botão. Tipografia tem o potencial para ir além de simplesmente contar uma história. O tipo de fonte cria uma atmosfera e indica uma resposta muito parecida com o tom de voz.
Como um dos princípios essenciais do site, a tipografia pode realmente ajudar ou fazer fracassar um design de site. Apesar dos recentes avanços na tecnologia, estamos ainda bastante limitados quando se trata de layouts de tipografias criativas, ou seja, técnicas de substituição de imagem ainda são comuns, mas atualmente temos um enorme leque de escolhas quando se trata de fontes para os nossos projetos.
Web Design de única página
O Web Design de única página não é uma nova tendência. Esta opção de design de sites sugere que ela é mais prática e eficaz do que a maioria. Como todas as tendências, os sites de página única têm as suas vantagens e desvantagens, mas em um mundo onde milhares de novos sites são criados diariamente, uma única página pode ser a melhor maneira para atender o público-alvo, uma vez que não haverá muita distração pelo site.
Saiba que a única página não é ideal para todos os fins. Ter um propósito refinado para seu site, saber se o seu conteúdo vai caber numa única página e criar um layout interessante são alguns dos pontos mais importantes para fazer seu design de página única atender todo o seu potencial.
Web Design Liso
O design plano é uma abordagem de design minimalista que tem como objetivo a usabilidade. Dispõe de espaço limpo, aberto, bordas nítidas, cores vivas e ilustrações bidimensionais/planas.
A Microsoft foi uma das primeiras a aplicar este estilo de design à sua interface. Em vez de converter um objeto na vida real, tais como uma agenda em uma pequena ilustração realista, os defensores do design plano identificaram aplicativos com imagens simples, como os ícones. Em vez de trazer aspectos da vida real para uma interface, é ilustrada uma separação clara entre a tecnologia e os objetos táteis.
O que é melhor para sua empresa?
Como empresa, você precisa analisar quais dispositivos seu público-alvo está vendo em seu site, a fim de determinar a melhor estrutura de design.
Por exemplo, se seus clientes, aparentemente, ainda não estão vendo seu website em smartphones, não se preocupe em gastar grandes quantias de dinheiro ou tempo aperfeiçoando a estrutura de design responsivo e layout para smartphones, imediatamente.
Por sua vez, você pode acreditar que, devido ao aumento no uso de smartphones no futuro próximo, o público vai estar usando smartphones, e com o intuito de permanecer à frente da concorrência, preparar o seu site para cada dispositivo é uma dica importante.
Deu para perceber que o marketing digital nessa hora é bem relevante porque é a partir desse tipo de estratégia que você conhecerá quais são as necessidades do seu público-alvo e qual tipo de design de site é melhor para o seu negócio, para a sua marca.
O que você achou deste post? Gostou? Ah, então deixe um comentário lobo ali embaixo.
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]