10 ferramentas de marketing digital essenciais para seu negócio!

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você quer desenvolver uma boa estratégia de marketing digital para o seu negócio, saiba que não é possível fazer isso sozinho, você vai precisar de uma ajudinha. Desde o planejamento até a mensuração dos resultados, eu conto com o uso de ferramentas de marketing digital e, neste post, eu vou contar um pouco sobre as que eu mais gosto de usar.

Confira!

Conheça ferramentas de marketing digital
Ferramentas de marketing digital para pesquisa

Ferramentas de marketing digital para pesquisa

O sucesso de uma campanha depende da pesquisa de palavras-chave, tanto as que você vai utilizar, como as que são utilizadas pelos seus concorrentes. Veja as principais ferramentas para essa prática:

1. Planejador de Palavras-chave do Google

Essa ferramenta é gratuita e tem foco em campanhas do Google AdWords, mas também é possível — e muito útil — utilizá-la no desenvolvimento do trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que otimiza as páginas do seu site para serem mais bem ranqueadas em mecanismos de busca.

O Planejador de Palavras-chave do Google oferece sugestões de termos relacionados, volume de pesquisa, nível da concorrência e sugestão de lances para campanhas de links patrocinados. Além disso, é possível filtrar sua pesquisa por localizações geográficas, inserir palavras negativas, entre outros.

Ferramentas de marketing digital do Google
Ferramentas de marketing digital do Google

2. Autocomplete do Google

O Autocomplete é gratuito e muito fácil de usar, mas não se engane, não é por isso que seja ruim ou fraco. Pelo contrário, ele auxilia para que você encontre palavras do tipo long tail (cauda longa), que possuem alto volume de pesquisa.

Quando você realiza uma pesquisa no Google, no final da página aparecem algumas sugestões relacionadas ao que você pesquisou, essas sugestões são o “autocomplete”. O sistema completa o termo pesquisado com complementos que são bastante digitados pelos usuários e, assim, você consegue chegar a termos mais específicos.

3. SEMRush

Essa ferramenta é muito utilizada por profissionais e agências de marketing digital por oferecer possibilidades de pesquisas e dados bastante completos e profundos. Você pode experimentá-la de forma gratuita, mas assim ela é mais limitada. O ideal é escolher um dos pacotes que a empresa oferece.

Com o SEMRush é possível ter acesso ao desempenho de suas palavras-chave na concorrência orgânica e também em campanhas patrocinadas. Também é possível ver o posicionamento e o trabalho dos seus concorrentes e fazer um comparativo com a sua empresa.

Ferramentas de marketing digital para mensuração
Ferramentas de marketing digital para mensuração

Ferramentas de marketing digital para mensuração

Toda ação realizada precisa ser muito bem monitorada e mensurada. Isso quer dizer que você precisa acompanhar de perto o desempenho das suas campanhas. Também existem ferramentas para isso. Veja só:

4. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, mas não se engane: apesar de gratuita, ela possui alto poder de mensuração e oferece a possibilidade de gerar dezenas de relatórios diferentes de resultados.

Para usufruir do Analytics você precisa se inscrever no sistema, que gerará um código de rastreamento a ser colocado no HTML do seu site. Depois, é só acompanhar o desempenho.

5. Facebook Insights

O Facebook Insights é o Analytics da rede social, porém, apenas para análises de páginas e não de perfis. Essa ferramenta mostra, em tempo real, notificações de quando há alguma interação nas suas páginas do Facebook.

No entanto, há muito mais do que isso a ser explorado no Facebook Insights. Além das métricas referentes aos conteúdos e postagens, é possível analisar quais são as maiores tendências sobre o uso e os dados demográficos, auxiliando para o desenvolvimento e para a reformulação de planejamentos estratégicos.

Ferramentas de marketing digital para divulgação
Ferramentas de marketing digital para divulgação e engajamento

Ferramentas de marketing digital para divulgação e engajamento

Todo trabalho realizado deve ser divulgado e estimular o engajamento com o público-alvo. Para isso, também existem ferramentas. Conheça algumas delas:

6. Redes sociais

As redes sociais são excelentes para divulgar seu trabalho, sua empresa e conteúdos produzidos, como artigos de blog e vídeos no Youtube. No entanto, é preciso que elas sejam trabalhadas com profissionalismo.

O desenvolvimento de um planejamento estratégico e de um cronograma de postagens é fundamental para o sucesso dos seus canais nas redes sociais. Escolha bem quais são as mais utilizadas pelo seu público, analise como seus concorrentes estão se apresentando e que tipo de postagem gera mais engajamento.

7. E-mail marketing

O e-mail marketing ficou um pouco desacreditado nos últimos tempos, mas isso já é passado. Ele apenas deixou de ser uma estratégia de envio de mensagens em massa por listas compradas, para ser utilizado de forma inteligente, gerando altas taxas de conversão.

Crie listas de endereços de e-mails de usuários que ofereceram o contato de forma espontânea, ou seja, que eles mesmos tenham oferecido essa informação em troca de algo que lhes interesse. Segmente suas listas por perfil ou classificações que estejam relacionadas com o seu negócio e, em vez de propaganda, ofereça ao destinatário conteúdo de valor, com qualidade e soluções.

Ferramentas de marketing digital para conversão
Ferramentas de marketing digital para conversão

Ferramentas de marketing digital para conversão

As dicas que vou passar a seguir não são exatamente ferramentas, são práticas de marketing digital. No entanto, se considerarmos a grande ajuda que elas proporcionam no desenvolvimento das nossas campanhas, então elas são, sim, ótimas ferramentas para termos em mãos!

8. Landing Page

A Landing Page é uma página criada com o objetivo de conseguir converter visitantes anônimos do seu site em leads qualificados, que são aqueles usuários que demonstraram interesse pelo que você oferece e, espontaneamente, fornecem informações para que inicie um relacionamento entre vocês.

Uma boa landing page deve oferecer algo de valor ao usuário. Pode ser um e-book, um guia ou manual, uma inscrição para um webinar, uma palestra ou um curso. Ofereça algo em troca de informações básicas de contato, como nome, e-mail e o que mais você precisar para dar continuidade ao seu marketing digital.

9. CTA — Chamada Para Ação

Os CTAs são botões colocados nas páginas do seu site, em landing pages, em mensagens de e-mail marketing e onde mais você achar necessário. Como o nome diz, ele estimula que o usuário faça alguma ação, preferencialmente, de forma rápida e intuitiva.

O CTA também pode ser uma descrição ao final de artigos de blog ou em postagens em redes sociais, em que você sugere ao leitor que faça algo específico, como assinar uma newsletter, fazer um comentário ou compartilhar a postagem, por exemplo.

10. Testes A/B

Os testes A/B também são mais uma prática do que uma ferramenta. No entanto, há ferramentas que te ajudam a desenvolvê-los dependendo de onde você irá aplicar. Se você vai fazer um teste A/B numa campanha de e-mail marketing, por exemplo, há empresas que realizam disparos automáticos de e-mails e que fornecem o serviço de teste A/B.

Os testes são feitos criando duas ou mais versões de um material, como uma mensagem de e-mail ou uma landing page. Altera-se o layout, as cores, o conteúdo, os CTAs e o que mais for necessário. Após uma amostragem, é aferida e aplicada aquela versão que gerou maior taxa de conversão.

E então? Gostou das dicas de ferramentas de marketing digital? Então, já que você está nessa “pegada empreendedora”, tenho uma sugestão bem bacana de artigo que você vai gostar: “Como desenvolver as características de um empreendedor de sucesso?” Boa leitura!

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