Quando você começa um empreendimento, é preciso ter muita cautela e paciência para conseguir atingir o nível de lucro em PME desejado. O que eu quero dizer é que é um processo muito desafiador, que pode levar uma PME ao fracasso, se você não dispuser de bons conhecimentos em áreas como gestão de empresas e marketing.
Entre outros assuntos, será preciso dominar bem fluxo de caixa e análise de oportunidades, por exemplo, para que o seu empreendimento tenha bons rumos e cresça.
Mas o que será preciso para impulsionar seu empreendimento? Quais ferramentas precisam ser utilizadas para conquistar bons resultados? É isso que eu vou te mostrar neste artigo. Você poderá conferir uma lista com as ferramentas que são tidas como fundamentais para que uma PME consiga se manter lucrando, mesmo em períodos mais instáveis.
5 atitudes para gerar lucro em PME
1# – Grandes ideias
Um bom empreendimento deve sempre partir de uma ideia marcante, certo? Algo muito bem elaborado. Então, pensar em um produto que você compraria não basta, é preciso se cercar de muito mais que isso para fazer a sua ideia se concretizar.
Lembre-se, você é o gestor de uma PME e tem a difícil missão de concorrer com grupos maiores e mais conceituados. Na dúvida, o consumidor vai optar por quem tem mais nome. Por isso, a marca, para ser sólida, precisa vir cercada de conceitos inovadores que a diferenciem de concorrentes.
Será importante uma boa observação de mercado – benchmarking –, avaliar bem o que está sendo apresentado pela concorrência e a partir de então começar a pôr em prática o seu projeto.
Por mais que você esteja começando de um conceito bastante forte, será muito importante que você tenha um plano de crescimento para não ficar refém de uma única oportunidade.
Pensar que o seu empreendimento poderá ficar apenas baseado em um pensamento inicial, não é apenas uma percepção acomodada, mas também altamente perigosa.
A PME precisa estar preparada para tudo, inclusive para as oportunidades de crescimento a aproveitar. Ficar estagnado será um grande problema a partir do momento em que empresas maiores conseguirem desenvolver produtos semelhantes aos da sua marca. Será preciso se reinventar. Sempre.
2# – Projetar vendas
Não há como manter um empreendimento PME em equilíbrio de finanças, se você não tiver um bom projeto de vendas.
Trata-se de uma medida estratégica e que vai ajudar você com os rumos que sua empresa precisa tomar. Fazendo planilhas, projetando o futuro, sem exagerar no otimismo ou no pessimismo, buscando sempre fazer análises mais precisas.
É uma maneira de você ficar atento ao que está por vir. O empreendimento moderno depende desse tipo de precaução. Mas, por que isso é ainda mais importante quando falamos de pequenas empresas?
É importante que você lembre que empresas menores trabalham com capital reduzido e, por conta disso, é preciso uma gestão bem cuidadosa.
Além da questão financeira, também sofrerão mais com um fracasso de vendas. Inclusive, sua atuação é mais segmentada do que em empresas maiores.
Por isso, toda cautela para gerar lucro em PME é bem-vinda.
3# – Trabalhar com mídias digitais
Que a mídia digital, nos dias de hoje, é importante para empresas de qualquer tamanho, não é dúvida para mais ninguém. A internet possui um poder de comunicação avassalador e está cada vez mais presente na vida de milhões de brasileiros.
Essa importância do marketing digital é ainda maior quando falamos de PMEs. Uma empresa grande, por exemplo, precisa se promover, mas a diferença é que já é conhecida pelo seu público-alvo.
As empresas menores, muitas vezes, ainda não contam com essa confiança e conhecimento do seu nicho.
Como fazer então para conquistar espaço? Por meio das mídias digitais!
Não terá caminho mais certeiro. A internet é bem ampla e facilitará à empresa conseguir a visibilidade que deseja.
Para isso é preciso muita pesquisa, estudo e informação, com profissionais do ramo que saberão utilizar cada ferramenta da maneira mais adequada. Redes sociais, e-mail marketing e blogs podem ser bem complexos para quem não tem intimidade ajustarem de forma independente.
Até por serem meios multifuncionais, é preciso que as pessoas responsáveis saibam lidar com tudo que a internet tem para oferecer. Caso contrário, o seu serviço de marketing digital poderá esbarrar em uma utilização malfeita ou em ferramentas obsoletas.
Para não errar, se você não for um profissional com experiência nessa área, pode ser interessante investir em colaboradores para desempenhar tal função.
4# – Formar equipe competente
Como informei agora a pouco, a formação de uma equipe competente é fundamental para o bom andamento de um negócio em fase de implantação ou de qualquer PME.
Quando falamos de negócios de porte menor, a necessidade de contar com profissionais competentes é ainda maior, porque, muitas vezes, a empresa não comporta grandes equipes e esses profissionais aparecem como únicos responsáveis pelo setor.
Por isso, só aumenta a necessidade de investir em pessoas com talento e altamente diferenciadas. Pessoas com comportamento empreendedor, que saibam contribuir para bons resultados e que tenham propósitos semelhantes aos seus. Isso fará com que a PME cresça e dê lucro.
5# – Controlar o fluxo de caixa
É fundamental para o gestor de uma PME saber organizar as finanças, o que entra e sai de recursos financeiros, ou seja, o fluxo de caixa.
Será preciso estimar a evolução das entradas e saídas de caixa diariamente, analisando o momento em que o empreendimento conseguirá chegar a um ponto de equilíbrio com um fluxo líquido positivo.
Esse conceito precisa ser adaptado à necessidade da empresa e atualizado com frequência. Nesse caso também será necessário a atuação de profissionais competentes.
Espero que essas dicas possam ajudar você no seu empreendimento. Meu blog está sempre com conteúdo atualizado a respeito de empreendedorismo digital e lucro em PME, para que você continue se inteirando e esclarecendo dúvidas.
Caso você ainda tenha ficado com dúvidas ou deseja compartilhar as suas experiência comigo e outros leitores, não deixe de comentar logo abaixo, eu terei o maior prazer em te responder o mais breve possível.
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