O marketing pessoal tem sido fundamental na minha carreira para buscar objetivos e conquistar espaço. Da mesma maneira que tem me ajudado, o marketing pessoal nas redes sociais é fundamental para qualquer profissional que deseja agregar valor ao próprio trabalho, sendo também essencial para empreendedores que querem consolidar espaço para o negócio.
Quer conquistar a autoridade profissional que almeja por meio do marketing pessoal? Então confira as 6 dicas que separei para te ajudar. Mas, antes disso, vamos ver por que é importante promover seu trabalho online!
Atualmente, as mídias sociais não são apenas um canal de entretenimento — muitas empresas conferem os perfis dos candidatos a uma entrevista de emprego antes de finalizarem uma contratação, por exemplo. Para além da postura profissional e ética, também é necessário pensar na sua promoção enquanto profissional nestes meios.
Em algumas áreas, pessoas se tornam as grandes referências devido à atuação nas redes sociais, conquistando milhares de seguidores e se tornando uma fonte confiável naquele tema. No caso dos empreendedores, essa postura é ainda mais fundamental, pois o cliente poderá conhecer o perfil profissional e desenvolver uma relação de confiança antes da compra.
O marketing pessoal permite que, independentemente de ser um empreendedor ou não, o profissional crie uma vasta rede de contatos que pode ser imprescindível em diversos momentos. O profissional que se consolida como uma referência e mostra toda sua capacidade de engajamento nas redes sociais já tem uma parte da carreira profissional alavancada.
Confira o que você deve fazer para aproveitar plenamente os benefícios profissionais possíveis com um marketing pessoal bem planejado e executado:
Cada mídia social — como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn — tem características próprias, mas os objetivos podem ser traçados transversalmente. Saiba, por exemplo, que público você quer atingir e para quê. Uma opção é detalhar as metas, por exemplo, em número de novos seguidores em determinado intervalo de tempo.
Para se tornar uma autoridade, você precisa conhecer muito bem sobre um tema específico — pode ser marketing, educação, futebol etc. É fundamental publicar conteúdos que informem e empoderem o público.
Criar relacionamento com os seguidores é essencial no marketing pessoal de sucesso. Responda todas as dúvidas postadas na página, convide para eventos, questione e pergunte opiniões e saiba receber positivamente as críticas. A humildade em lidar com os usuários permite uma maior aproximação e identificação.
Além de notícias e conteúdos informativos, devemos lembrar que muitas pessoas querem se informar na rede social, mas de uma forma prazerosa. Quando possível, compartilhe fotos e vídeos participando de eventos relevantes, com outras referências da área, preparando um lançamento etc.
O marketing pessoal só é possível se for mantido constantemente, publicações excessivamente espaçadas, sem nenhuma regularidade ou identidade visual podem desengajar os seguidores e prejudicar a estratégia.
A produção de conteúdos próprios, preferencialmente em um site pessoal ou blog, é fundamental para mostrar para o seguidor que você tem know how suficiente sobre o tema. Aproveite esse recurso para engajar mais seus seguidores, independentemente da mídia social usada. Dicas exclusivas, baseadas em sua experiência, são muito valorizadas entre os usuários.
Para iniciar uma estratégia de marketing pessoal, escolha as mídias sociais que mais se adequem ao seu objetivo e comece a alimentá-las. Lembre-se que redes sociais diferentes exigem tipos de conteúdos distintos, portanto, é necessário adequar as postagens.
Descubra agora o que você pode fazer nas redes sociais para engajar mais ainda o marketing pessoal.
A rede social mais ativamente envolvente hoje é Instagram. É o lugar mais fácil para compartilhar suas histórias pessoais, através de imagens espontâneas que contam uma história de quem você é, pelo que você está apaixonado e como você gasta seu tempo.
A chave para usar Instagram eficazmente está ao seguir pessoas e marcas que lhe interessam e fazendo um esforço para comentar regularmente nas fotos para obter a sua atenção e construir um relacionamento mutuamente benéfico.
Estou assumindo que você já tem uma conta no Facebook. Você provavelmente quer separar sua conta pessoal de seu feed de conteúdo relacionado ao site, então eu recomendo fazer uma página personalizada do Facebook. Você pode configurar uma em 10 minutos e, em seguida, convidar todos os seus amigos e colegas que vão estar interessados.
Uma página do Facebook é realmente importante se você quiser construir um marketing pessoal e vender seus produtos ou serviços, porque o Facebook dá-lhe muitas opções baratas de publicidade para definir as pessoas certas e aumentar o seu público muito mais rápido.
Se você preferir criar blogs de vídeo divertidos a escrever conteúdo, o YouTube e o Snapchat oferecem incríveis plataformas onde você pode atingir seu público.
Se você quiser chamar a atenção de alguém nas mídias sociais, o Twitter é o melhor lugar para fazê-lo. É também uma excelente ferramenta de descoberta de conteúdo onde você pode iniciar ou participar de conversas em torno de tópicos e artigos que se relacionem a seu posicionamento.
Agora que você já sabe o que é, quais os benefícios e como usar o marketing pessoal, está na hora de saber quais práticas devem ser evitadas! Confira:
Claro que você gosta do seu post. Você postou isso! Mas não “curta” o seu próprio material. Incentive seus contatos a compartilhar e dar like no material postado. Inclusive, seus funcionários podem ser os maiores embaixadores de sua marca.
Use sua mídia social! Ter uma página no Facebook ou uma conta no Twitter não é suficiente. Você tem que manter suas contas atualizadas para que haja engajamento, publicações e acesso. Fique online e presente!
Tenha cuidado com as coisas que você compartilha. Por exemplo, se você está lançando um produto e publica um post de dicas ou imagens muito cedo, ele poderia destruir o restante do lançamento do produto, para o qual outros trabalharam duro.
Só porque alguém segue você, não significa que você tem que segui-lo de volta. Pense nisso como se fosse escolher quem deve estar à sua volta. Antes de seguir, pense em como refletirá em você. É este alguém que iria representá-lo e seu negócio em uma boa maneira se os consumidores virem que você estava associado com ele?
Assim como você faria na vida real, sempre trabalhe para fazer conexões e crescer sua marca por meio de network e construção de relacionamentos de qualidade em mídias sociais. Se a impressão que você causa é boa o suficiente, pode ser interessante trabalhar no marketing pessoal.
Você as utiliza em seus perfis pessoais, então faça o mesmo com o seu negócio. Lembre-se: depois de compartilhar algo na internet, essa postagem não simplesmente desaparece. Claro, você pode excluir o post, mas screenshots vivem para sempre.
Cuidar de configurações de privacidade também inclui proteger suas senhas. Escolha uma que seja extremamente segura e as forneça somente a alguns. Você não quer que suas contas sociais caiam em mãos erradas!
Apenas não faça isso! Ninguém gosta de spam, seja via e-mail ou mídia social. Se você está constantemente postando a mesma informação mais e mais, ou inundando seus seguidores, corre o risco de se tornar um incômodo e pode perder alguns dos seguidores que você trabalhou tão duro para atrair.
É vital para se envolver com seus clientes. Se você não tiver compromisso em dar respostas, eles podem sentir que você não se preocupa com a pergunta, comentário ou reclamação. Ou seja, tudo volta a se tratar da importância de um bom serviço ao cliente. Não ignore comentários relevantes. Use-os como uma oportunidade para interagir com seus seguidores e mostrar-lhes como você lida com situações positivas e negativas.
Reconhecer o problema pode não só fazer de um cliente chateado alguém satisfeito, mas também pode impedir a empresa de um problema mais tarde. Endereçar comentários negativos mostra que sua empresa é proativa na resolução de problemas e que você pretende servir seus clientes.
Você perde o toque pessoal com os clientes e soa como um computador quando está falando com eles. Humanize sua marca para tornar a experiência de engajamento para o cliente mais agradável.
Há algumas maneiras de conseguir curtidas e seguidores, mas é preciso ter cuidado. A compra de curtidas para aumentar a sua contagem de fãs e likes é uma tática que deve ser evitada. Eles acrescentam muito pouco à sua comunidade, uma vez que não serão tão envolvidos como verdadeiros fãs de sua marca.
Os fãs reais estão mais dispostos a divulgar a notoriedade da marca, bem como se tornarem seus defensores. Pagar por likes pode parecer uma ótima ideia para aumentar o número de fãs, mas pode acabar por ser prejudicial para a sua marca.
Você quer se posicionar como uma figura de autoridade em sua indústria, bem como envolver seu público, mas não pode fazer isso repensando o trabalho dos outros. Isso não quer dizer que você não pode compartilhar infográficos relevantes, vídeos ou artigos que já foram criados. Significa apenas que você deve criar conteúdo original que vai atrair o seu público-alvo específico.
Quando for capaz de equilibrar o seu conteúdo original com o dos outros, você vai melhorar o tráfego, atrair novos visitantes e continuar a estabelecer-se como um líder da indústria!
Pensando em investir no seu marketing pessoal de agora em diante? Confira um conteúdo que produzi sobre como ter um blog de sucesso e comece hoje mesmo o pé direito!
E se você curtiu o post sobre marketing pessoal, então compartilhe nas redes sociais!
Post atualizado dia 06/12/2016
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