8 boas práticas no Facebook para Startups

8 boas práticas no Facebook para Startups

Boas práticas no Facebook são essenciais para qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte manter o bom relacionamento com seu público e fazer sucesso nesta rede social, a mais acessada do mundo, com mais de 85 milhões de usuários, sendo mais de 50 milhões deles ativos diariamente.

8 boas práticas no Facebook para Startups

8 boas práticas no Facebook para Startups

Porém, muitos gestores ainda pecam neste quesito e cometem erros fatais que prejudicam a imagem de suas empresas perante seus clientes e consumidores, comprometendo todo seu planejamento estratégico.

Para evitar este tipo de dor de cabeça, a seguir vamos listar boas condutas e práticas no Facebook para empresas. Confira:

Disponibilize conteúdo relevante 

Centenas ou milhares de pessoas podem visitar sua página todos os dias, mas só permanecerão e, melhor ainda, voltarão outras vezes, se sentirem-se atraídas pelo conteúdo postado ali.

Elas precisam e querem ter um motivo para ficar e voltar, mas só o farão se o seu conteúdo for relevante para elas, seja em forma de textos, imagens, vídeos ou compartilhamento de links.

Prefira textos curtos 

Por falar em textos, no Facebook os usuários procuram maior agilidade e criatividade. Para se ter ideia, um post comum considerado de sucesso, em média, possui apenas 16 palavras e as ações mais compartilhadas trazem, geralmente, poucas palavras ligadas a uma imagem para facilitar a visualização e ativar a imaginação do receptor. Deixe os textões para o blog corporativo ou para o site da empresa.

Foque no seu público 

Dificilmente um post terá o poder de atingir todo seu público da mesma maneira. Por isso, foque no público alvo para o qual ele será destinado. É muito mais eficiente separar suas publicações por nichos de mercado: homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade. Como achar melhor!

Conte histórias

Conteúdo interessante, textos adequado e foco no receptor da mensagem. OK? Nem sempre! Nada adianta unir esses três pilares e não contar uma boa história, que faça seu consumidor se identificar com ela e com sua marca ou empresa.

Não se esqueça que o marketing digital é uma vertente da publicidade, que sempre cativou pessoas com histórias reais, engraçadas, emocionantes, de famílias ou amigos, ao invés de focar somente em promoções.

Nunca abandone sua página 

A linha que separa o sucesso do fracasso de uma página no Facebook para empresas é bastante tênue. Mas deixar sua página abandonada na maior rede social do mundo é imperdoável. Jamais permita isso! Ela precisa ser atualizada com frequência para se ‘manter viva’ e possibilitar a interação com seus clientes. Caso contrário, não tenha ou apague-a!

Jamais ignore seus clientes 

Deixar seu cliente no vácuo, sem respostas, também é fatal! Nunca ignore quem quer que seja, ainda mais se for uma reclamação ou crítica.

Afinal de contas, o Facebook para empresas tem justamente este intuito, não?Aproximar o público e interagir com ele, e não passar uma imagem de que pouco se importa com eles e suas opiniões.

Sempre tenha uma resposta, ao menos, inicial e faça isso de forma rápida, sem deixar quem está do outro lado esperando por muito tempo. Afinal, rede social é agilidade, dinamismo, imediatismo!

Não misture perfil pessoal com página corporativa 

Esse é um erro crasso, mas bastante comum! Muitos gestores confundem os perfis corporativos que administram com suas próprias páginas pessoais, e acabam fazendo postagens indevidas ou comentários prejudiciais à imagem da empresa para a qual trabalham.

Seja respeitoso

E claro, óbvio, nunca desrespeite um cliente, onde quer que seja. Ele tem sempre a razão, lembra? A distância virtual que os separa não é motivo para faltar com respeito e entre em conflito com seus consumidores.

Uma discussão online pode se espalhar muito rapidamente e outros clientes, inclusive, podem apoiar ou defender àquele que foi desrespeitado inicialmente, afetando a imagem de sua empresa.

As regras das boas práticas e costumes, além do bom senso, prevalecem tanto no mundo físico como no digital, sobretudo, no Facebook das empresas, que podem ter sua imagem arranhada, as vendas prejudicadas e clientes insatisfeitos por pequenos deslizes em suas redes sociais.

Não deixe que isso aconteça com você! Siga nossas recomendações e aprimore seu relacionamento com seus consumidores. E caso tenha alguma outra dica ou tenha vivenciado alguma situação deste tipo, deixe seu comentário abaixo, eu adoraria saber a sua opinião. Até a próxima!

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