5 TED Talks inspiradores que você precisa ver

5 TED Talks inspiradores que você precisa ver

TED talks - 5 palestras inspiradoras

TED talks - 5 palestras inspiradoras

Uma das coisas que precisamos desenvolver o hábito quando somos empreendedores é de buscar formas de nos inspirarmos. Já há algum tempo, descobri um meio muito interessante de manter minha cabeça sempre ligada em novas ideias e tendências: assistindo os TED Talks.

TED é uma sigla que significa Tecnologia, Entretenimento e Design. O slogan do TED já explica muito bem a sua missão: “ideias que merecem ser espalhadas”. Por meio de palestras curtas, muitas mentes brilhantes e pessoas que atingiram feitos incríveis tem a oportunidade de fazer suas ideias se espalharem pelo mundo.

5 TED Talks inspiradores que você precisa ver

5 TED Talks inspiradores que você precisa ver

O primeiro evento do TED Talks foi em fevereiro de 1984. Hoje, passados mais de 30 anos, o evento já está em todas as partes do mundo, compartilhando ideias incríveis que inspiram pessoas 24 horas por dia em sua plataforma digital e nos eventos ao vivo.

Já que estou falando tão bem das palestras do TED, nada mais justo do que eu te passar a minha lista dos TED Talks que eu considero mais inspiradores. Para mim, essa seleção de palestras é essencial para quem está na trilha do empreendedorismo, não dá para perder nenhum!

1. Creative Confidence – David Kelley

Quem aqui nunca teve uma crise existencial quando se trata de criatividade? De vez em quando a gente sente aquele aperto no peito e pensa: “Ah, eu não sou criativo!” – ou pior: “Eu não preciso ser criativo na minha profissão”. É aí que a gente se engana.

Para acabar com esses tabus e ajudar a colocar para fora toda aquela criatividade que já existe em cada um de nós, David Kelley desenvolveu o conceito e confiança criativa. Nesse TED Talk, o fundador de uma das maiores consultorias de design e inovação do mundo explica que para podermos criar coisas realmente relevantes, precisamos estar confiantes do que estamos fazendo e isso pode ser desenvolvido por qualquer pessoa.

Vale a pena conferir as histórias que Kelley conta sobre como é preciso superar as experiências ruins, os traumas e o medo de errar para que a confiança criativa possa se fortalecer em cada um de nós.

2. De onde vem as boas ideias – Steven Johnson

Tem muita gente que ainda acredita no mito do gênio solitário, que consegue ter ideias brilhantes sozinho, isolado do mundo. Outra coisa que muitos ainda pensam que é verdade é aquela história do “momento Eureka!”, que é diz que as ideias só surgem em momentos específico, que precisam estar cheios de fontes de inspiração.

Analisando momentos históricos e os diversos ambientes em que as ideias mais incríveis do mundo surgiram, Steven Johnson nos ajuda a perceber o padrão que existe entre o surgimento das grande ideias. Esse talk é muito legal para nós empreendedores porque dá vários insights sobre como desenvolver um ambiente criativo em nossas empresas.

3. Garra: o poder da paixão e perseverança – Angela Lee Duckworth

Angela Lee Duckworth tinha uma pergunta que não saia da sua cabeça: porque umas pessoas têm mais sucesso do que outras? Pelo que ela percebia nas turmas de ensino fundamental em que ela dava aula, existia algo a mais do que o Q.I (quoeficiente de inteligência) que fazia com que alguns alunos se destacassem mais do que os outros.

Essa questão foi tão importante para Angela que ela não desistiu até encontrar uma resposta. Depois de desenvolver vários estudos, ela chegou a uma característica comum de todas aquelas pessoas que se sobressaiam: a garra. Angela descreve a “garra” como coragem, perseverança, a busca incansável sem desistir.

Para mim esse TED é super importante para quem empreende por que nos ajuda a lembrar que “a vida não é uma corrida de 100 metros e sim uma maratona”, como a própria Angela vai dizer. Assim como ela percebeu em seus estudos que a garra faz a diferença em treinamentos militares e nas escolas, faz diferença também para quem busca um empreendimento de sucesso.

4. A moeda da nova economia é a confiança – Rachel Botsman

Se alguém perguntar qual é a nova moeda que está surgindo no mundo, há quem diga que são as cripto moedas, o tal do bitcoin. Mas para Rachel Botsman, a nova moeda já existe antes disso e se chama confiança.

Autora do livro “O que é meu é seu – Como o Consumo Colaborativo vai mudar o nosso mundo”, Rachel trás nessa palestra uma reflexão sobre como a reputação e a confiança tem assumido um papel relevante no momento de escolha dos consumidores em diversos mercados.

A fala de Botsman tem tudo a ver com o universo do empreendedorismo, onde a cada dia é preciso entender melhor com as pessoas estão se comportando, o que é mais importante para cada um em cada momento e como isso faz a diferença na hora de um consumidor escolher por X ou Y.

5. Designers: pensem grande! – Tim Brown

Tim Brown é parceiro de David Kelly, o primeiro palestrante que citei aqui na lista. Brown é um dos principais disseminadores do design thinking e nesse TED Talk ele convoca os designers a saírem da caixinha e da estética e pensarem em soluções que realmente impactem o mundo em que vivem com ideias que realmente façam a diferença.

O chamado de Tim Brown para pensar grande não serve apenas para os designers e sim para todos aqueles que desejam gerar um grande impacto na área em que atuam. Nós empreendedores com certeza buscamos isso também!

Como é bom manter nossa mente atenta para novas ideias, não é mesmo? Além desses talks, tem mais alguns bem bacanas no blog da leadlovers para você conferir. Se curtiu esse conteúdo, compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *