5 dicas para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME

5 dicas para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME

Planejamento de marketing

Hoje trataremos de um assunto muito importante para quem deseja investir em marketing. Em tempos altamente concorridos como os que vivemos hoje, o planejamento de marketing se tornou uma ferramenta indispensável para pequenas e médias empresas que queiram se destacar em qualquer área do mercado.

Não há mais espaço para amadorismo e uma estratégia bem estruturada pode ser a diferença entre atingir o sucesso almejado ou simplesmente fechar as portas. Por isso, neste artigo, mostrarei 5 dicas para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. Confira!

Planejamento de marketing com público-alvo

Defina o seu público-alvo

Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME e se tornar um empreendedor de sucesso é definir bem o seu público-alvo, afinal, é para atender a demanda dessas pessoas que o seu negócio existe. Por isso, é importante ter amplo domínio dos dados demográficos como idade, gênero, localização, estado civil, entre outros.

É preciso compreender quais são as necessidades desses indivíduos e como o seu empreendimento pode solucionar os seus problemas. Isso tornará possível a elaboração de estratégias que caminhem em sinergia com o que seus clientes anseiam. Você pode obter esses dados no próprio balcão de atendimento, em formulários pós-venda ou em pesquisas feitas por meio de uma lista de e-mails colhidos dos seus compradores.

Invista na criação de personas

Depois de pesquisar e definir o seu público-alvo, é hora de investir na criação de personas. Elas são a representação fictícia do seu cliente ideal, baseado nos dados que você conseguiu obter sobre as demandas, o comportamento, as características demográficas e os principais objetivos e motivações do consumidor.

Criação de planejamento de marketing

Invista na criação de personas

É interessante ser bem específico nesse quesito, dando nome, idade e profissão, por exemplo. Isso facilita os debates internos, colocando esse personagem como alvo. Vale lembrar também que a empresa pode — e deve — ter mais de uma persona, de forma a contemplar as diversas necessidades do seu público.

Analise a concorrência no seu planejamento de marketing

Analisar a concorrência é primordial para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. É a partir dessas informações que sua organização pode obter bons insights e ver onde está deixando a desejar em suas táticas. Para isso, você pode observar as redes sociais, sites, estratégias de marketing digital e marketing tradicional, posicionamento no mercado, índice de reclamações, entre outros itens.

Essa análise também permitirá identificar os canais por onde seus adversários não estão tendo grande atuação, o que pode ajudá-lo a perceber algumas áreas férteis para que você possa investir, ganhar credibilidade e fortalecer a sua marca.

Estabeleça seus objetivos

Depois de analisar a concorrência, estabelecer os objetivos é o passo seguinte para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. Essa etapa é extremamente importante, pois ajudará a criar os diferenciais que podem ser trabalhados em suas campanhas.

Planejamento de marketing com objetivos

Estabeleça seus objetivos

É preciso ter noção da verba disponível e então decidir quais serão os canais que o seu negócio quer buscar e com quais intenções: aumentar as vendas, criar leads, gerar credibilidade, reforçar um produto, etc. Defina os espaços em que atingirá seu público-alvo de forma mais efetiva e parta para a prática.

Controle e avalie suas ações

O controle e a avaliação também são parte efetiva de um planejamento de marketing eficiente. Quando você coloca as suas ações em prática, é fundamental que você analise se os resultados esperados estão sendo obtidos e se sua empresa está tendo retorno.

Defina métricas e indicadores de desempenho que permitam que a organização meça o alcance dos objetivos. Esse acompanhamento é imprescindível para realinhar suas ações, tomar decisões estratégicas e aprimorar, caso seja necessário, alguma tática que não esteja funcionando como o previsto.

Essas são algumas dicas essenciais para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. Gostou do conteúdo? Então confira também esse artigo sobre os 5 erros que todo empreendedor iniciante comete!

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