Boas práticas no Facebook são essenciais para qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte manter o bom relacionamento com seu público e fazer sucesso nesta rede social, a mais acessada do mundo, com mais de 85 milhões de usuários, sendo mais de 50 milhões deles ativos diariamente.
Porém, muitos gestores ainda pecam neste quesito e cometem erros fatais que prejudicam a imagem de suas empresas perante seus clientes e consumidores, comprometendo todo seu planejamento estratégico.
Para evitar este tipo de dor de cabeça, a seguir vamos listar boas condutas e práticas no Facebook para empresas. Confira:
Centenas ou milhares de pessoas podem visitar sua página todos os dias, mas só permanecerão e, melhor ainda, voltarão outras vezes, se sentirem-se atraídas pelo conteúdo postado ali.
Elas precisam e querem ter um motivo para ficar e voltar, mas só o farão se o seu conteúdo for relevante para elas, seja em forma de textos, imagens, vídeos ou compartilhamento de links.
Por falar em textos, no Facebook os usuários procuram maior agilidade e criatividade. Para se ter ideia, um post comum considerado de sucesso, em média, possui apenas 16 palavras e as ações mais compartilhadas trazem, geralmente, poucas palavras ligadas a uma imagem para facilitar a visualização e ativar a imaginação do receptor. Deixe os textões para o blog corporativo ou para o site da empresa.
Dificilmente um post terá o poder de atingir todo seu público da mesma maneira. Por isso, foque no público alvo para o qual ele será destinado. É muito mais eficiente separar suas publicações por nichos de mercado: homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade. Como achar melhor!
Conteúdo interessante, textos adequado e foco no receptor da mensagem. OK? Nem sempre! Nada adianta unir esses três pilares e não contar uma boa história, que faça seu consumidor se identificar com ela e com sua marca ou empresa.
Não se esqueça que o marketing digital é uma vertente da publicidade, que sempre cativou pessoas com histórias reais, engraçadas, emocionantes, de famílias ou amigos, ao invés de focar somente em promoções.
A linha que separa o sucesso do fracasso de uma página no Facebook para empresas é bastante tênue. Mas deixar sua página abandonada na maior rede social do mundo é imperdoável. Jamais permita isso! Ela precisa ser atualizada com frequência para se ‘manter viva’ e possibilitar a interação com seus clientes. Caso contrário, não tenha ou apague-a!
Deixar seu cliente no vácuo, sem respostas, também é fatal! Nunca ignore quem quer que seja, ainda mais se for uma reclamação ou crítica.
Afinal de contas, o Facebook para empresas tem justamente este intuito, não?Aproximar o público e interagir com ele, e não passar uma imagem de que pouco se importa com eles e suas opiniões.
Sempre tenha uma resposta, ao menos, inicial e faça isso de forma rápida, sem deixar quem está do outro lado esperando por muito tempo. Afinal, rede social é agilidade, dinamismo, imediatismo!
Esse é um erro crasso, mas bastante comum! Muitos gestores confundem os perfis corporativos que administram com suas próprias páginas pessoais, e acabam fazendo postagens indevidas ou comentários prejudiciais à imagem da empresa para a qual trabalham.
E claro, óbvio, nunca desrespeite um cliente, onde quer que seja. Ele tem sempre a razão, lembra? A distância virtual que os separa não é motivo para faltar com respeito e entre em conflito com seus consumidores.
Uma discussão online pode se espalhar muito rapidamente e outros clientes, inclusive, podem apoiar ou defender àquele que foi desrespeitado inicialmente, afetando a imagem de sua empresa.
As regras das boas práticas e costumes, além do bom senso, prevalecem tanto no mundo físico como no digital, sobretudo, no Facebook das empresas, que podem ter sua imagem arranhada, as vendas prejudicadas e clientes insatisfeitos por pequenos deslizes em suas redes sociais.
Não deixe que isso aconteça com você! Siga nossas recomendações e aprimore seu relacionamento com seus consumidores. E caso tenha alguma outra dica ou tenha vivenciado alguma situação deste tipo, deixe seu comentário abaixo, eu adoraria saber a sua opinião. Até a próxima!
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